PORTUGUÊS

Prevenção

CUIDANDO DOS SEUS DENTES

CUIDE DA SUA SAÚDE CUIDANDO DOS SEUS DENTES

Você sabia que seus dentes podem ser responsáveis pelo surgimento de várias doenças no seu organismo? Em nosso corpo, todos os órgãos têm uma relação direta de contato através das correntes sanguíneas e linfáticas. 

 

O tecido gengival possui uma grande quantidade de vasos sanguíneos e através deles, as bactérias presentes em infecções na gengiva ou periodonto (estrutura de sustentação dos dentes) podem se instalar em diversos órgãos, levando ao desenvolvimento ou à progressão de determinadas doenças.

 

Evidências científicas demonstram uma estreita relação entre a doença gengival e doenças cardiovasculares. Estudos já comprovaram a presença de bactérias bucais (Porphyromonas gengivalis) em placas de ateromas (gorduras aderidas no interior dos vasos sanguíneos). As periodontites contribuem de forma negativa no controle glicêmico em pacientes diabéticos, e quando instaladas em gestantes podem ocasionar parto pré-termo de neonatos (prematuros) e com baixo peso.

 

Em pacientes de risco (imunossuprimidos e internados em UTI’s), as bactérias da boca podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de infecções pulmonares. Além disso, a evolução da cárie e da doença periodontal pode, em determinadas situações, comprometer estruturas contíguas à cavidade bucal causando, por exemplo, sinusites e abscessos cervicais. Existem casos diagnosticados de abscessos cerebrais causados por infecções dentárias, bem como endocardites bacterianas (coração), nefrites (infecções nos rins), uveites (infecções nos olhos).

 

Nos dias de hoje, os melhores centros médicos do mundo realizam avaliações odontológicas criteriosas e prévias antes de qualquer intervenção cirúrgica de risco ou tratamentos de saúde extensos, prevenindo o surgimento de futuras infecções. 

 

Os profissionais da Clínica Odontológica Omint são preparados para diagnosticar e tratar focos de infecções dentárias ou gengivais que venham a existir, além de orientar qual a melhor e mais segura conduta a ser seguida.

 

Por
Dr. Marcus de Azevedo Amaral
Dr. Marcos Yuji Shimizu
Dr. Marcelo Lauandos Jacob