PORTUGUÊS

Prevenção

Protetores bucais para a prática de esportes

Se você pratica atividade física, esportes de impacto e lutas, precisa conhecer e usar o protetor bucal.

 

A prática esportiva pode causar traumas dentais e perdas dentárias irreparáveis. Entre os tipos de traumatismos que podem ocorrer sem o uso do protetor bucal estão a quebra ou rachadura de dentes, fraturas de próteses, ferimentos nos lábios e bochechas, danos à raiz dos dentes e  fraturas de arcada. É importante a utilização de um protetor bucal sempre que praticar atividade física que tenha  possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos, choques com objetos voadores, ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca, principalmente lutas. Segundo uma estimativa da National Youth Sports Foundation, mais de 5 milhões de dentes são perdidos devido às atividades esportivas anualmente.

 

Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Mas se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é importante fazer uso do protetor bucal nos dentes inferiores também.

 

Também é importante o uso de outros artefatos de proteção (capacetes e máscaras faciais) pois auxiliam na proteção e redução das lesões orofaciais, diminui o número de concussões, hemorragias cerebrais, perda da consciência e outras lesões mais graves relacionadas ao sistema nervoso central.

 

Os protetores bucais são indispensáveis na prática de esportes, pois diminuem em até 80% o risco de trauma dental.

 

São três os tipos de protetores bucais utilizados: protetores feitos sob medida, protetores moldáveis em água quente e protetores comuns (pré-moldados).

 

A maioria dos atletas preferem os protetores feitos sob medida, pois são extremamente confortáveis (o que difere dos demais tipos) e oferecem excelente proteção. São feitos por dentista e laboratório. O dentista tirará um molde de seus dentes e o protetor é confeccionado em cima desse molde. Fale com o seu dentista.