Orientação Médica Orientação Odontológica Orientação Nutricional Atividade Física
Jornal Omint
/ Falando em Saúde - Atividade Física - Hormônios nas atividades físicas

 

 

A importância dos hormônios nas atividades físicas

Quando realizar um exame de sangue não esqueça de avaliar seus hormônios. Muitas vezes é possível descobrir distúrbios da glândula tireóide, o que geralmente torna necessária uma reposição hormonal.

Esta glândula fica localizada no terço médio do pescoço, no nível do pomo de adão. Ela libera dois hormônios, o T3 e o T4 que são responsáveis pelo aumento da sua freqüência cardíaca, temperatura corpórea, velocidade do seu metabolismo, sua agitação psíquica e mental além do controle da insônia e do emagrecimento.

Cuidado com o hipotireoidismo, uma atividade abaixo do normal desta glândula levando você a uma sensação de cansaço, depressão e menor resistência.

Já o hipertireoidismo predispõe a batimentos cardíacos mais elevados. Este desequilíbrio hormonal pode prejudicar sua atividade física.

Por esta razão um exame de sangue completo é muito importante além de uma conversa com seu médico é recomendado, para avaliar a melhor maneira de restabelecer este equilíbrio e assim realizar seus treinos com um melhor aproveitamento.

 

voltar