Orientação Médica Orientação Odontológica Orientação Nutricional Atividade Física
Jornal Omint
/ Falando em Saúde - Orientação Médica - A Importância da Audição

 

A Importância da Audição

A audição é um dos sentidos mais importantes e tem função primordial na comunicação e preservação da espécie, já que está ligada a função de alerta. A função vem sendo estudada há muitos anos e sua compreensão ainda não é completa.

O mecanismo da audição é bastante completo, mas podemos resumi-la assim: O som entra pelo conduto auditivo externo, entra em contato com a membrana timpânica e é transmitida para a cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo). Então o estimulo sonoro é transmitido para o interior da cóclea. A cóclea tem a função de transformar este estímulo em eletricidade (o que é feito pelas células ciliadas do ouvido). Este impulso elétrico é então transmitido para o nervo auditivo e deste ponto para o cérebro.

A surdez hoje afeta mais de 5 milhões de brasileiros e é considerada a segunda maior causa de perda da qualidade de vida pela Organização Mundial de Saúde, somente perdendo para a depressão. Grande parte dos portadores deste tipo de deficiência poderiam ter sua função auditiva restabelecida pelo uso de próteses auditivas. Existem dois grandes grupos de próteses auditivas: os AASI (aparelho de amplificação sonora individual) e o Implante Coclear.

Os AASI atuam amplificando o som e assim corrigindo a perda auditiva, porém para este tipo de tratamento pressupõe-se que o paciente tenha um resíduo auditivo para ser amplificado. Grande parte destes 5 milhões de brasileiros se encaixam neste tipo de tratamento. Cerca de 350.000 destes, não possuem resíduo algum, já que são portadores de deficiência auditiva profunda. Para estes pacientes, o Implante Coclear é um tratamento que tem se mostrado cada vez mais eficiente.

O Implante Coclear é composto por uma endo-protese que é colocada através de uma cirurgia e consiste de um dispositivo que estimula eletricamente as células do nervo auditivo. Desta maneira não é necessário que exista resíduo auditivo, já que a estrutura estimulada é o próprio nervo da audição.

Arthur Menino Castilho
Otorrino Credenciado aos planos Omint

• Doutorado pela USP;
• Médico Assistente do Hospital das Clínicas da UNICAMP;
• Atual Presidente da Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia.

Rua Mato Grosso, 306 - sala 1602 - Higienópolis Tel.: (11) 2114-6080