Orientação Médica Orientação Odontológica Orientação Nutricional Atividade Física
Jornal Omint
/ Falando em Saúde - Orientação Médica - Vitaminas em Pediatria

 

Vitaminas em Pediatria

Nos dois primeiros anos de vida da criança o crescimento é muito aceleradoe é extremamente importante que a criança receba um aporte adequado de vitaminas. As vitaminas estão presentes em pequena quantidade no organismo, mas são responsáveis por facilitar um grande número de reações dentro do nosso corpo. A maioria das vitaminas são obtidas da dieta normal, porém algumas precisam ser repostas .

Cada vitamina tem uma determinada função, e sua falta pode originar doenças , a vitamina D o raquitismo, vitamina A a cegueira noturna , vitamina C o escorbuto(sangramento gengival), da niacina a pelagra, da tiamina ao Beribéri...

O leite materno e o de vaca são pobres em vitamina D , além disso necessita da luz solar para seu aproveitamento , portanto crianças que vivem em regiões de clima temperado ou frio, e em cidades como São Paulo, onde o inverno, a poluição ambiental e o hábito de se manter as crianças demasiadamente vestidas ou dentro de casa, podem desenvolver a deficiência de vitamina D. Nas crianças alimentadas com leite de vaca não modificado recomenda-se também a suplementação de vitamina C e vitamina A.

Como rotina deve-se administrar a toda criança até dois anos de idade a vitamina D na dose de 400 a 800 UI por dia. Nas crianças em risco de deficiência deve-se administrar Vitamina A na dose de 1500 a 2000 UI por dia e de vitamina C na dose de 40 a 60 mg por dia. As outras vitaminas são incorporadas da dieta normal da criança.

Após os 2 anos de idade o uso de vitaminas apenas está indicado em criança com doenças crônicas, desnutridas, de baixo peso para idade, casos de anorexia, nas dietas vegetarianas e nas adolescentes gestantes.

Devemos lembrar que excesso de vitaminas em algumas situações podem ser prejudiciais ao organismo. O uso deve ser criterioso e sempre sob supervisão do pediatra.

Dr. Adalberto Stape
Pediatra
Rua Guarará, 529 - 9º andar - conj. 98 - Jd. Paulitsa - São Paulo / SP
Tel: (11) 3884-9507