Jornal Omint | Viagem e Cultura |

Destinos para aproveitar a Páscoa pelo mundo

Confira dicas em destinos muito especiais para curtir o feriado neste ou nos próximos anos

16/04/2019

A Páscoa é uma das festas religiosas mais tradicionais do Ocidente. A data que serve de pretexto para estar com quem amamos, conhecer novos sabores e renovar as forças é o motivo perfeito para conhecer esses lugares que sugerimos. Veja o que fazer, as curiosidades e exigências para desfrutar com toda a segurança e tranquilidade. 

Chocolate, sim! 

Não é apenas na Suíça e na Bélgica que os chocólatras encontram o lugar perfeito para se esbaldar.  

 

México
Para começar o passeio gastronômico pautados na história sugerimos Oaxaca, no México.
A capital gastronômica é o local certo para conhecer as origens do chocolate. Foi nesta cidade, um dos berços dessa iguaria, que se estreou o uso do cacau nas refeições.  

Não deixe de visitar o Museu Mundial do Chocolate e experimentar o Mole Negro, prato típico feito com molho de chocolate pimenta, frango, banana, café e uma mistura de odores e sabores surpreendente. 

A culinária mexicana é um grande atrativo, mas os paladares e estômagos brasileiros podem não estar acostumados e imprevistos podem acontecer. Embora o seguro viagem não seja obrigatório para entrar no país, o portal consular do México faz recomendações para que os turistas estejam segurados e assim possam desfrutar das delícias sem precisar estourar o orçamento estimado.

 

Áustria
Não há tantos ovos de chocolate na Páscoa austríaca, até porque a brincadeira tradicional por lá são os ovos cozidos coloridos e enfeitados por adultos e crianças. Mas isso não significa que não há chocolate. 

Enquanto caminham pelos históricos centros de Viena e Salzburgo, os turistas certamente vão encontrar os Mozartkugel ou bombons de Mozart. Inventados em 1890, são deliciosas bolinhas de chocolate ao leite, recheadas com marzipã, creme de pistache e torrone. Com certeza precisam ser experimentadas... 

Outra receita que não pode ficar de fora da lista dos chocólatras é a Sachertorte ou Torta SacherA receita – desenvolvida em 1832 especialmente para o príncipe Clemens Lothar Wensel Metternich – é um bolo de chocolate recheado com um creme de damasco e coberto com chocolate meio amargo. A dica é comer a receita original no Hotel Sacher: diz a lenda que ninguém até hoje conseguiu reproduzir com tanto sabor como seus criadores. Mas não imagine algo muito doce. bolo está mais próximo do paladar europeu com sabor mais amargo 

A Áustria está entre os países que fazem parte do acordo de Schengen, portanto para os brasileiros visitá-lo é obrigatório ter adquirido um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.  

 

Fé e renovação 

Jerusalém
Por ser uma data cristã, Jerusalém é um dos primeiros lugares que passa pela cabeça ao se pensar em Páscoa. Talvez por isso a média de visitantes na cidade chegue a 300 mil no mês de abril. O destino é muito buscado para repensar valores de vida e renovar as forças da espiritualidade. Embora as diversas guerras e invasões não tenham deixado enorme monumentos para serem vistos, a fé e a tradição bíblica apontam o roteiro dos passeios pela cidade. É costume dos turistas peregrinos refazer os passos de Jesus em vigílias, celebrações e orações. 

Ao visitar Jerusalém é importante lembrar-se do shabat, o dia do descanso dos judeus, quando muitas da lojas e serviços fecham. Então, lembre-se de se alimentar antes das 15h ou procurar os restaurantes locais não judeus existentes na região. 

Brasileiros não precisam de visto para visitar Jerusalém por 90 dias e o seguro viagem não é obrigatório, mas por ser uma época em que a cidade fica muito cheia é recomendado que seja contratado. As barreiras do idioma, do desconhecimento dos profissionais médicos e dos preços dos atendimentos de emergência, que podem custar mais do que o bilhete do seguro, são motivos suficientes para fazer uma cotação. 

 

Leia também: 

 México, um país de outro mundo 

 Valores de procedimentos no exterior chegam a ser de 5 a 100 vezes maiores que uma apólice de seguro viagem