Oito passos para planejar uma viagem do zero

Confira nossas dicas para aproveitar o melhor da sua viagem sem dor de cabeça, mesmo que imprevistos aconteçam

Publicado por administrador

13 de junho de 2022

Depois de muito tempo dentro de casa por conta da pandemia, finalmente podemos sair e realizar viagens nacionais e internacionais. Mas é preciso manter os cuidados básicos, como o uso de máscara no avião (não obrigatório, mas recomendado), uso de álcool em gel e teste PCR-RT (caso sua viagem seja internacional e para alguns lugares específicos).

Além disso, alguns preparativos são essenciais para você curtir a viagem sem preocupação, caso os planos não saiam como o esperado. Dentro do seu planejamento devem constar: documentos, local, datas, clima, preços e muito mais. Por isso, trouxemos algumas dicas para auxiliá-lo no momento da decisão.

Neste artigo você vai conferir:

Como tirar seu plano do papel
Destino
Hospedagem
Orçamento
Deslocamento no local
Moeda e câmbio
Roteiros
Fazendo as malas
Seguro Viagem

 

Tirando seu plano do papel

A maioria das pessoas têm em mente lugares que desejam conhecer pelo mundo. No entanto, quando esse sonho se torna realidade, é provável que você não saiba muito bem por onde começar. Mas, não se preocupe, trouxemos um passo a passo sobre todos os aspectos que você deve considerar na hora de planejar uma viagem – seja a trabalho, em família, com grupo de amigos ou para aproveitar as merecidas férias.

 

Destino

Antes de mais nada, você precisar definir se quer viajar sozinho (a) ou acompanhado (a), para onde quer ir e quando. Dependendo do país de destino, é necessário verificar se os documentos estão em dia e se é preciso providenciar algo novo. Em alguns casos, a documentação – como passaporte e visto, por exemplo – podem demorar para serem liberados. Fique de olho nos prazos.

Vale lembrar que muitos países estão pedindo carteiras de vacinação atualizadas por conta da pandemia de covid-19. Portanto, não se esqueça de manter a imunização em dia e de acordo com os calendários oficiais do país.

Leia também: Máscaras contra o coronavírus – uso e eficácia

 

Hospedagem

A hospedagem vai depender do seu destino e do que está procurando, afinal, existem muitas opções de acomodações, como hotéis, hostels, resorts, pousadas e afins. Tudo isso você pode conferir por meio de portais específicos ou sites dos próprios estabelecimentos, pesquisando avaliações e indicações de quem já esteve naquele lugar. Hoje em dia, é muito mais prático e seguro viajar com a hospedagem garantida, principalmente em períodos de alta temporada.

 

Orçamento

Defina desde o início o orçamento base para que você organize seus gastos com deslocamento, hotel, passeios e alimentação. Lembre-se de que, se você tiver disponibilidade de datas, a baixa temporada costuma contar com valores mais baratos. Caso o planejamento ocorra com antecedência, o transporte pode se tornar acessível também, pois você terá tempo para acompanhar preços e promoções de passagens aéreas, escolhendo o melhor momento para adquirir o bilhete.

 

Deslocamento no local

Conferir como funciona a mobilidade no local também é um ponto que pode poupar muita dor de cabeça. Procure saber se nesse destino é fácil de se locomover a pé, como funciona o transporte público, se existem aplicativos para metrô, ônibus e táxis e, ainda, se outros meios de transporte são usados, como bicicletas.

O aluguel de carros, em várias localidades, é recomendado por oferecer mais conforto. Uma dica importante: procure hospedar-se em uma localização estratégica, como no centro da cidade ou perto de pontos turísticos. Assim, além de fazer o que quiser a pé, você também economizará bastante durante seu passeio.

Confira aqui no blog: 4 destinos para ficar mais perto da natureza

 

Moeda e câmbio

Caso seu destino seja internacional, não deixe para trocar a moeda tão perto da data de embarque. Muitas pessoas costumam juntar dinheiro e realizar o câmbio no período da viagem. Porém, por conta da variação diária, a dica é que você compre a moeda do país de destino pouco a pouco. Assim não sofrerá prejuízos diante de uma alta ou queda inesperada.

 

Roteiros

Para otimizar seu tempo e fazer o máximo de atividades possível é interessante montar o roteiro para os dias de viagem. Assim, você conhece pontos turísticos próximos, bares, restaurantes, vistas e afins. Quando essa pesquisa não é realizada com antecedência, você pode perder tempo com rotas mais longas ou deixar de visitar lugares que gostaria de conhecer.

 

Fazendo as malas

Antes de fazer as malas, descubra o clima predominante do lugar para onde você está indo e verifique a previsão do tempo para o período da viagem,pois em alguns locais a variação de temperatura pode ter uma amplitude grande, em um único dia, e pode ser necessário usar roupas de frio e de calor.

Verifique também se é um local com praias, rios, cachoeiras e piscinas para que trajes de banho sejam colocados na mala. Em caso de destinos gelados, verifique os períodos de frio e neve para investir em casacos e botas. Além disso, ao arrumar suas malas, não esqueça de checar as regras da companhia aérea sobre o tamanho da bagagem e custos adicionais por malas ou peso extras

 

Seguro Viagem: o item mais importante

A viagem pode ter muitos objetivos, mas com certeza nenhum deles é se prejudicar e ter perturbações. Por isso, é importante lembrar que, do mesmo jeito que acidentes acontecem enquanto estamos na nossa rotina diária, eles também podem acontecer fora dela – durante as tão desejadas férias ou em uma viagem de negócios.

Por isso, não embarque para nenhum destino sem um seguro viagem. Além de oferecer uma série de vantagens e segurança, você não será surpreendido com gastos extras em outra cidade ou país. Na maioria dos países da Europa, por exemplo, o seguro viagem é obrigatório.

Imprevistos como extravio de bagagem, adoecimento e acidentes podem ser resolvidos sem dores de cabeça com um custo baixo e uma contratação simples de uma apólice. O prejuízo da não contratação de um seguro viagem é sempre maior do que o dinheiro usado nessa prevenção.

Esperamos que aproveite nosso passo a passo e comece a se planejar para as viagens que deseja fazer futuramente. Independentemente de quando for realizá-las, é bom pensar em todos esses pontos.

A Omint possui soluções de Seguro Viagem para que você tenha a única preocupação de aproveitar o destino. Confira as opções pelo link ou fale com seu corretor ou agente de viagens. Boa viagem!

Deixe seu comentário

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso