Entrevista on-line: como funciona o processo que passou a ser adotado pelas empresas

Etapa do processo seletivo passou a ser mais utilizada após o início da pandemia

Publicado por Juliana Brito

11 de março de 2022

Nos últimos meses, algumas fases do processo seletivo nas empresas precisaram ser adequadas devido ao distanciamento social, e a entrevista foi uma das primeiras partes que passou a ser feita de forma remota. Com a mudança, dúvidas sobre a preparação, o comportamento ou até mesmo o roteiro ficaram mais evidentes. Nesse artigo, vamos conferir como funciona esse processo para empresas e candidatos, e quais os principais pontos de atenção. Neste artigo, você vai conferir:

 

 

Benefícios da entrevista on-line

Mesmo antes do início da pandemia, muitas empresas já utilizavam algumas etapas on-line em seus processos. Os primeiros testes e os envios de currículos já funcionavam dessa forma, até porque softwares de seleção já são altamente utilizados para que a pré-seleção de candidatos seja realizada de acordo com os requisitos que a empresa procura, fazendo com que apenas os perfis mais aderentes cheguem às fases finais de entrevistas, afunilando o procedimento.

Além disso, a entrevista on-line é muito mais prática e permite que pessoas de qualquer localidade possam participar da seleção, não necessitando de um deslocamento, às vezes muito longo, apenas para que o candidato possa conversar com o recrutador. Ou seja, para empresas que aderiram ao modelo remoto, além da rapidez, ainda abre mais o leque de oportunidades, estendendo, muitas vezes, uma vaga para um candidato de qualquer local do país.

E mais: as entrevistas virtuais podem ser gravadas e mostradas posteriormente ao gestor da área, além de serem assistidas pelo recrutador se assim for necessário.

Por último, também pode beneficiar o candidato por estar no próprio espaço, fazendo com que se sinta mais seguro e confortável para demonstrar suas habilidades.

 

Como se preparar para uma entrevista on-line?

Assim como na entrevista presencial, existem algumas boas práticas que são importantes de serem observadas. Para isso, separamos algumas dicas.

 

Conheça o programa usado
Com o crescimento dessa prática, diversos aplicativos que antes já estavam disponíveis no mercado ficaram ainda mais em evidência. O recrutador deve avisar, principalmente por e-mail, qual o horário e aplicativo que será utilizado para realizar a entrevista, assim como todas as outras orientações necessárias – se houver – para que ambos possam se preparar.

Aplicativos como Zoom, Google Meet, Skype, Google Hangout e Teams são os mais utilizados. É de extrema importância que você saiba qual deles será usado para que possa pesquisar sobre o aplicativo antes e entender como funciona.

Muitas vezes, pode ser necessário que você compartilhe uma tela, mute o áudio, abra ou feche a câmera. Não saber fazer tudo isso pode parecer pouco profissional e demonstrar falta de interesse no processo. Por isso, explore bem o aplicativo escolhido, pois será o principal meio utilizado entre recrutador e candidato.

 

Atente-se à postura
Apesar do processo ser on-line, a avaliação da comunicação não verbal – e isso inclui a postura – ainda é um dos principais fatores observados pelos recrutadores. Demonstrar atenção, não parecer disperso e olhar diretamente para a câmera são dicas importantes para reforçar seu interesse na conversa.

Outro ponto muito importante é sobre a questão da roupa utilizada Justamente por estar em casa ou outro ambiente que ele se sinta à vontade, muitas vezes o candidato usa roupas que não estão de acordo com o dress code da empresa. Por isso mesmo, é importante ele entender antes se existe um dress code na empresa e qual para evitar transmitir qualquer imagem de desleixo e falta de profissionalismo. Na dúvida, traje esporte fino (camisas, blusas de tecidos com bom caimento, evitar decotes, etc).

Sabemos que é possível fechar a câmera caso algum imprevisto aconteça e você precise levantar ou pegar algo, mas, como prevenção, a recomendação é que você se vista por completo, como se estivesse indo presencialmente até a empresa. São detalhes que podem parecer básicos, mas, em um processo em que você está disputando uma vaga com outros candidatos, pode fazer a diferença.

Além disso, pesquise sobre a vestimenta da empresa em que irá participar do processo. Lembre-se que nossas roupas também comunicam ideias e são nosso cartão de visitas.

 

Escolha um lugar calmo
Antes de realizar a entrevista, certifique-se de que você estará em um local onde se sinta seguro para demonstrar todo o conhecimento e se apresentar de acordo com toda a sua trajetória profissional.

Caso more com a sua família ou com outras pessoas, procure avisá-las com antecedência de que precisará de alguns minutos de silêncio. Caso more próximo a locais com muito barulho, sinalize a situação ao recrutador no início da entrevista.

Tanto empresas quanto recrutadores sabem que nem todas as casas ou locais são perfeitamente adequados e silenciosos para esse tipo de processo. Assim, é essencial que você saiba que não é necessário que tudo seja perfeito, mas sim que você faça o que estiver ao seu alcance para que esteja no local mais tranquilo possível, facilitando sua concentração e desempenho.

 

Teste sua conexão
Assim como pode não ser possível ter o local perfeito e totalmente silencioso para uma entrevista, também sabe-se que muitas vezes a conexão pode cair ou estar ruim. É importante que candidato e recrutador estejam alinhados a isso, e comuniquem-se caso a conexão não esteja funcionando corretamente.

Apesar disso, é importante que você teste a sua conexão antes. Se possível, faça um teste com outra pessoa, até mesmo para que possa ver se o aplicativo funciona bem no seu computador ou celular.

 

Comunique-se de forma objetiva
É primordial que você consiga passar a sua ideia e sua experiência de forma clara e objetiva. Treine antes sobre o que você quer falar, quais são suas experiências relevantes para a empresa e quais resultados você teve em experiências anteriores. Prepare-se também para perguntas comuns na maioria das entrevistas: como você pode colaborar com a empresa? Por que fez a inscrição para a vaga? Quais as suas maiores qualidades?

 

Pesquise sobre a empresa
Também é muito importante que você saiba falar sobre a empresa. Pesquise sobre a história, os cases de sucesso, os clientes que atende e tipo de trabalho que realiza, além de estar atento ao tipo de cultura que a empresa adota.

Pesquisar sobre a empresa demonstra interesse da sua parte e pode facilitar muito que você consiga responder às questões solicitadas na hora da entrevista.

 

Desligue qualquer distração
Para que você consiga manter o foco, lembre-se de desligar quaisquer outras notificações que possam tirar a sua atenção. Às vezes, uma simples notificação pode prejudicar a sua linha de raciocínio, e acaba se tornando um ponto negativo para o seu processo.

Com essas dicas, você consegue ter mais tranquilidade para se preparar para uma entrevista on-line. Muitos dos pontos são comuns às entrevistas presenciais, porém é necessário ficar atento às boas práticas e tecnologias usadas para que você possa se sair bem em qualquer uma delas.

Que tal agora colocar em prática?

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso