Pacote de benefícios, bem-estar e diversidade: estratégias de atração de jovens talentos

Entender os desejos profissionais dos Millennials e GenZ é essencial para conquistar os melhores do mercado

Publicado por administrador

28 de março de 2022

Pode parecer estranho, mas quem nasceu nos anos 2000 já está no mercado de trabalho. E para os GenZ e os Millennials o salário é apenas um dos pontos considerados ao se decidirem por uma vaga em uma empresa.

Os recrutadores precisam estar atualizados sobre as tendências de retenção, atração e os benefícios mais desejados. Afinal, as mudanças das gerações acontecem tão rápido quanto surgem as novidades no mundo corporativo.

Para ter os grandes talentos na sua empresa, é preciso ser competitivo no mercado.

Neste texto, nós vamos falar sobre:

Quem são os Millennials e os GenZ
O que as novas gerações esperam das empresas
A importância dos benefícios na retenção de talentos
Quais os pacotes de benefícios mais comuns
Escolha o melhor para a sua empresa


Quem são os Millennials e GenZ?

A geração dos Millennials compreende as pessoas nascidas entre os anos de 1980 e 1990, que atualmente já estão ocupando grande parte das vagas disponíveis no mercado. A GenZ ou Geração Z são os nascidos de 1990 até por volta de 2010.A expectativa é que essas faixas populacionais ocupem cerca de 90% do mercado de trabalho até 2030. Então, se você está contratando nesse momento, a probabilidade do seu colaborador ser da turma dos Millennials ou da GenZ é enorme. Por isso, vale a pena ler até o final e estar preparado para conquistá-lo.


O que as novas gerações esperam das empresas?

As gerações são marcadas não somente pela data de nascimento, mas também por mudanças comportamentais que podem ser vistas com frequência entre os pertencentes àquela faixa etária média. E essas alterações são refletidas no mercado de trabalho.Se, para as gerações anteriores aos nascidos nos anos de 1980, a estabilidade era um fator decisivo para dizer sim para uma corporação, para as novas são outros os benefícios corporativos mais frequentemente considerados.

Elas têm senso de urgência muito maior, fruto de terem se desenvolvido em meio a inúmeras mudanças tecnológicas, o que também faz com que troquem de emprego com mais frequência do que as gerações antecessoras.

A sede de inovação, a flexibilidade, a valorização da gestão colaborativa e a busca por propósitos são elementos presentes na lista de decisão por um trabalho novo.

Além disso, são gerações mais diversas em termos étnicos e de gênero, que procuram vagas que ofereçam valores e programas compatíveis com essa diversidade e que fomentem o desenvolvimento pessoal e profissional.

Os jovens talentos querem ganhar bons salários, estar em empresas que lhes permitam conciliar trabalho e vida pessoal, se dedicar às tarefas da rotina, com a manutenção da saúde mental e física, e ter oportunidades de aprendizado e bons relacionamentos.


A importância dos benefícios na retenção de talentos

Se os pacotes de benefícios para funcionários já eram importantes para retenção e atração das gerações anteriores, para os jovens – e futuros – grandes talentos passa a ser uma questão essencial.

Afinal, mais do que complementar o salário, as vantagens ofertadas pelas empresas demonstram a sua preocupação com os seus colaboradores e os seus esforços em investir em pessoas. E isso é determinante na escolha de um novo emprego para as novas gerações.

Oferecer um bom pacote de benefícios, além dos obrigatórios por lei (FGTS, férias, 13º salário e vale-transporte), é uma forma de manter seus funcionários motivados, cuidar da saúde da sua equipe, diminuir o absenteísmo e promover o bem-estar, resultando na lealdade do colaborador.

De acordo com o estudo realizado em 2020 pela Fintech Onze, 44% dos entrevistados garantem que os benefícios oferecidos pela empresa são um dos principais motivos para continuarem no emprego.


Quais os pacotes de benefícios mais comuns?

As vantagens corporativas têm sido tão inovadoras quanto a leva de talentos que elas estão atraindo. Além das favoritas – plano de saúde e odontológico –, há espaço para vale-cultura, ginástica, beleza, estudo, combustível, farmácia e os benefícios flexíveis.

Listaremos a seguir os benefícios mais comuns e queridinhos das empresas e funcionários.

  • Vale-refeição e vale-alimentação

Já bem conhecidos e difundidos, oferecem certa quantia ao colaborador para a compra de alimentos em restaurantes e mercados, por exemplo. Chegaram para substituir as cestas-básicas e geralmente são utilizados por meio de cartões.

Com o estabelecimento dos aplicativos de delivery de alimentos, o vale-refeição pode ser também ofertado por meio de cartões digitais ou créditos para consumo nessas empresas para solicitar entregas de alimentação.

  • Assistência médica e odontológica

Um estudo realizado em 2019, nos EUA, identificou que 69% dos colaboradores entrevistados disseram que o plano de saúde era o seu benefício corporativo favorito.

Estar com a saúde em dia é uma preocupação de todas as gerações, mesmo para os mais jovens, que inclusive têm desenvolvido uma relação com o autocuidado que os faz levar em conta esse benefício.

Eles sabem que manter a saúde do corpo e da mente em equilíbrio ajuda a produzir melhor e buscar o sucesso alinhado com a felicidade e o bem-estar.

  • Farmácia e academia

Ainda no quesito saúde, os benefícios de parcerias com farmácias – ou quantias específicas para esse fim – e os planos em academias são opções que entram no pacote de benefícios para funcionários e têm sido frequentes em companhias que desejam atrair os talentos do futuro.

  • Day off e home office

Com a pandemia, o home office se tornou a realidade de praticamente todas as empresas nos dois últimos anos, e muitos dos ingressantes no mercado de trabalho já estrearam sua carreira nesse formato.

Mesmo com a retomada, que vem sendo trilhada no mercado, muitas empresas optaram por oferecer o formato home office ou de trabalho híbrido em sua organização, pois confere flexibilidade de horários, melhoria na qualidade de vida por reduzir a necessidade de deslocamento e de tempo investido no trânsito, principalmente nas grandes cidades.

E o day off – ou folga remunerada –, principalmente no dia do aniversário, tem sido cada vez mais difundido como ação de valorização do bem-estar dos colaboradores.

  • Participação nos lucros e previdência privada corporativa

A valorização financeira, embora não seja mais o único fator de decisão na escolha por uma posição profissional, ainda é importante.

Entre os benefícios considerados nesse quesito, estão a participação nos lucros da empresa e a previdência privada corporativa.

Mesmo os mais jovens, como as pessoas da GenZ, sabem que são benefícios que colaboram com sua saúde financeira.

  • Benefícios flexíveis

Essa modalidade tem ganhado espaço com velocidade! A grande vantagem dos benefícios flexíveis é que atendem às necessidades específicas dos colaboradores, o que é condizente com a personalização e valorização individualizada dos mais jovens.

Qualquer empresa pode oferecer benefícios flexíveis, desde que sejam conferidos a todos os colaboradores.

Existem diversas empresas especializadas nesse tipo de serviço, que geralmente é oferecido por meio de um cartão que pode ser utilizado em lojas, mercados, aplicativos etc.

Há ainda opções para bolsas de estudos, vale-cultura, vale-combustível e o que mais favorecer a valorização e o bem-estar da equipe.


Escolha o melhor para a sua empresa

Cada empresa deve oferecer o pacote de benefícios mais adequado aos seus objetivos e valores para atender às necessidades de seus colaboradores.

E, para aquelas que se importam com a saúde de seu time e desejam oferecer o que há de mais completo em saúde empresarial, a Omint é a melhor opção com coberturas diferenciadas e de excelência.

Confira neste texto como escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa.

Conte conosco para ajudar na retenção e atração dos melhores talentos. Afinal, como vimos acima, esse benefício é um dos mais importantes para os colaboradores.

Deixe seu comentário

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso