Por que viajar de trem pela Europa?

Um guia completo para sua aventura!

Publicado por Morgana Parisi

2 de abril de 2024

Explorar o Velho Continente sobre trilhos é, sem dúvida, uma das experiências mais ricas e envolventes que qualquer viajante pode ter.

Viajar de trem pela Europa não é apenas uma maneira eficiente de se deslocar, mas também uma oportunidade única de contemplar paisagens deslumbrantes, conhecer diversas culturas e desfrutar de um conforto e praticidade sem igual.

Se você está planejando sua próxima aventura e deseja saber como viajar de trem pela Europa, quais cidades visitar, a média de valores e como se manter seguro, continue lendo este guia que preparamos especialmente para você.

Explorando a Europa sobre trilhos

Quais países da Europa dá para ir de trem?

A extensa rede ferroviária do continente torna possível viajar de forma confortável e eficiente entre uma vasta gama de países, cada um oferecendo suas próprias maravilhas e peculiaridades.

Vamos explorar mais detalhadamente os países que fazem parte dessa incrível rede ferroviária e descobrir o que têm a oferecer aos viajantes aventureiros.

Portugal

Portugal, com suas cidades históricas, praias deslumbrantes e paisagens vinícolas, é um ponto de partida (ou de chegada) maravilhoso para uma viagem de trem pela Europa. De Lisboa, você pode viajar para o Porto, famoso por seu vinho e arquitetura deslumbrante, ou descer para o Algarve, com suas praias de areia dourada.

França

A França oferece algumas das mais icônicas viagens de trem, com rotas que atravessam a região dos vinhos da Borgonha, os campos de lavanda da Provença e os Alpes nevados. Paris, com suas inúmeras atrações culturais, é um hub central, conectando-se facilmente a outros destinos europeus.

Itália

Viajar de trem pela Itália é uma jornada através de um país repleto de história, cultura e paisagens deslumbrantes. De norte a sul, as opções são infinitas: a romântica Veneza, a histórica Roma, a famosa Costa Amalfitana. As viagens regionais oferecem vistas incríveis, especialmente ao cruzar a Toscana ou as Dolomitas.

Alemanha

A Alemanha tem uma das redes ferroviárias mais modernas e eficientes da Europa, tornando-a ideal para explorar tudo, desde as vibrantes cidades metropolitanas como Berlim e Munique até as idílicas regiões da Floresta Negra e do vale do Rio Reno.

Suíça

Conhecida por suas pontualíssimas ferrovias, a Suíça oferece algumas das mais espetaculares viagens de trem do mundo. O Glacier Express e o Bernina Express atravessam os Alpes Suíços, oferecendo vistas deslumbrantes de montanhas nevadas e vales profundos.

Países Nórdicos

Os países nórdicos, incluindo Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, são bem conectados por trens. Viagens como a do trem noturno de Oslo a Bergen, na Noruega, revela fiordes deslumbrantes e paisagens nórdicas. A ponte Öresund conecta a Dinamarca à Suécia, facilitando a exploração dos dois países.

Conectividade e passes de trem

A maioria desses países está interconectada pela Eurail e pela Interrail, oferecendo passes que permitem explorar múltiplos destinos com flexibilidade e economia. Além disso, sistemas de alta velocidade, como o TGV na França, o ICE na Alemanha e o Frecciarossa na Itália, reduzem significativamente o tempo de viagem entre as principais cidades, tornando a viagem de trem uma opção ainda mais atraente.

Qual a viagem de trem mais bonita da Europa?

Há muitas opções concorrendo a este título, mas rotas como a que atravessa os Alpes Suíços (Glacier Express) ou a jornada costeira de Cinque Terre na Itália são inesquecíveis. Cada viagem tem sua própria magia, oferecendo vistas que vão de paisagens rurais idílicas a panoramas de tirar o fôlego.

Glacier Express, Suíça

O Glacier Express é frequentemente chamado de “o trem expresso mais lento do mundo”, percorrendo os Alpes Suíços de Zermatt a St. Moritz ou vice-versa. Esta jornada de aproximadamente oito horas é uma exibição deslumbrante de engenharia ferroviária e beleza natural, passando por desfiladeiros profundos, túneis helicoidais, e pontes elevadas, como a famosa Landwasser Viaduct. O trem atravessa 291 pontes e 91 túneis, oferecendo vistas espetaculares do Matterhorn, geleiras deslumbrantes, e vales alpinos floridos.

Bernina Express, Suíça e Itália

Conectando Chur na Suíça a Tirano na Itália, o Bernina Express oferece uma das poucas rotas ferroviárias que atravessam os Alpes sem o auxílio de um túnel. Este trajeto é tão singular que foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO. Ao longo de sua jornada, ele serve vistas de lagos glaciais cintilantes, montanhas cobertas de neve, e viadutos imponentes. A passagem pelo Passo de Bernina, o ponto mais alto da rota a mais de 2.250 metros acima do nível do mar, é simplesmente espetacular.

Jornada costeira de Cinque Terre, Itália

Viajar de trem pela costa da Ligúria, particularmente pelo trecho que conecta as cinco vilas pitorescas de Cinque Terre, é uma experiência ímpar. Essa curta, mas inesquecível viagem oferece vistas deslumbrantes do Mar Mediterrâneo, com suas águas azul-turquesa, e das coloridas casinhas empilhadas nas encostas rochosas. Além das paisagens costeiras, essa rota permite fácil acesso às vilas, onde se pode desfrutar da autêntica cozinha italiana e explorar trilhas de tirar o fôlego.

West Highland Line, Escócia

A West Highland Line, que percorre de Glasgow a Mallaig, é frequentemente citada como uma das rotas ferroviárias mais bonitas do mundo. Passando por Lochs espelhados, montanhas majestosas e vastos moorlands, esta viagem tem um caráter místico, ampliado pelos frequentes nevoeiros e pela vegetação rica. O famoso viaduto de Glenfinnan, que aparece nos filmes de Harry Potter, é um dos muitos pontos fotogênicos ao longo do caminho.

The Flåm Railway, Noruega

A linha férrea de Flåm, uma das mais íngremes do mundo em bitolas normais, oferece uma hora de pura beleza natural, descendo de Myrdal a Flåm. As vistas incluem cascatas espetaculares, como a Kjosfossen, vales profundos e montanhas imponentes. No verão, o verde vibrante da paisagem contrasta com o azul claro dos rios glaciais, enquanto no inverno, um manto de neve adiciona um toque de magia.

Transcantábrico, Espanha

O Transcantábrico clássico percorre a costa norte da Espanha, de San Sebastián a Santiago de Compostela, passando por paisagens diversas, desde as praias da Costa Verde até as montanhas dos Picos da Europa.

Este trem, que opera como um hotel sobre trilhos, oferece não apenas vistas maravilhosas, mas também uma experiência de viagem luxuosa, com paradas para explorar cidades históricas, degustar a gastronomia local e visitar pontos de interesse.

Compra de bilhetes e planejamento da viagem

Opções de bilhetes e passes

A Europa oferece uma variedade de opções de bilhetes e passes de trem para atender às necessidades de diferentes viajantes. Você pode comprar bilhetes ponto a ponto para viagens específicas ou optar por passes de trem, como o Eurail (para não europeus) e o Interrail (para residentes europeus), que oferecem flexibilidade para explorar diversos países dentro de um determinado período.

Como comprar

Os bilhetes podem ser adquiridos online, através dos sites oficiais das operadoras ferroviárias nacionais ou por aplicativos dedicados a viagens de trem. Muitos também optam por comprar bilhetes diretamente nas estações, embora isso possa limitar as opções de viagens de última hora devido à disponibilidade. A compra antecipada online geralmente oferece melhores tarifas e descontos.

Planejamento

Ao planejar sua viagem, considere os horários de trem, a duração das viagens e as conexões necessárias. Ferramentas e aplicativos de planejamento de viagem, como o Rail Planner, podem ajudar a otimizar seu itinerário, oferecendo informações em tempo real sobre horários de trens, duração das viagens e paradas intermediárias.

Experiência a bordo

Conforto e serviços

A maioria dos trens europeus é projetada pensando no conforto do passageiro, com assentos espaçosos, áreas de bagagem convenientes e, em muitos casos, vagões-restaurante ou serviço de bistrô que oferecem refeições e lanches.

Trens de alta velocidade e serviços de longa distância frequentemente disponibilizam diferentes classes de serviço, variando de econômica a primeira classe, com benefícios adicionais como acesso a lounges nas estações e Wi-Fi gratuito.

Wi-Fi e entretenimento

Cada vez mais trens na Europa oferecem Wi-Fi gratuito, permitindo que os passageiros naveguem na internet, trabalhem ou assistam a filmes e séries durante a viagem. Algumas operadoras também oferecem sistemas de entretenimento a bordo, acessíveis através de dispositivos pessoais.

Paisagens e experiências

Uma das maiores vantagens de viajar de trem pela Europa é a oportunidade de apreciar as mudanças de paisagem pela janela. Seja atravessando as montanhas nevadas dos Alpes, contemplando os campos de lavanda na Provence ou cruzando pontes sobre rios cintilantes, a viagem de trem oferece uma experiência visual única.

Dicas para uma viagem tranquila

Reserve com antecedência: para garantir os melhores preços e evitar trens lotados, especialmente durante a alta temporada, é aconselhável reservar seus bilhetes ou passes com antecedência.

Verifique as exigências de reserva: algumas rotas populares ou trens de alta velocidade exigem reserva de assento, mesmo para portadores de passes de trem.

Embalagens e restrições: informe-se sobre as políticas de bagagem da operadora ferroviária e embale de acordo, especialmente se você planeja viajar com itens grandes como bicicletas ou equipamentos de esqui.

Chegue cedo: certifique-se de chegar à estação com antecedência suficiente para encontrar sua plataforma e vagão sem pressa, especialmente em grandes estações ferroviárias.

A importância de um Seguro Viagem

Por mais que viajar de trem pela Europa seja uma das formas mais seguras de explorar o continente, imprevistos podem acontecer. Desde um mal-estar até uma queda ou torção. Por isso, um seguro viagem é essencial para garantir sua tranquilidade e proteção em qualquer situação. Lembre-se: a segurança deve ser sempre sua prioridade.

Viajar de trem pela Europa é uma experiência que combina comodidade, aventura e a oportunidade de mergulhar profundamente na diversidade cultural e natural do continente.

Com planejamento e as dicas certas, você pode transformar sua viagem numa aventura inesquecível.

E lembre-se: um bom seguro viagem é seu melhor companheiro para garantir que sua única preocupação seja desfrutar ao máximo cada momento. Boa viagem!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso