Extravio de bagagem: tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo

A utilização de seguro viagem possibilita cobertura para malas extraviadas com indenização total, mesmo que a companhia aérea não seja responsável.

Publicado por administrator

28 de março de 2024

Já é tempo de planejar as sonhadas viagens de férias do meio do ano. Checar destinos, reservar passagens e hotéis, programar passeios e providenciar o câmbio de moedas fazem parte da rotina.

Entretanto, pouco comum é pensar no contratempo que significa uma bagagem que demora a chegar, ou mesmo é extraviada, e no quanto esse tipo de acontecimento é inconveniente durante uma viagem.

Somente quem já passou por algo do tipo sabe quão desagradável é chegar ao seu destino e descobrir que sua bagagem foi extraviada. Pensando nisso, criamos esse guia para você entender o que fazer nessa situação e diminuir a dor de cabeça. Confira!

O que é extravio de bagagem?

O extravio de bagagem é uma ocorrência que pode acontecer durante viagens aéreas, onde a mala ou os pertences do passageiro não são entregues corretamente no destino pretendido.

Quais são as principais causas do extravio de bagagens?

O extravio de bagagens pode acontecer por diversos motivos, os mais comuns são:

  • voos com conexão;
  • falhas durante o check-in;
  • descolamento da etiqueta;
  • furtos;
  • outro passageiro levou a bagagem por engano.

Em geral, a bagagem extraviada é apenas temporariamente desviada, o que significa que será localizada e entregue posteriormente ao passageiro. Entretanto, em casos mais raros e lamentáveis, a mala extraviada pode ser perdida de modo permanente, não sendo possível recuperá-la.

Ambos os casos podem gerar uma série de transtornos e preocupações ao viajante, já que os pertences pessoais contidos na bagagem têm grande valor, tanto sentimental quanto financeiro, e a ausência deles pode afetar negativamente a experiência de viagem.

Então, o que fazer em caso de extravio de bagagem?

Caso sua bagagem tenha sido extraviada durante a viagem, é necessário agir de maneira rápida e correta para dar início à busca e recuperação dos itens. Veja a seguir as orientações para auxiliar no processo.

Comunique o ocorrido à companhia aérea e abra uma ocorrência. Caso não encontre um balcão de atendimento da companhia, procure as seções da Anac instaladas no aeroporto.

O tipo de ocorrência é o “Registro de Irregularidade de Bagagem” (RIB). Com esse documento, a empresa inicia o seu procedimento para achar a mala e o passageiro pode acompanhar o andamento da sua solicitação.

Após registrar a ocorrência com a companhia aérea ou com a Anac, colete meios de manter contato frequente com o departamento responsável pela busca e recuperação das malas extraviadas. Certifique-se de saber os prazos e detalhes do processo que será adotado para recuperar a bagagem.

Além disso, é seu direito em caso de extravio de bagagem solicitar reembolso para gastos emergenciais. Isso inclui despesas como compra de itens básicos de higiene pessoal e vestuário essencial enquanto aguarda a localização da mala.

Mas lembre-se de guardar os comprovantes dessas despesas, pois eles são necessários para solicitar o reembolso junto à companhia aérea.

Por fim, documente todos os contatos e atualizações do processo de recuperação da bagagem extraviada. Registre datas, horários e as informações passadas pela empresa, assim como os números de protocolos fornecidos.

Esses dados podem ser úteis caso haja necessidade de um apoio adicional ou uma reclamação futura.

O que o seguro viagem pode fazer nessas situações?

O Seguro Viagem Omint faz a ponte entre segurado e companhia aérea em caso de demora e extravio. Primeiramente, o extravio precisa ser reconhecido pela companhia aérea. E aí, então, é formalizado pelo seguro.

No caso do Seguro Viagem Omint, temos o diferencial de realizar a cobertura completa, com indenização total e atendimento altamente qualificado. Tudo isso independentemente de a companhia ser responsável ou não pelo extravio da bagagem.

Como reduzir o risco de extravio de bagagem?

Cuidados com check-ins muito próximos aos horários de embarque: além disso, antes de adquirir os voos, atentar-se a conexões muito curtas, menores que 1h em voos nacionais e 2h em voos internacionais.

Eliminar etiquetas de voos anteriores: elas podem confundir os operadores dos aeroportos. Assim que chegar ao seu destino, é recomendado retirar as etiquetas dos voos anteriores e deixar a mala totalmente livre dessas informações.

Malas identificadas com etiquetas e elementos diferenciados: é aconselhável o uso de etiquetas presas às alças das malas, assim como o uso de adereços que tornem sua mala difícil de ser confundida.

Evitar excessos: malas que tenham detalhes sofisticados podem se tornar alvo da atenção de contraventores, tanto dentro quanto fora do aeroporto.

Além disso, é recomendado que você tire e guarde fotos do exterior e interior da mala. Caso aconteça um incidente de extravio, a companhia pode utilizar essas informações para identificar de forma mais fácil o paradeiro da bagagem.

Outro conselho é que o viajante sempre leve uma bagagem de mão com uma muda de roupas limpas e itens de primeira necessidade, como medicamentos e itens de higiene pessoal.

E, claro, conforme as próprias orientações de segurança nos aeroportos ressaltam, nunca despachar na mala celulares, eletrônicos portáteis, celulares, joias, dinheiro, cartões de crédito ou mesmo objetos de valor.

Não deixe que o extravio de bagagem estrague sua experiência. Faça seu seguro viagem com a Omint e fique tranquilo para curtir seu passeio independentemente de qualquer imprevisto.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso