Um brinde à longevidade: em busca do envelhecimento saudável e ativo

O envelhecimento saudável e ativo tem como consequência uma velhice com mais qualidade de vida, por isso preparamos com exclusividade o programa 80+, para presentear os clientes que estão conosco há tantos anos. Veja as dicas e baixe o e-book.

Publicado por administrator

19 de agosto de 2021

Atualmente, vivemos algo que já foi privilégio de poucos. No passado, não imaginávamos que a longevidade seria uma realidade para a população brasileira. E agora? Como melhor aproveitar esses anos? Neste texto, apontamos para alguns fatores-chave por trás de uma velhice saudável.

Vamos abordar os seguintes tópicos:

1. Quem é o idoso hoje em dia?

2. O que é envelhecimento saudável e ativo?

3. Como atingir o envelhecimento saudável e ativo?

4. Como a medicina ajuda a saúde do idoso?

 

1. Quem é o idoso hoje em dia?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos países em desenvolvimento, idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais, enquanto nos países desenvolvidos, a velhice se inicia a partir dos 65 anos.

Importante destacar também que velhice é o momento, é uma fase do ciclo de vida, enquanto o envelhecimento é um processo cujo início se dá no nascimento e, organicamente, passa a se acentuar a partir dos 28 anos.

Segundo dados apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres configuram maioria quando o assunto é longevidade. Elas tendem a viver mais que os homens. Em média, 4,6 anos a mais, no período de 2010 – 2015.

Em 2017, as mulheres representavam 54% da população global com mais de 60 anos, e esse percentual sobe para 61% em pessoas com mais de 80 anos.

CONHEÇA A “GERAÇÃO PRATEADA”

Não é apenas o mundo que está vivendo mais. É um processo demográfico em curso também no Brasil.

Confira:

 

 

A projeção da população feita pelo IBGE indica que esse valor percentual irá dobrar nas próximas décadas. Em 2050, o Brasil será o 6º país mais velho do mundo, com 68,1 milhões de idosos.

Esses são dados demográficos da chamada “Geração Prateada”. Ela surgiu decorrente do aumento da expectativa de vida, fenômeno resultante da melhoria global das condições de vida da população nas últimas décadas.

Ao mesmo tempo, a taxa de natalidade está em queda, com impacto significativo na pirâmide etária. Dessa forma, a proporção entre jovens e idosos diminui.

E a pergunta que fica é: como pensa a atual geração que está vivenciando a velhice?

Com base na pesquisa da Pipe.Social e da Hype60+, é possível ver que os idosos não ficam para trás quando falamos de busca por informação. Rádio e materiais impressos já são os últimos da lista como fonte de informação para essa faixa etária.

 

 

Além disso, segundo o IBGE, 64% das pessoas acima de 60 anos continuam sendo as provedoras de suas respectivas famílias. Isso representa o movimento na economia de R$ 1 trilhão ao ano.

Isso significa que os idosos estão saindo das tradicionais cadeiras de balanço e indo para todos os lugares. Dominam salas de aulas, shoppings, bares, restaurante etc. Com tempo e saúde de sobra, é possível aproveitar seus melhores dias como bem entender.

Portanto, chegamos ao ponto central deste texto: o envelhecimento saudável.

Assista a esta homenagem e venha para o tempo do qual você nunca saiu.

 

2. O que é envelhecimento saudável e envelhecimento ativo?

O Relatório Mundial sobre Envelhecimento e Saúde publicado pela OMS em 2015 define o envelhecimento saudável como “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”.

Isto é, quando a pessoa consegue realizar atividades consideradas importantes para si e para sua sobrevivência, seja manter certa independência, seja realizar tarefas que beneficiem a saúde.

Sobre envelhecimento ativo, a OMS aponta que é quando há um processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.

Além dos cuidados com a saúde, o envelhecimento ativo leva em consideração outros fatores que afetam o modo como os indivíduos vivem, como a promoção de outras atividades que podem, consequentemente, proporcionar uma velhice de qualidade – na forma de atividades físicas, de interação social ou de oportunidades de novos aprendizados.

 

3. Como atingir o envelhecimento saudável e ativo?

Lembra-se dos conceitos de velhice e envelhecimento? Portanto, seja você idoso ou jovem, é possível atuar em favor do seu envelhecimento saudável e ativo.

Segundo o médico Alexandre Kalache, existem quatro pilares para um envelhecimento ativo e saudável que devem ser buscados e construídos durante toda uma vida.

Saúde: dizem que o velho é o jovem que deu certo. Atenção para sua alimentação, faça atividade física e controle o consumo de álcool.

Conhecimento: nunca pare de aprender. Vivemos na era da informação, a tecnologia altera o mundo em tempo recorde. É necessário acumular conhecimento de todos os tipos para que não ficar ultrapassado.

Relacionamentos: cultive suas amizades, tenha a sua família do seu lado. E aqui é importante ressaltar que estamos falando da qualidade dos relacionamentos, daquelas pessoas que você pode revelar um grande segredo ou contar com elas em um momento de necessidade.

Financeiro: se prepare desde cedo para possuir uma reserva para o seu envelhecer. Se você já está em uma idade avançada e ainda não fez essa preparação, nunca é tarde para começar.

Aqui no blog: a importância do seguro de vida em cada momento da vida.

Além disso, ter um “propósito de vida”, algo que faça você levantar da cama todos os dias, é um fator-chave para construir o processo de viver mais e melhor.

Ações para uma vida ativa

Exercite o seu corpo. Não estamos falando apenas de fisioterapia e fortalecimento dos músculos. Procure uma atividade ou esporte que você consiga utilizar seu corpo de modo eficaz e, principalmente, que dê a você muita satisfação. Nada como fazer algo que você goste.

Converse com seus amigos. Coloque em prática o pilar do relacionamento. Infelizmente, devido à pandemia, encontros presenciais devem ficar para depois. Mas o futuro é animador e com perspectiva de melhora. Enquanto isso, não deixe de ligar para aqueles que você tem afeto. Coloque as novidades e fofocas em dia.

Música é terapia. Ouvir uma melodia específica pode ativar memórias e recordações na sua mente. Aproveite para remexer o esqueleto sempre com muito bom humor.

Ouça a nossa playlist criada com músicas que marcaram uma geração.

Viajar. Essa é outra sugestão que deve ficar para depois da pandemia. Mas nada impede de planejar e organizar um roteiro para lugares que você sempre quis conhecer, ou até refazer uma viagem que marcou época na sua vida.

Faça algo novo. Existe algo que você sempre teve vontade de realizar, mas por algum motivo nunca colocou em prática? A hora é agora.

 

4. Como a medicina ajuda a saúde do idoso?

 

 

Como já vimos, a velhice bem-sucedida será fruto de um envelhecimento saudável e ativo. Existem também as influências genético-biológicas e socioculturais ao longo de toda a vida.

Envelhecer com sucesso é fazer o melhor possível com os recursos físicos, sociais e psicológicos disponíveis. Ao longo do tempo, o acompanhamento médico de qualidade beneficia o processo de envelhecimento. Podemos resumir dois pontos principais da colaboração da medicina nesse processo:

– saúde integrada;

– inovação.

O primeiro reforça a ideia de o idoso possuir um time multidisciplinar cuidando de sua saúde. Oferecer tratamento em diversas frentes com diferentes profissionais, como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros.

Aqui também tratamos como saúde a qualidade de vida que é possível atingir com atividades complementares, como cuidados com a socialização, a autoestima, o emocional e o intelecto.

Já o segundo ponto, a inovação, deixa claro a necessidade de focar na saúde e não na doença. É um modelo baseado no monitoramento precoce de possíveis riscos.

A Omint sabe que o protagonista da sua vida é você. Por isso, desenvolvemos um programa especial que oferece todo o apoio para o seu bem-estar e melhores dias. Dessa forma, acreditamos que você poderá continuar curtindo sua vida, seus sonhos e desejos. Lembre-se: seu tempo sempre será AGORA.

O Programa 80+ Omint visa oferecer aos clientes de idade igual ou superior a 80 anos o apoio de excelentes geriatras credenciados e proporcionar o cuidado e acompanhamento, contando com um time multidisciplinar com a qualidade Omint de sempre.

Conte com a gente e venha fazer parte desta modernidade que é envelhecer com saúde e disposição!

Desenvolvemos um e-book especial pensado na longevidade e na saúde do idoso. Para acessá-lo, basta preencher este formulário e, em seguida, a nossa equipe entrará em contato para passar mais informações sobre o programa.

* Nome Inválido

* Número de telefone inválido

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso