Entrevista de desligamento: o que é e como ela pode ajudar a sua empresa

A entrevista de desligamento é uma prática muito importante tanto para o funcionário quanto para a empresa. Confira como fazê-la da melhor forma!

Publicado por Morgana Parisi

17 de abril de 2024

A entrevista de desligamento é uma etapa extremamente valiosa do processo de offboarding, que muitas vezes pode ser negligenciada pelos profissionais de RH.

Pensando na importância dessa prática, produzimos este artigo explicando o que é essa entrevista de desligamento e como fazê-la da melhor maneira possível. Confira!

 

O que é entrevista de desligamento?

A entrevista de desligamento, também conhecida como entrevista demissional, é uma conversa entre o colaborador desligado e o profissional de RH. O objetivo do bate-papo é coletar o feedback do funcionário a fim de melhorar o ambiente organizacional.

Vale ressaltar que a entrevista de desligamento deve acontecer independentemente de o funcionário ter sido desligado pela empresa ou se ele mesmo pediu demissão.

Nessa entrevista, a empresa e o RH se posicionarão de forma passiva, com o objetivo de entender os motivos que levaram àquela saída e o ponto de vista do ex-colaborador sobre o tempo em que esteve na organização.

É importante lembrar que não é momento de buscar culpados. A entrevista visa entender a percepção do colaborador sobre a situação atual da empresa. Por não possuir mais vínculo contratual com a empresa, provavelmente ele se sentirá mais confortável para dar feedback sobre as suas práticas.

 

Mas, afinal, por que a entrevista demissional é importante?

O processo de desligamento tem como meta principal a realização da demissão do funcionário e abrange questões burocráticas, estratégicas e emocionais. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para gente e gestão.

Quando feita de forma adequada e encarada como uma ação para desenvolvimento da organização, a entrevista de desligamento pode gerar diversos benefícios, como:

• diminuir a tensão entre a empresa e o ex-colaborador;
• evitar que o funcionário que está saindo se torne um detrator da empresa;
• melhorar a imagem da instituição;
• organizar questões legais entre as partes;
• evoluir o clima organizacional;
• avaliar os colaboradores que ficaram;
• aprimorar a atuação dos gestores;
• lapidar as contratações;
• reduzir o turnover.

 

Como conduzir uma entrevista de desligamento?

A forma de fazer a entrevista de desligamento faz toda a diferença nos resultados e na estratégia de gestão como um todo. É necessário ter em mente que esse pode ser um momento delicado para o ex-colaborador. Por isso, é fundamental que o entrevistador haja de forma respeitosa e humanizada.

Siga as dicas que listamos a seguir para direcionar o desligamento do funcionário da melhor maneira.

Pergunte se o profissional se sente à vontade: a entrevista demissional não deve ser obrigatória. Deixe claro para o ex-funcionário que ele pode dizer o que pensa. E, caso ele não tenha interesse, respeite a decisão e não insista. O importante é manter essa espaço aberto e a escuta ativa.

Escolha o momento certo: a entrevista deve ser feita alguns dias após o desligamento. Se realizada de forma imediata, a conversa pode ser afetada por questões emocionais. Você pode optar por aplicá-la no dia da entrega de documentação, ou pode realizá-la por telefone ou videochamada.

Garanta confidencialidade: é importante construir um ambiente de confiança com o ex-colaborador. É necessário assegurar a confidencialidade das informações para que a pessoa se sinta segura em compartilhar opiniões e percepções.

Planeje o bate-papo: faça um roteiro com os principais pontos que serão abordados e as perguntas.

 

13 perguntas para a entrevista de desligamento

Existem diversas perguntas que podem ser feitas na entrevista de desligamento. Algumas são mais específicas e dependem muito do ambiente de sua organização, mas as perguntas abaixo são frequentemente feitas. Confira!

1. Qual o motivo da saída da empresa?
2. Como era o relacionamento com seus colegas e superiores?
3. Como você se sentia em seu ambiente de trabalho?
4. Você acha que podemos melhorar a estrutura física da empresa? Como?
5. Você encontrou dificuldades nas ferramentas para fazer seu trabalho?
6. Quais pontos você acredita que podemos melhorar?
7. Quais pontos positivos você encontrou em trabalhar na empresa?
8. Qual a sua opinião sobre o salário e os benefícios oferecidos pela empresa?
9. Você acredita que a comunicação interna foi eficiente?
10. Houve algum obstáculo que possa ter impedido o seu crescimento na empresa?
11. Você tem algum comentário a fazer sobre o trabalho desenvolvido pela área de RH?
12. Você tem alguma recomendação em relação ao seu setor ou à empresa no geral?
13. Você trabalharia conosco novamente? Por quê?

 

Agora que você viu como uma entrevista de desligamento é importante para o ex-funcionário e para a empresa, não deixe de aplicar os conceitos apresentados nesse artigo.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso