Como escolher a melhor ferramenta de feedback para sua empresa

Quer melhorar a comunicação e o engajamento na sua empresa? Confira as melhores ferramentas de feedback neste guia especializado.

Publicado por Juliana Brito

14 de março de 2023

O feedback tornou-se parte primordial de organizações que buscam por processos otimizados e inteligentes. E, para viabilizar uma comunicação ainda mais efetiva e que agregue valor à cultura da empresa, as ferramentas de feedback são essenciais.

As ferramentas de avaliação de desempenho e feedback são fáceis de serem implementadas e oferecem oportunidades de crescimento não só para os colaboradores, mas também para a empresa como um todo.

Então, neste artigo, trouxemos 5 ferramentas de feedback que você pode utilizar na sua estratégia de gestão. Mas, antes, que tal falar um pouco sobre o que é feedback e sua importância para as empresas?

 

O que é feedback?

Feedback é o processo de fornecer informações sobre o desempenho de uma pessoa ou equipe com o objetivo de ajudá-las a melhorar e alcançar seus objetivos. É uma comunicação que ocorre quando alguém compartilha observações, avaliações ou opiniões sobre o comportamento, o desempenho ou resultados de um trabalho.

O feedback pode ser positivo, destacando qualidades e realizações da pessoa, ou negativo, apontando áreas que precisam ser aprimoradas.

Ele pode ser feito de maneira formal, por meio de processos estruturados de avaliação, ou informal, em conversas cotidianas.

Quando executado corretamente, o feedback pode ajudar a melhorar o desempenho de uma pessoa ou equipe, aumentando a motivação, o engajamento e a produtividade.

Importância do feedback na empresa

Dentro das empresas, o feedback organizacional é crucial para o sucesso e o crescimento da organização, uma vez que as informações coletadas são valiosas na tomada de decisões.

Empresas que adotam técnicas de feedback como prática regular demonstram compromisso com o desenvolvimento de seus colaboradores e o alcance de melhores resultados.

Entre essas e outras razões, confira alguns dos motivos que evidenciam a importância do feedback nas empresas:

  • ajuda na tomada de decisões;
  • auxilia a equipe a evitar erros de maior impacto;
  • promove a honestidade e a confiança;
  • possibilita a motivação pessoal (se for construtivo);
  • fortalece a cultura organizacional;
  • favorece o crescimento dos negócios;
  • impulsiona a conclusão de projetos no prazo.

 

Quais são os tipos de feedback?

Existem vários tipos de feedback que podem ser utilizados para fornecer avaliações e orientações construtivas. A seguir, veja os tipos mais comuns.

Feedback positivo

Avaliação que destaca qualidades, habilidades e realizações positivas do colaborador.

Feedback construtivo

Avaliação que indica áreas de melhoria, apontando pontos fracos e sugerindo alternativas para correção.

Feedback 360 graus

Processo em que o colaborador recebe feedback de múltiplas fontes, como gerentes, colegas de trabalho, subordinados e clientes.

Feedback formal

Tipo de avaliação estruturada que ocorre em um momento específico, como durante uma análise de desempenho anual.

Feedback informal

Conversa espontânea entre o colaborador e o líder, geralmente ocorrendo em situações cotidianas de trabalho.

Feedback positivo de reforço

Tipo de feedback que incentiva e reforça comportamentos positivos, motivando o colaborador a continuar se desenvolvendo.

Feedback corretivo

Tipo de feedback que indica comportamentos ou ações negativas que precisam ser corrigidas.

Feedback individualizado

Avaliação personalizada que considera as características e necessidades específicas de cada colaborador.

Avaliação de desempenho

Talvez seja o método de feedback mais clássico utilizado pelas empresas na gestão de pessoas. Por meio desse processo, pode-se avaliar de forma cuidadosa as habilidades comportamentais de cada colaborador e, a partir desse estudo, tomar as medidas adequadas para cada caso.

Feedforward

É o inverso do feedback, pois o foco são as ações futuras, em vez das passadas.

Nesse caso, a avaliação fica em torno do desempenho presente e como este informa as tomadas de ação para o futuro. Um exemplo são as trajetórias profissionais e os planos de desenvolvimento individual.

 

Feedback estruturado

O que é feedback estruturado?

No âmbito corporativo, feedback estruturado é um tipo de avaliação que segue um processo formal e organizado, com critérios predefinidos para avaliar o desempenho dos colaboradores.

Ele é planejado com antecedência e geralmente ocorre em intervalos regulares, como durante uma avaliação de desempenho anual.

Vantagens do feedback estruturado

O feedback estruturado é importante para a empresa porque ajuda a garantir que os colaboradores recebam uma avaliação consistente e equitativa, independentemente do avaliador.

Ele também auxilia a estabelecer metas claras e identificar áreas de melhoria específicas para o desenvolvimento do colaborador. Além disso, pode ser usado como uma ferramenta para definir planos de ação e para medir seu progresso ao longo do tempo.

 

5 ferramentas para avaliação de feedback

O que são ferramentas de feedback?

As ferramentas de feedback podem se referir a metodologias de feedback, como já vimos, mas também podem ser ferramentas digitais ou on-line que auxiliam gestores e recrutadores a terem mais agilidade e praticidade no processo.

No interesse de estruturar os processos de feedback e a avaliação de desempenho dos colaboradores, diversas ferramentas, softwares e aplicativos podem ser utilizados para digitalizar e concentrar as informações em um só lugar.

Por isso, hoje trouxemos 5 ferramentas de feedback que você pode começar a usar no seu negócio:

Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta gratuita que permite a criação de formulários dinâmicos, que podem ser utilizados para avaliação de desempenho e recolhimento de feedbacks.

A plataforma permite a personalização dos questionários e uma coleta de dados segmentada, facilitando a análise e compreensão das informações.

Survicate

Similar ao Google Forms, a Survicate permite o recolhimento de respostas em tempo real. Além disso, pode ser integrada a outras ferramentas e conta com planos gratuitos e pagos.

Wufoo

O Wufoo também é uma plataforma de formulários personalizados, que possui templates editáveis para cada objetivo do questionário, e tem um painel de recolhimento de dados.

Typeform

O Typeform possui como principal característica a humanização dos questionários, tornando-os mais atrativos e instigantes para o público-alvo. É uma plataforma muito popular para a criação de formulários de pesquisa de satisfação, NPS, pesquisa de mercado etc.

Feedz

A Feedz é uma plataforma de gestão de pessoas que conta com ferramentas de feedback integradas, além de gameficação e outras funcionalidades.

 

Como vimos até aqui, o feedback é um importante processo dentro das empresas. E as ferramentas de feedback são essenciais para viabilizar uma comunicação ainda mais efetiva que agregue valor à cultura organizacional.

O feedback é crucial para o sucesso e crescimento da organização, uma vez que as informações coletadas são valiosas na tomada de decisões e ajudam no aprimoramento do desempenho dos colaboradores e no crescimento do negócio.

Para isso, é necessário que o feedback seja bem estruturado e siga um processo organizado e predefinido, oferecendo maior objetividade, transparência e efetividade para a organização.

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