Como encontrar e contratar profissionais de TI

Veja dicas para facilitar o recrutamento e a seleção desse profissional tão importante e escasso no mercado

Publicado por Juliana Brito

8 de abril de 2022

A tecnologia é vital para as empresas. Sendo assim, contratar profissionais de TI é uma grande necessidade, mas também tem se mostrado uma dificuldade para muitos times de Recursos Humanos.

As posições de tecnologia, desenvolvimento, dados e afins são estratégicas, pois é a partir delas que ocorrem as transformações nos negócios. Mas a realidade é que há uma escassez de mão de obra especializada no Brasil.

Além disso, com as mudanças que o mundo e o mercado sofreram nos últimos tempos, surgiram demandas específicas para a atração e retenção desses profissionais. Neste texto vamos falar sobre esses pontos e ainda:

Desafios da contratação de profissionais de TI
Quem é e como encontrar um profissional qualificado
Retenção dos profissionais de tecnologi

Acompanhe até o final e veja as dicas para você encontrar os melhores talentos.


Desafios da contratação de profissionais de TI

O processo de atração e seleção de talentos sempre requer muita dedicação da equipe de Recursos Humanos. Quando falamos das áreas de tecnologia da informação, alguns fatores a mais precisam ser adicionados nessa soma, como a transformação constante do mercado.

O cenário para contratar profissionais em TI passa pelo desafio de ser uma área muito mutável. Sempre estão surgindo novas linguagens de programação e especialidades que a demanda de novos profissionais formados não consegue suprir.

Vamos falar mais sobre esses desafios do mercado de tecnologia.


Escassez de profissionais

Ainda que o setor de TI seja um dos que mais crescem no País, segundo relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da informação) até 2024 o Brasil precisaria de ter 70 mil novos profissionais no setor para ocupar as vagas que serão abertas, porém apenas 46 mil pessoas são graduadas na área a cada ano.

Além do déficit de formados, há ainda a questão da capacitação dos que se formam. Nem todos os diplomados conseguem atingir as expectativas e necessidades das vagas abertas.


A inovação não para

A velocidade do surgimento de novas tecnologias, inclusive as de programação, é muito alta. Softwares e hardwares mudam constantemente, o que gera a ininterrupta demanda por reciclagens técnicas na profissão. E o resultado disso é que, para os profissionais, se torna uma grande dificuldade acompanhar todas as novidades para poder aproveitar as oportunidades de trabalho que surgem.


Alta competitividade

Esse cenário de pouca mão de obra disponível e grande necessidade de atualização faz com que a competição entre empresas para a conquista desses profissionais seja muito alta.

A disputa pelos talentos gera contratações rápidas e com altos salários, o que não é possível para todas as companhias.

Como encontrar um profissional qualificado

Olhando para toda essa conjuntura, talvez surjam algumas dúvidas.

• Como encontrar um talento nesse mercado?

• O que é necessário para um recrutamento efetivo de um profissional de tecnologia?

• Qual o perfil desse candidato?

A primeira coisa que você precisa ter para encontrar um profissional qualificado é paciência. Afinal, é melhor uma seleção criteriosa em uma longa contratação do que um processo feito de forma corrida que se transformará em um desligamento tão rápido quanto.

Algumas características médias desses profissionais também precisam ser conhecidas:

1. sabem da sua importância;
2. desejam ser valorizadas e têm aspiração à liderança;
3. preferem flexibilidade em sua rotina;
4. anseiam por desenvolvimento profissional e educacional;
5. valorizam grande marcas empregadoras de seu mercado.


Comunicando a vaga

Com esse conhecimento prévio e sabendo das necessidades técnicas da posição a ser preenchida, lembre-se de que o processo de atração de candidatos começa por uma vaga interessante.

Não deixe de usar ferramentas, softwares e sites especializados no mercado para comunicar a posição em questão. Seja direto e muito específico ao explicar todos os requisitos da vaga e benefícios oferecidos.


Feedback no processo

Como falamos, o mercado de TI é muito concorrido e quem está em um processo seletivo geralmente está em mais de um. Portanto, invista em feedbacks em todas as etapas.

Sempre comunique em qual fase do processo o candidato está, qual a próxima etapa a ser cumprida, quantas são as etapas e se ele está indo bem ou mal.
Geralmente são necessários muitos testes para quem concorre a uma dessas vagas. Não saber a resposta sobre o resultado irá gerar ansiedade no candidato, o que pode fazer com que ele se torne um detrator, o que afetará a reputação da empresa no mercado. E indicações são muito importantes nesse setor.


Forme seus profissionais

Uma alternativa interessante para atrair candidatos é fazer a procura por profissionais em parceria com universidades. Por meio de um recrutamento de estagiários, a empresa terá a possibilidade de desenvolver e fidelizar seus talentos.


Retenção dos profissionais de tecnologia

Ao conseguir encontrar os candidatos desejados, não se esqueça da importante tarefa de trabalhar na retenção de talentos.

Há algumas dicas interessantes para transformar a sua empresa num lugar atraente para os profissionais de tecnologia e assim colocá-la em posição de destaque na grande competitividade que existe no meio.


Cultura da empresa e benefícios

Os profissionais desejam cada vez mais se alinhar com a cultura da corporação. Eles também anseiam por locais de trabalho onde os benefícios sejam mais interessantes e que exista mais flexibilidade.

Muitas vezes, os candidatos desistem do processo de seleção por não se identificarem com o fit da companhia ou até mesmo por a mesma não oferecer vantagens de acordo com as expectativas.

Para que sua empresa tenha sucesso na contratação desses profissionais, é necessário que você entenda as necessidades dos candidatos e como o mercado está funcionando no momento, conseguindo dessa forma ser mais atrativa para futuros colaboradores. Isso contribuirá – e muito! – para a motivação.


Employer branding

Investimento em employer branding é outra ação que poderá colocar a sua empresa em destaque e favorecer a retenção de talentos.

Muitos dos profissionais de TI analisam as referências da empresa antes de se decidirem por participar de um processo.

Além disso, com o employer branding realizado da melhor maneira, a chance de encontrar pessoas com fit cultural é maior, ocasionando a permanência na corporação.


Qualificação

Investir na qualificação dos profissionais que já estão em seu time pode ser muito mais rentável do que buscar por novas pessoas.

Além de proporcionar o desenvolvimento de seus colaboradores, há redução no custo, o que é importante para a empresa.

Procure promover programas de qualificação em hard skills e soft skills. Assim você estimulará o aprimoramento integral do seu time.


Atualização

Por mais que pareça redundante, não devemos deixar de lembrar da importância dos investimentos em equipamentos e tecnologias que melhorarão a produtividade do seu time.

Muitas vezes as ferramentas oferecidas são fator de decisão para os profissionais da área buscarem por outras empresas.

Desejamos que você tenha sucesso na sua busca por um novo integrante para seu time e, se você quiser saber mais sobre a retenção e atração, recomendamos que leia: “Pacote de benefícios, bem-estar e diversidade: estratégias de atração de jovens talentos”. Por meio desse texto, você irá saber mais sobre o que as novas gerações esperam do mercado de trabalho. É possível que a maioria dos seus candidatos em TI esteja contemplada entre os Millennials ou GenZ.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso