Empresa sem RH? Dicas para organizar seu time

Conheça as principais práticas para valorizar o capital humano da empresa e conquistar mais produtividade.

Publicado por administrator

4 de agosto de 2022

O profissional de Recursos Humanos (RH) é essencial em uma estrutura organizacional robusta e tem cada vez mais ganhado destaque por sua função estratégica. A escolha de colaboradores adequados à função e aos valores da empresa, a boa gestão do capital humano e a simplificação de processos burocráticos levam a empresa ao sucesso, à longevidade e ao aumento de produtividade. Mas, se sua empresa está sem RH e ainda não tem a possibilidade de contar com uma pessoa realizando esse trabalho, acompanhe nossas dicas.

Afinal o que é um departamento de Recursos Humanos?

O departamento de Recursos Humanos é responsável pela gestão dos colaboradores de uma empresa. Desde seu surgimento, no século 20, o profissional de RH é encarregado de mediar a relação entre o empregador e seus funcionários. Hoje, com o auxílio da tecnologia, o RH também é capaz de otimizar processos e reduzir custos.

Embora se faça bastante presente dentro de organizações de grande porte, o RH pode existir nas pequenas e médias empresas. A partir do momento em que uma companhia precisa contratar novos colaboradores, está apta a ter um profissional de RH para nortear o processo de seleção e recrutamento, e atuar em relação às pessoas e ao ambiente corporativo.

Como o RH atua dentro das organizações

Cabe ao profissional de RH implantar iniciativas para valorizar os colaboradores dentro da empresa, além de estimular o engajamento e o entusiasmo deles com o trabalho. A partir do conhecimento das habilidades e vocações dos colaboradores, é possível compreender como explorá-las da melhor forma para alcançar os objetivos estratégicos do negócio, fazendo com que se destaque no mercado. Uma empresa sem RH não teria essas possibilidades.

Investir na gestão de pessoas é investir no futuro da sua empresa

Atualmente as pequenas e médias companhias competem com novos negócios ou organizações consolidadas, que oferecem planos de carreira e benefícios estruturados. Por isso, se deparam com os principais desafios: a contratação de mão de obra qualificada, a capacitação e a retenção de funcionários.

Para que a sua empresa seja inovadora e apresente resultados satisfatórios, é necessário que haja bom nível de integração e motivação da equipe, esquema inteligente de comunicação interna e participação de todos os setores. Por isso, não deixe a sua empresa sem RH.

A importância dos benefícios na retenção de talentos

Se os pacotes de benefícios para funcionários já eram importantes para retenção e atração das gerações anteriores, para os jovens passa a ser uma questão essencial.

Afinal, mais do que complementar o salário, as vantagens ofertadas pelas empresas demonstram a sua preocupação com os seus colaboradores e os seus esforços em investir em pessoas. E isso é determinante na escolha de um novo emprego para as novas gerações.

Oferecer um bom pacote de benefícios, além dos obrigatórios por lei (FGTS, férias, 13º salário e vale-transporte), é uma forma de manter seus funcionários motivados, cuidar da saúde da sua equipe, diminuir o absenteísmo e promover o bem-estar, resultando na lealdade do colaborador.

Como mensurar o sucesso da gestão de pessoas?

Encontrar o talento certo e mantê-lo no time é essencial para construir uma empresa que se destaque no mercado. Para que as estratégias de gestão de RH deem certo, é preciso que estejam alinhadas aos objetivos e à missão da companhia, e que sejam sempre monitoradas.

Está no DNA das pequenas e médias empresas fornecer oportunidades de crescimento e de aprendizado rápido. Se forem aplicadas ferramentas de gestão de pessoas, as chances de gerar boas experiências aos colaboradores aumentam. Assim, aumentam as chances de alcançar os objetivos organizacionais.

As tendências em gestão de RH mostram que a retenção e a atração de novos talentos passam pela definição do propósito, pelas possibilidades de desenvolvimento dentro da empresa e pela autonomia e flexibilidade do trabalho.

Para saber mais sobre o assunto e entender os impactos de uma empresa sem RH, baixe agora o artigo completo e conheça as principais práticas para valorizar o capital humano da empresa e conquistar mais produtividade.

* Nome Inválido

* Nome da empresa inválido

* CNPJ Inválido

* Cargo inválido

* Número de telefone inválido

Tem interesse em receber contato da área comercial para obter mais informações:



Você deve validar o Captcha.


Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso