Hard e soft skills: as 5 mais difíceis de encontrar no mercado

Você sabe quais são as habilidades em falta no mercado? Pesquisa mostra que a maioria das empresas enfrentam desafios para encontrar profissionais qualificados.

Publicado por Juliana Brito

24 de novembro de 2023

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a busca por talentos com hard e soft skills se torna vital para as empresas que visam impulsionar seu desempenho.  

Para compreender melhor esse contexto, o site de empregos Indeed conduziu um levantamento envolvendo mais de 500 líderes de empresas em todo o país. 

A pesquisa analisou os obstáculos enfrentados pelas organizações ao procurar profissionais com as competências específicas necessárias para preencher suas vagas. 

Entre os entrevistados, 57% destacaram a dificuldade em encontrar candidatos com habilidades técnicas (hard skills), enquanto 52% relataram desafios ao identificar indivíduos com as habilidades interpessoais (soft skills) adequadas para os cargos disponíveis. 

A partir desses dados, nota-se a relevância do tema e a necessidade de as companhias adotarem estratégias eficazes para enfrentar esses desafios. 

Nesse artigo, você terá a oportunidade de entender o que são soft e hard skills, os desafios enfrentados e os planos de ação para apoiar no momento da contratação. Aproveite a leitura! 

 

O que são soft e hard skills? 

Mesmo não sendo possível traduzir os termos de forma literal, qual a diferença entre soft e hard skill? 

Na tradução do inglês, a palavra “skills” significa “habilidades”. A partir disso, compreende-se que soft skills são as habilidades interpessoais, ou seja, características subjetivas e relacionadas à personalidade do candidato.  

Já as hard skills são habilidades técnicas, ou seja, competências associadas ao domínio do conhecimento técnico do profissional. 

 

Quais são as hard e soft skills em falta no mercado? 

Estar aberto a novas possibilidades de aprendizado é um dos passos mais importantes para se manter em alta no mercado de trabalho e aprimorar as hard e soft skills ajudam nesse processo. Além disso, é essencial acompanhar as constantes mudanças do cenário profissional. 

Ainda, segundo a pesquisa conduzida pelo site de empregos Indeed, as cinco principais hard skills mais difíceis de encontrar nos atuais candidatos são: 

– cibersegurança e metaverso (46%);
– digital e TI (43%);
– robótica (42%);
– falar outros idiomas (40%);
– desenvolvimento de software e codificação (37%). 

Já no contexto de contratação atual, as cinco soft skills que mais desafiam os tomadores de decisão são:

– resolução de conflitos (40%);
– proatividade (35%);
– pensamento crítico e lógico (35%);
– atenção aos detalhes (34%);
– empatia (32%). 

 

Desafios durante o processo de contratação 

Com o conceito do que são soft e hard skills em mente, podemos compreender o cenário das adversidades que os gestores e recrutadores enfrentam para identificar o candidato certo. 

Durante a pesquisa, os entrevistados foram questionados sobre a característica mais desafiadora de encontrar em um candidato. As hard skills conquistaram o topo da lista, com 34% das respostas indicando que são as competências mais difíceis de detectar. 

As soft skills ocuparam a segunda posição, com 26%, demonstrando que as habilidades interpessoais também são altamente valorizadas pelos recrutadores.  

Em terceiro lugar, 24% dos entrevistados destacaram a importância dos anos de experiência, enquanto 16% enfatizaram a relevância de diplomas, certificações e treinamentos na busca por candidatos ideais.  

Diante da necessidade de profissionais cada vez mais adequados às exigências do mercado, nota-se uma mudança significativa: cerca de 87% dos entrevistados afirmaram que atualmente buscam indivíduos com hard skills diferentes de três anos atrás. Já 86% afirmam que o mesmo padrão de busca também se enquadra para as soft skills. 

A boa notícia é que os candidatos podem encontrar o emprego dos sonhos e os recrutadores o candidato que tenha o perfil da vaga.  

Além de estar aberto a novas possibilidades, esses dados revelam a importância da adaptabilidade e da atualização contínua para profissionais que desejam se manter competitivos em um mercado de trabalho dinâmico e em constante transformação. 

 

Transforme os desafios em oportunidades  

É fato que temos um desafio em mãos para promover a evolução e o bem-estar corporativo

Mas o que gestores e recrutadores podem adotar em termos de estratégia para melhorar tanto os processos de contratação quanto o aprimoramento das equipes existentes? 

 

O momento da contratação 

Antes de dar início à busca pelo candidato ideal, é importante realizar uma análise detalhada das necessidades específicas relacionadas à vaga em questão, e até mesmo elaborar uma lista abrangente dos critérios de aderência à cultura organizacional, visando atingir uma contratação que faça sentido para ambos os lados. 

A fase de seleção dos candidatos é um momento crucial, pois é nessa etapa que o avaliador tem a oportunidade de checar as habilidades comportamentais, técnicas e interpessoais. 

Como exemplo, consideremos as cinco soft skills mais desafiadoras de encontrar no mercado. Como método de avaliação, é possível aplicar testes que mensurem a resiliência do profissional, como ele aplica o pensamento crítico diante dos desafios comuns da rotina de trabalho e sua habilidade em resolver conflitos de forma construtiva. 

Além disso, podem ser avaliadas a proatividade do candidato, sua atenção aos detalhes e a empatia demonstrada em situações hipotéticas ou reais. 

Por outro lado, as hard skills também podem ser equacionadas por meio de testes práticos, simulações e entrevistas. Isso inclui aferir o conhecimento técnico do profissional, se ele domina outras línguas e se possui as habilidades necessárias para desenvolvimento de software, por exemplo. 

Nesse momento, o recrutador deve utilizar uma combinação de métodos de avaliação, incluindo entrevistas, dinâmicas de grupo e testes, para obter uma imagem abrangente do candidato, tanto em termos de suas competências técnicas quanto interpessoais.  

Isso faz com que a contratação seja bem-sucedida e que o candidato escolhido represente uma somatória valiosa para a equipe e a organização como um todo. 

 

Desenvolva habilidades na sua equipe 

Aqui você pode estar se perguntando: “E quanto aos talentos já presentes em minha empresa? É possível desenvolver suas soft e hard skills?”. A resposta é positiva! 

O desenvolvimento de habilidades é fundamental para o crescimento e o aprimoramento profissional. E, como parte dessa estratégia, estão: 

– treinamento e desenvolvimento interno;
– programas de mentoria;
– política de feedback;
– reconhecimento e recompensas;
– entre outros. 

É essencial estabelecer critérios que incentivem os funcionários a buscarem oportunidades de desenvolvimento, como fundo financeiro para cursos relevantes, acesso a eventos e workshops internos, que abordem tópicos de interesse da área, e até aprendizado on-line, disponibilizando plataformas de educação, que permita o funcionário aprender no próprio ritmo. 

Investir no desenvolvimento de habilidades dos colaboradores não apenas os torna mais eficazes em suas funções, como favorece a motivação e o comprometimento com a empresa. 

A consequência disso é um desempenho superior e um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. 

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