Quais são os tipos de Seguro de Vida?

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o Seguro de Vida vai muito além da cobertura de morte.

Publicado por Juliana Brito

6 de setembro de 2022

O Seguro de Vida é um produto de proteção financeira que ajuda pessoas a lidar com imprevistos com mais tranquilidade. No entanto, como existem diversas aplicabilidades, é necessário avaliar quais coberturas se adequam melhor ao momento de vida de cada um.

Para ajudar você a entender melhor como funciona o Seguro de Vida e quais são as coberturas mais comuns no mercado, elencamos as informações mais importantes sobre o assunto. Neste artigo, você vai conferir:

O que é Seguro de Vida e para quem é indicado?
Quais os tipos de Seguro de Vida?
O que são coberturas e quais as mais comuns?
O que são assistências?
Como escolher o melhor Seguro de Vida?

 

O que é Seguro de Vida e para quem é indicado?

O Seguro de Vida é um produto pensado para que você tenha segurança financeira, e isso pode ser aplicado em diversos contextos. Sabemos que no dia a dia alguns imprevistos podem acontecer, como um acidente ou algum tipo de doença. Nesses momentos, você deveria pensar apenas em se recompor fisicamente, sem ter que se preocupar com a qualidade de vida e padrão financeiro da sua família. E é para isso que o seguro de vida existe.

Além de oferecer essa tranquilidade, o Seguro de Vida também auxilia na manutenção dos seus planos a longo prazo, como garantir que o futuro dos seus filhos não seja interrompido por nenhum imprevisto. Ou seja, é possível garantir a sua segurança e a da sua família.

Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o segmento de seguros de vida cresceu 17,8% em 2022 em relação a 2021. Um resultado esperado após o início da pandemia, fase em que as pessoas passaram por muitos momentos de insegurança, principalmente financeira.

Você pode estar se perguntando como isso funciona de fato. Neste blogpost, explicamos detalhadamente como funciona a contratação do Seguro de Vida, esclarecimento de termos, o que são assistências e coberturas e outras dúvidas que podem surgir em relação ao funcionamento do produto.

 

Quais são os tipos de Seguro de Vida?

Como cada indivíduo possui necessidades diferentes, o seguro de vida oferece diversas aplicabilidades, alinhadas a cada momentos de vida do segurado. Por isso, os produtos disponíveis no mercado são muitos e têm o objetivo de ser o mais personalizado possível.

O Seguro de Vida pode ter estruturas contratuais completamente distintas: tradicional, temporário ou vitalício, com coberturas adicionais ou não, assistências gratuitas ou pagas, valores personalizados, periocidade de pagamento diferente e, ainda, apresentar capitais segurados de acordo com a sua necessidade. Vamos entender um pouco melhor a seguir.

Seguro de Vida Tradicional

O Seguro de Vida Tradicional é o mais comum disponível no mercado. Ele tem cobertura vitalícia, ou seja, pode durar a vida toda desde que o segurado mantenha os pagamentos ao longo de toda a vida. Sua renovação é anual e tanto o valor pago como o capital segurado sofrem reajustes ano a ano. O seguro de vida Tradicional tem os menores custos do mercado.

Além disso, o Seguro de Vida não serve apenas em caso de falecimento do segurado, podendo ser utilizado em outros momentos. Invalidez ou diagnóstico de uma doença grave são situações em que o seguro pode ser acionado em coberturas específicas. Assim o seguro de vida garante que você e sua família mantenham a mesma qualidade de vida sem precisar gastar sua reserva financeira.

Seguro de Vida Temporário

O Seguro de Vida Temporário diferencia-se do Tradicional principalmente pelo período de vigência. Como o próprio nome já diz, é perfeito para aquele momento de vida em que você está cheio de planos (financiamento, estudo dos filhos, viagens) e gostaria de realizá-los com mais segurança.

Dessa forma, você escolhe por quanto tempo precisa de um capital segurado adicional, o tempo de vigência e período de pagamento será preestabelecido. Enquanto durar o contrato você estará segurado para que esses planos se realizem, mesmo que haja algum imprevisto no caminho.

 

O que são coberturas e quais as mais comuns?

Quando um Seguro de Vida é contratado, além de avaliar o seu momento de vida, também é necessário adentrar-se as coberturas que o produto vai lhe fornecer.

Sabemos que uma das funções do Seguro de Vida, principalmente do Tradicional, é garantir a proteção financeira da família, caso o segurado venha a falecer. Mas o ideal é pensar que o Seguro de Vida pode ampará-lo em outros momentos também. Além do falecimento do segurado, o Seguro de Vida pode cobrir doenças e acidentes. Os tipos de acidentes e doenças cobertos estão descritos corretamente em cada apólice e podem variar de seguradora para seguradora.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos mais comuns de cobertura.

Morte ou morte acidental: garante aos beneficiários o pagamento total do capital segurado caso o contratante faleça por causas naturais ou por morte acidental. Nesse tipo de cobertura, a sua família é amparada no caso da sua ausência e garante que o padrão de vida continue sendo o mesmo.

Invalidez: garante o pagamento de indenização para o beneficiário, sempre proporcional à sua incapacidade física. Nesse caso, a indenização funciona ainda em vida para o beneficiário.

Doenças graves: garante o pagamento do capital segurado ao beneficiário em caso do diagnóstico definitivo de doenças preestabelecidas pela seguradora em condições gerais.

Funeral: garante o reembolso para a família com as despesas necessárias para o funeral do segurado.

É importante lembrar que cada seguradora possui coberturas e regras específicas. Por isso, é necessário verificar com o seu corretor como cada uma delas funciona antes da contratação.

 

O que são assistências?

Quando você contrata o Seguro de Vida, um dos benefícios do produto é a possibilidade de incluir assistências no contrato. Isso significa que, dependendo do Seguro de Vida que você contratou, alguns serviços podem ser adicionados e acionados quando você tiver algum imprevisto. Ou seja, as assistências são serviços prestados ao beneficiário durante a vigência do contrato do Seguro de Vida. Vamos conferir alguns exemplos?

Assistência residencial: esse tipo de assistência pode auxiliar o segurado em serviços como encanador, eletricista, chaveiro, entre outros. O segurado conta com apoio para imprevistos que podem acontecer na sua casa.

Assistência pet: seu bichinho de estimação também pode ter muito mais conforto. Uma assistência pet pode cobrir consultas, transporte e até mesmo aplicação de vacinas.

Aconselhamento psicológico: é possível que o segurado acione um serviço de atendimento psicológico por meio do Seguro de Vida. Nesse tipo de assistência, o beneficiário pode conversar com profissionais disponíveis para aconselhamento.

Ou seja, os benefícios das assistências são muitos: mais praticidade, agilidade e segurança para o seu dia a dia. Afinal, quando esse tipo de problema aparece, ninguém quer ter ainda mais dor de cabeça, certo?! Por isso, quando acontece e você possui um Seguro de Vida, só é preciso acioná-lo, sem se preocupar em procurar profissionais de confiança para prestar o serviço.

Para cada tipo de assistência e a depender do produto contratado, existem regras para a solicitação da assistência. Isso precisa ser conferido e esclarecido com o seu corretor no momento da contratação do produto, okay?

 

Como escolher o melhor Seguro de Vida para mim?

Conforme você viu, existem diversos tipos de Seguro de Vida no mercado e você pode escolher o que melhor se adequa ao seu perfil, principalmente de acordo com os seus objetivos e momento de vida.

O ideal é procurar um corretor e conversar sobre sua história, os motivos da procura pelo Seguro de Vida e manter um diálogo aberto. Dessa forma, é possível encontrar a melhor solução para você.

A Omint possui diversos tipos de Seguro de Vida, adequados para cada objetivo. Quer conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e os conheça melhor.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso