Ortodontia: O que é, quais os tipos e como funcionam os tratamentos

A ortodontia é a especialidade que faz correções de imperfeições dentais e faciais com aparelhos fixos ou removíveis. Confira nosso artigo completo!

Publicado por administrator

6 de fevereiro de 2018

Os antigos já diziam: a saúde começa pela boca.

Os cuidados com a saúde bucal e facial são diversos, e cada dia mais populares. O papel do dentista no bem-estar tem se tornado cada vez mais importante. E uma das especialidades mais procuradas é a ortodontia.

O ortodontista, dentista especialista em ortodontia, tem uma atuação direta no sorriso e autoestima dos pacientes. Já que os procedimentos podem ser feitos de forma preventiva e corretiva.

Caso seu dentista tenha indicado o uso de aparelho dentário e você esteja na dúvida sobre que especialista procurar, os tratamentos e benefícios, reunimos neste artigo todas as informações que você precisa saber. Confira!

O que é ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade que visa a correção das imperfeições dentais e faciais através de aparelhos fixos ou removíveis.

Cria-se um equilíbrio entre os maxilares e tecidos circunvizinhos para que ocorra uma correta mastigação, que por sua vez é o início do ciclo da digestão dos alimentos. A harmonia facial envolve a oclusão dos dentes e suas bases ósseas, o que garante uma mastigação correta.

Quando a prevenção ortodôntica é realizada, além de evitar problemas futuros, ganha-se saúde de uma forma geral, pois, mastigando melhor os alimentos, eles serão melhor absorvidos pelo organismo.

Quando é indicado o tratamento?

O tratamento ortodôntico será indicado se for diagnosticado o mau posicionamento dentário ou esquelético. Apenas um dentista pode determinar se o caso irá se beneficiar do tratamento ortodôntico.

No entanto, alguns problemas comuns são conhecidos e podem ser indicativos da necessidade de uso de umaparelho dental:

Problemas comuns:

  • Classe I – As arcadas dentárias estão bem-posicionadas, mas não há espaço suficiente para que todos os dentes se acomodem.
  • Mordida aberta – Quando, na mordida, os dentes inferiores não tocam os superiores.
  • Mordida cruzada – Quando, na mordida, os dentes superiores ficam por dentro dos inferiores.
  • Mordida profunda – Quando, na mordida, os dentes superiores cobrem os dentes

Qual a melhor idade para o tratamento?

Atualmente o tratamento ortodôntico, com as técnicas e materiais modernos, pode beneficiar desde uma criança com problemas em estágio inicial, até um adulto com problemas em níveis mais avançados.

A criança, a partir do nascimento, deve ser acompanhada por um odontopediatra, que dará orientação adequada quanto à prevenção dos maus posicionamentos dentários. Quando necessário, será indicado um tratamento ortodôntico.

Alguns problemas precisam de tratamento já aos 4 anos de idade! Portanto, é importante estar atento aos sinais de um possível problema dentário ou esquelético, independentemente da idade.

O adulto, muitas vezes, necessita de tratamento devido a alguns sintomas como dores de cabeça, dores e estalidos na face (músculos e/ou articulações), dores e zumbidos nos ouvidos, pouca abertura de boca etc. Estes sinais podem ter sua origem em um mau posicionamento dentário. Muitos deles são difíceis de serem percebidos e somente o dentista poderá detectá-los e indicar o melhor tratamento.

Quais os tipos de tratamentos ortodônticos?

Tratamento ortodôntico em crianças

Fase I – É o período de tratamento preventivo, através de aparelhos fixos e/ou removíveis.

São dadas as condições para que os dentes permanentes erupcionem corretamente.

Fase II – É o período de tratamento corretivo, isto é, o problema já está instalado.

Através do aparelho fixo serão corrigidos todos os dentes que se apresentem mal posicionados.

Tratamento ortodôntico em adultos

Atualmente muitos adultos estão se submetendo ao tratamento ortodôntico. Isto se deve, principalmente, às técnicas inovadoras e aos materiais modernos, que permitem que você, mesmo com aparelho, continue com as suas atividades normais.

Tratamento ortodôntico/cirúrgico

Quando há um problema envolvendo tamanho de base óssea na idade adulta, é indicado o tratamento ortodôntico associado à cirurgia ortognática. Primeiro os dentes são corrigidos com aparelho ortodôntico fixo ou alinhadores invisíveis, e depois, na etapa cirúrgica, são corrigidos os problemas esqueléticos (tamanho da base óssea).

Quais são os benefícios do tratamento ortodôntico?

O maior resultado do tratamento é propiciar melhora sensível da autoestima do paciente através da excelência estética, além do menor índice de cáries e menor acúmulo de tártaro pela facilidade de higienização dos dentes quando estão corretamente alinhados.

Com os dentes em posições corretas, ocorre uma melhor distribuição das forças oclusais durante a mastigação, protegendo as raízes dos dentes, os ossos de sustentação, as gengivas e as articulações têmporo-mandibulares.

Quais são os tipos de aparelhos usados em tratamentos ortodônticos?

Apesar de serem os mais conhecidos, os aparelhos metálicos, não são os únicos tipos de aparelhos ortodônticos.

A escolha do tipo de aparelho e tratamento deve ser feita pelo ortodontista de acordo com as necessidades de cada paciente. Mas os principais tipos de aparelho indicados pelos ortodontistas são:

• alinhadores invisíveis — a correção é feita por meio do uso de placas transparentes, trocadas diversas vezes durante o tratamento, conforme os dentes do paciente se movem;

• aparelho fixo estético — os já populares “aparelhos transparentes”, cujas peças são feitas de material da cor do dente e são mais discretos que o modelo metálico;

• aparelho fixo tradicional — aparelhos metálicos fixos aos dentes;

• aparelho móvel — podem ser indicados em qualquer fase do tratamento, tanto para crianças quanto adultos.

Atualmente, o uso de alinhadores (Invisalign) para correção das alterações de posicionamento dos dentes é a forma mais estética de tratamento ortodôntico, com resultados semelhantes aos obtidos com tratamentos convencionais.

Como funcionam os alinhadores invisíveis?

Este tratamento consiste no uso de placas de acetato transparentes, que ao serem colocados movimentam os dentes gradualmente. O princípio dos alinhadores dentais transparentes é o mesmo dos aparelhos convencionais. Porém, a possibilidade de uso varia de acordo com o caso do paciente, já que não é recomendado para todos os casos.

E os aparelhos convencionais?

Os aparelhos fixos convencionais atuais permitem um tratamento realizado em menor espaço de tempo, com necessidade de aplicação de menos força sobre os dentes, gerando menos desconforto ao paciente.

Faça acompanhamentos regulares com seu dentista, pois, somente ele terá condições de acompanhar sua saúde bucal e diagnosticar a necessidade de um tratamento ortodôntico.

E se você precisar de um ortodontista qualificado e de confiança, na Clínica Omint Odonto e Estética, você encontra uma equipe altamente certificada e com equipamentos de última geração. Lá você pode ter acesso ao Invisalign, e também à aparelhos ortodônticos e   removíveis ou fixos, aparelhos estéticos (transparentes) e metálicos.

Visite uma das unidades ou faça um agendamento por aqui!

Unidade Berrini – CRO: 10732
Responsável Técnico: Dr. Milton Maluly Filho – CRO: 38955

Unidade Vila Omint – CRO 5623
Responsável Técnico: Dr. Maurício Bellonzi Abissamra – CRO: 40238

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso