Procedimentos Estéticos

Conheça diferentes métodos de clareamento dental que deixam o sorriso ainda mais bonito

Publicado por administrator

6 de fevereiro de 2018

Facetas em Resina
A parte frontal do dente é ligeiramente desgastada para evitar que o novo dente fique muito saliente. A superfície do dente é preparada com um ácido suave. O composto de resina da mesma cor dos dentes vizinhos é aplicado e esculpido na forma, endurecido com uma luz polimerizadora e, finalmente, alisado e polido.

O resultado estético geralmente é bom mas, com o tempo, perde o brilho pela ação de cremes dentais abrasivos, ingestão de álcool e outros fatores externos.

 

Laminados em Cerâmica
Os laminados em cerâmica são peças delicadas confeccionadas em cerâmica de alta resistência, que recobrem a face externa dos dentes escurecidos, manchados ou pigmentados que não respondem ao clareamento.

É necessário desgastar a face externa dos dentes a serem recobertos com essa lâmina, que é colada através de uma cimentação adesiva com resinas foto ativadas, proporcionando um sorriso novo. Não perdem o brilho, pois não sofrem a ação dos abrasivos externos. Na maioria dos casos, todo esse processo requer duas sessões para sua realização.

 

Lentes de Contato
As lentes de contato são lâminas extremamente finas e delicadas, confeccionadas em cerâmica de alta resistência como nos laminados, porém não necessitam de desgaste nenhum dos dentes a serem recobertos. Como analogia, dizemos que são como “unhas postiças” colocadas sobre as faces externas dos dentes, mas permanentes. Apesar de extremamente finas, são resistentes, oferecem excelente estética e não se soltam.

É comum os dentes ficarem amarelos com o tempo, mas outros fatores também escurecem os dentes. Alguns deles são:

• Café, chá, vinho tinto, cigarro;
• Muito tártaro acumulado.
Além destes, existem fatores internos que provocam manchas ou o escurecimento dos dentes:
• A perda de vitalidade, por diversos fatores, deixando-o escurecido;
• Tratamento com determinados antibióticos no período de formação dos dentes;
• A ingestão exagerada de flúor durante a formação dos dentes, desde o nascimento até os 16 anos;
• O envelhecimento normal das pessoas.

 

Maneiras eficientes de clarear os dentes
Existem vários métodos seguros e eficazes que promovem o clareamento dos dentes. Consulte seu dentista, ele irá analisar o estado de seus dentes e o resultado que você deseja, determinando qual o melhor tratamento para você.
Ele analisará:
• O grau e tipo de mancha;
• O estado da estrutura dentária;
• O formato estético;
• Quantidade de placa bacteriana presente sobre os dentes.
Um dentista é capaz de remover a maior parte das manchas externas causadas por alimentos ou cigarro. Além das visitas regulares ao dentista, a utilização de cremes dentais e uma escovação adequada, com fio e escova dental, previnem a formação destas manchas.

 

Clareamentos dentais realizados na Clínica Odontológica Omint:
• Clareamento auto aplicação;
• Clareamento em consultório.

 

Clareamento Auto Aplicação
Uma moldeira de silicone é confeccionada para cobrir totalmente os dentes. Um gel específico é colocado internamente na moldeira, em contato com a superfície externa dos dentes. O tempo de aplicação varia de acordo com o tipo e com a concentração do gel utilizado. O profissional dentista indicará o melhor tipo e a concentração mais adequada para cada situação.

 

Clareamento em consultório
O procedimento é realizado em consultório e requer várias visitas para conseguir o resultado desejado. Para a realização da técnica, a gengiva é protegida, e aplica-se o gel clareador fotoativado sobre a superfície do dente. O clareamento se inicia após a ativação da substância clareadora através de uma luz especial (ex: laser de baixa potência ou led).

 

Diferenças entre os 2 métodos
Os dois métodos são indicados para o clareamento de manchas externas antigas e internas. O Clareamento Auto Aplicação é o método mais eficiente, duradouro, e o que apresenta melhores resultados. O Clareamento em Consultório tem uma menor durabilidade, e pode causar maior sensibilidade. É indicado quando o paciente precisa de um tratamento estético mais urgente, devendo sempre ser complementada com a técnica de Auto Aplicação.

 

Cuidados durante o clareamento
Com a chegada dos novos compostos para clareamento, hoje em dia não há mais a necessidade da “dieta branca”, ou seja, durante o processo é liberada a ingestão de alimentos com corantes como café, vinho tinto, chás escuros, chocolates, entre outros.

 

Na Clínica Omint, profissionais capacitados utilizam técnicas inovadoras, garantindo a qualidade do tratamento e satisfação do paciente.

 

Unidade Berrini – CRO: 10732
Responsável Técnico: Dr. Milton Maluly Filho – CRO: 38955

Unidade Vila Omint – CRO 5623
Responsável Técnico: Dr. Maurício Bellonzi Abissamra – CRO: 40238

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso