Sorriso e autoestima: como a odontologia pode ajudar você?

Manter o sorriso e a autoestima em dia é essencial para se sentir mais seguro e confiante. E a odontologia estética tem papel fundamental. Confira no artigo!

Publicado por Juliana Brito

29 de novembro de 2022

1. O que é autoestima?
1.1. Qual a importância da autoestima?
1.2. Como a estética influência na autoestima e na saúde?
2. Como a odontologia estética pode ajudar?
3. Quais os benefícios dos procedimentos estéticos na autoestima?
4. Como encontrar um profissional qualificado?

 

O autocuidado e a autoestima são valores que têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Afinal, por meio desse processo de aperfeiçoamento, encontramos bem-estar e felicidade.

O caminho do autocuidado passa pela saúde física e mental. Mas e a saúde bucal? O sorriso e a autoestima estão interligados, e a odontologia pode ter um papel fundamental na busca por qualidade de vida.

É primordial deixar claro que a odontologia estética vai muito além de promover dentes bonitos, podendo oferecer soluções que impactam diretamente as questões que afetam a baixa autoestima.

Mas, antes de nos aprofundarmos nos benefícios da odontologia, vamos entender melhor o que é a autoestima e sua importância. Confira!

 

O que é autoestima?

É um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre o próprio valor, competência e adequação. Essa visão sobre si mesmo pode refletir de forma positiva ou negativa na forma como nos vemos e interagimos com os outros, afetando nossa autoconfiança.

Os fatores que podem impactar de forma negativa a autoestima são desenvolvidos a partir de diversas fontes, podendo ser internos e externos. Porém, independentemente de onde partem, causam sentimentos de inferioridade e incompetência.

 

E qual a importância da autoestima?

A autoestima tem papel fundamental em nossos sucessos e fracassos. Pois, quando se tem autoconfiança e uma atitude positiva sobre si mesmo, há uma tendência maior de conquistarmos nossos objetivos, já que nos sentimos motivados a trabalhar por eles.

Enquanto isso, a baixa autoestima pode nos causar dúvidas sobre nosso potencial, medos dos riscos e de se colocar à frente para alcançar o que se quer, já que as relações interpessoais são diretamente afetadas pela forma como nos vemos. E o julgamento social tem grande impacto em nossas decisões.

Quando se fala em relações e socialização, um dos fatores que mais impacta na baixa autoestima é a insatisfação com a estética, seja corporal ou física. E, diferentemente do que muitos podem pensar, essa frustração não é supérflua e pode desencadear transtornos, tristeza e até mesmo depressão.

Portanto, o cuidado com a estética facial, dental e corporal não é uma preocupação vazia. É na verdade uma forma de autocuidado muito importante para todos.

 

Como a estética influência na autoestima e na saúde?

A falta de autoestima pode ocasionar diversos problemas de saúde física e mental por conta da nossa percepção individual. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu em 1947 que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas também “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

A estética tem como objetivo encontrar e mostrar a melhor versão de cada pessoa. Por meio de procedimentos estéticos, podemos fortalecer a autoimagem e trazer benefícios físicos e até psicológicos para aumentar a qualidade de vida.

 

Mas, como a odontologia estética pode ajudar?

Você já deve ter visto a frase: a saúde começa pela boca. Que apesar de clichê, é verdadeira. Afinal, muitas doenças como AVC, diabetes e problemas cardíacos podem ser desenvolvidas por conta de uma má higiene bucal.

A ida ao dentista regularmente, o uso de aparelhos ortodônticos e o cuidado com a saúde bucal podem favorecer a saúde, promovendo benefícios que vão muito além de dentes brancos e bonitos.

Você sabia que diversos distúrbios do sono podem estar relacionados à saúde da boca? A odontologia do sono tem um papel importante na hora de cuidar de patologias como bruxismo e distúrbios respiratórios.

Além disso, sorriso e autoestima são sinônimos. Poder sorrir sem se preocupar com a aparência dos nossos dentes pode trazer grande alívio em situações sociais e profissionais.

E, caso haja alguma imperfeição nos dentes, podemos manter nosso sorriso e autoestima em dia por meio de procedimentos estéticos odontológicos simples. Confira, a seguir, alguns dos principais!

 

Clareamento dental

Procedimento que pode ser realizado em consultório ou com o uso de moldeiras com produtos aplicados em casa. Em ambos os casos, o processo é feito e orientado pelo dentista, que pode decidir com você a melhor opção.

Lentes e facetas

São correções feitas de porcelana que visam a deixar o sorriso mais harmônico. A indicação de uma ou outra depende do resultado que se tem como objetivo e deve ser orientado pelo dentista.

Restaurações

São correções realizadas para reconstruir a estrutura do dente destruída por cáries ou fraturas. Essas restaurações são feitas em resina, sendo necessário maior cuidado para manter a estabilidade da cor.

Aparelhos ortodônticos

São as aplicações mais conhecidas e comuns no processo de correção dentária. No entanto, hoje existem modelos cada vez mais modernos, como os alinhadores invisíveis – um exemplo deles é o Invisalign.

No entanto, a preocupação com os dentes não é a única área estética na qual a odontologia pode atuar para melhorar a autoestima. Diversos procedimentos estéticos no rosto são realizados por clínicas odontológicas visando ao cuidado da autoimagem.

 

Quais os benefícios dos procedimentos estéticos na autoestima?

Procedimentos estéticos para o rosto – como harmonização facial, aplicação de toxina botulínica e preenchimentos – são fundamentais na manutenção da autoestima e do fortalecimento da autoconfiança.

Esses procedimentos podem ser usados de forma preventiva, como é o caso da toxina botulínica, que pode ser aplicada para suavizar linhas de expressão e prevenir a formação de rugas permanentes.

Já os bioestimuladores, que atuam na estimulação de colágeno para deixar a pele mais lisa, firme e hidratada, também podem ser aplicados como forma de correção de imperfeições e ajustes pontuais.

Esses procedimentos podem ser feitos de forma conjunta ou isolada, mas oferecem ao paciente resultados que impactam de forma positiva diretamente na visão de si mesmo, trazendo maior satisfação pessoal.

No entanto, é necessário cuidado para realizar esse tipo de procedimento. Contar com um profissional qualificado, equipe de apoio e equipamentos de alto padrão são diferenciais que garantem a melhor experiência e resultado.

 

Como encontrar um profissional qualificado?

Para encontrar profissionais qualificados para cuidar do seu sorriso e autoestima, o ideal é sempre pesquisar muito sobre a clínica e não ter medo de perguntar.

Pois, apesar de serem procedimentos simples, todos precisam de muito estudo, dedicação e certificações para serem realizados da forma correta.

Não confie em procedimentos com valores muito baixos. Afinal, os produtos utilizados em todos os procedimentos citados podem ter valor mais elevado, fazendo com que realmente todo o processo fique mais caro. Mas priorize a segurança.

Converse com o profissional que irá realizar o procedimento no seu rosto ou na boca e discuta as melhores opções e procedimentos para o seu caso específico. Esclareça todas as suas dúvidas e depois faça a sua escolha. Dessa forma, as chances de você ficar satisfeito com o resultado são as maiores possíveis.

A Clínica Omint Odonto e Estética conta com os mais avançados equipamentos e técnicas de estética dental e facial para atendê-lo. Nossos profissionais são altamente qualificados e estão preparados para analisar, diagnosticar e indicar o melhor procedimento para a sua necessidade.

Venha conhecer as nossas unidades! Faça seu agendamento para uma avaliação. E nos siga na nossa página do Instagram para estar sempre por dentro das novidades.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso