Três tendências de cuidado com odonto estética e seus benefícios

Publicado por Juliana Brito

19 de setembro de 2022

Os benefícios em cuidar da estética facial vão além de melhorar a aparência.

Muitas pessoas estão em busca de um sorriso mais harmônico e um rosto mais simétrico, pois são nossos cartões de visita. Por isso, é importante conhecer os procedimentos e os benefícios da odontologia estética, da harmonização facial e da toxina botulínica.

A odontologia evoluiu com o passar do anos. Antes, a maior preocupação era com o tratamento de doenças bucais tanto de forma preventiva quanto para casos que já necessitavam de intervenção.

Hoje, a odontologia também engloba o mundo da estética facial, alinhando a beleza com o cuidado e a saúde bucal. Você conhece as principais tendências da odontologia estética, seus benefícios e os cuidados necessários? Acompanhe no nosso artigo!

1. Odontologia estética

2. Toxina botulínica preventiva

3. Harmonização facial

4. Cuidados do dia a dia pós procedimento

 

1. Odontologia estética

Foi-se o tempo em que cuidados com a saúde da boca eram única e exclusivamente relacionados à realização de procedimentos de higiene, diagnósticos e tratamentos de doenças bucais.

Quando você ouve falar em odonto estética, o que pensa? É bem provável que a sua concepção dessa ideia seja as técnicas que alinham os dentes, deixando-os mais brancos e bonitos.

Esses procedimentos que buscam melhorar a estética e o sorriso do paciente são mesmo realizados diariamente nos consultórios. Mas os objetivos dos tratamentos odontológicos estéticos vão muito além, pois auxiliam diretamente na saúde das pessoas. Continue a leitura e confira quais são os benefícios da estética dental!

 

Melhora na respiração, fala e sono

A ausência de dentes e a má oclusão (desequilíbrio entre as arcadas dentárias) podem trazer prejuízos na fala, na dicção e até na respiração, impactando diretamente a qualidade do sono e influenciando no desempenho da pessoa durante todo o dia.

Você sabia que a respiração incorreta, feita pela boca, pode movimentar os dentes, entortar a arcada óssea e até intervir na mudança do padrão facial? As características de uma pessoa que respira pela boca é a face alongada, presença de olheiras e, ao acordar, nota-se que o travesseiro tem saliva.

Para reverter esse quadro e obter qualidade na respiração, noites de sono mais tranquilas e liberdade para conversar, é importante ter como aliados tratamentos de reabilitação oral que devolvem não apenas a estética do sorriso, mas o bem-estar e a segurança para viver dias mais confortáveis.

 

Previne dores de cabeça, ombros e costas

Sabemos que alterações dentárias, além de ocasionarem incômodos nos dentes, podem refletir em dores de cabeça, ombros e costas. Sob a pele, há inúmeros músculos que controlam a chamada mímica facial: eles coordenam nossas expressões faciais e também são responsáveis pelo movimento de abrir e fechar a boca.

Ocorre que o controle desses músculos é realizado pelo sistema nervoso por meio de terminações nervosas espalhadas por toda a face e irradiam para outros músculos, como os do pescoço, dos ombros e das costas.

Uma vez que o indivíduo está inserido em algum quadro de enfermidade odontológica, como infecções, bruxismo ou pressão bucal, a dor cefálica é inevitavelmente sentida.

Para entender se a sua dor de cabeça, ombros e costas está sendo ocasionada por algum problema dentário, é necessário passar por uma avaliação com um dentista. Após diagnóstico, o especialista executará o melhor tratamento para que você tenha de volta, além da estética, qualidade de vida e saúde.

 

Auxilia na nutrição

Você já deve ter ouvido falar que o corpo humano funciona como uma grande engrenagem. E, para cuidar bem da nossa nutrição, nada melhor do que começar pela saúde bucal e mastigação.

A ausência de um ou mais dentes, além de ser prejudicial para a nossa fala, dicção e dores de cabeça, também impacta na mastigação dos alimentos e na correta nutrição do organismo. Para exemplificar: se no lado esquerdo da arcada dentária há ausência de dentes, automaticamente a pessoa dará preferência por mastigar do lado direito, levando a um desequilíbrio da musculatura responsável pela mastigação.

Para desempenhar suas funções orais com mais equilíbrio muscular e fortalecer a engrenagem que é o organismo humano, é imprescindível buscar por um profissional especializado em ortodontia e seguir à risca todos os procedimentos orientados por ele.

 

Ajuda a evitar doenças bucais

Um sorriso bonito é, antes de tudo, saudável! Os procedimentos estéticos vão muito além da beleza. Eles são a prevenção de doenças bucais, como é o caso da correção ortodôntica de dentes encavalados.

Graças a esse procedimento, diminui-se muito as chances de retenção de resíduos de alimentos na boca, facilitando a correta higienização bucal.

Além disso, quando se recorre a algum procedimento estético odontológico, como é o caso do clareamento, é feito, antes de tudo, uma limpeza bucal, com remoção de cáries e tártaros. É o seu sorriso em dia com a saúde e a estética.

 

2. Toxina botulínica preventiva

Um dos conceitos mais ultrapassados é de que a aplicação de toxina botulínica é voltada apenas para pessoas com mais idade e que possuem profundas linhas de expressão. Não é à toa que um dos procedimentos mais procurados em consultórios odontológicos atualmente é a toxina botulínica preventiva para pessoas acima dos 20 anos.

O procedimento age como uma paralisação temporária dos músculos, dando o efeito de relaxamento a longo prazo, fazendo com que as linhas de expressões marquem menos a pele.

A aplicação da toxina botulínica nos pontos certos faz com que se diminua a ação dos músculos que puxam as feições do rosto para baixo, podendo, assim, modular e harmonizar o rosto, retardando o envelhecimento do paciente. Confira abaixo mais benefícios em utilizar preventivamente a toxina botulínica.

 

Suaviza as linhas de expressão

Uma das maiores dúvidas é: com quantos anos pode-se aplicar toxina botulínica? Para sanar essa questão, é necessário passar por avaliação com um especialista, que, após questionário de anamnese – onde identificam-se as queixas do paciente e seu histórico de saúde -, entenderá a necessidade do procedimento e os melhores locais para aplicação.

Após triagem e procedimento, nota-se que um dos maiores benefícios na aplicação da toxina botulínica preventiva é a suavização das linhas de expressão, sejam ocasionadas por bruxismo – que é quando há a tensão dos músculos faciais –, sejam fruto de intercorrência de atividades do cotidiano – quando o indivíduo automaticamente contrai os músculos faciais.

 

Previne a formação permanente de rugas

É natural, principalmente para pessoas muito expressivas, a formação de linhas de expressão ao contrair a testa ou sorrir. A questão é que a longo prazo as repetições dessas gesticulações ocasionam em rugas permanentes.

Mesmo com a face em repouso, nota-se linhas mais marcadas e daí destaca-se o benefício do uso da toxina botulínica em regiões mais específicas. Em um futuro próximo, o resultado se dará na amenização dessas rugas dinâmicas, diminuindo a formação de sinais permanentes na pele.

 

Naturalidade no pós-procedimento

Por muito tempo um dos maiores receios entre os pacientes era de que a toxina botulínica deixasse o rosto paralisado, com poucos movimentos e um aspecto de “boneca de cera” na pele. Contudo, ao longo dos anos, o que se viu foram resultados naturais pós-procedimento, o que aumentou ainda mais a busca pela intervenção estética.

Além de tudo, trata-se de um procedimento pouco invasivo. Portanto, independentemente do objetivo final, idade ou gênero, as vantagens e os benefícios que a toxina botulínica traz resultam em maior satisfação de você consigo mesma.

 

3. Harmonização facial

A harmonização facial é a nova tendência do mercado da estética. Muito procurada por aqueles que desejam obter ou realçar a simetria facial, é um procedimento minimamente invasivo. Dependendo da região onde será realizada a intervenção estética, o resultado pode ser imediato e muito satisfatório.

Em alguns casos, no entanto, o procedimento de harmonização facial pode incluir cirurgias, como intervenções odontológicas para clareamento dental e lentes de contato, ou a bichectomia, que, após a retirada de pequenas bolsas de gordura das bochechas, a atenção dá-se em todo o processo de recuperação para evitar possíveis riscos, como infecção no local da cirurgia.

 

Oferece mais harmonia e simetria para o rosto

Todos nós temos um padrão de beleza único, e utilizar técnicas da harmonização facial ajuda com que valorizemos ainda mais os pontos de destaque do rosto, atingindo os resultados que desejamos por meio da simetria facial.

É importante frisar que, quando o preenchimento é feito com ácido hialurônico, ele pode ser revertido. Além disso, cada procedimento tem a sua especificidade. É imprescindível, portanto, procurar um profissional especializado e fazer uma avaliação.

 

Retarda o envelhecimento facial

A harmonização facial vai além do preenchimento com o ácido hialurônico. Engloba também outras técnicas no procedimento, como o uso da toxina botulínica, de bioestimuladores de colágeno, fios de sustentação, entre outros. Todas essas técnicas têm por objetivo promover um envelhecimento com qualidade.

 

Melhora na qualidade de vida

Sabemos que a autoestima impacta diretamente em todas as nossas relações tanto pessoais quanto profissionais. Por isso, ao fazer melhorias por meio de procedimentos odontológicos e de estética, você cuida, além do visual, da sua saúde.

Estar de bem consigo mesma é prevenir que diversos problemas relacionados também a autoestima possam surgir. Portanto, o papel da odontologia estética e da harmonização facial é fazer com que você possa modificar pontos específicos, realçando-os e alcançando um resultado incrível.

 

4. Cuidados do dia a dia pós-procedimentos

Independentemente dos procedimentos escolhidos para melhorar e elevar o visual, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que o resultado seja duradouro. Confira abaixo algumas dicas pós-procedimento de odontologia estética, toxina botulínica e a harmonização facial.

• Use sempre filtro solar.
• Hidrate a pele com o creme indicado pelo profissional.
• Adote bons hábitos alimentares.
• Evite exposição excessiva ao sol.
• Não massageie o local do procedimento.
• Faça o correto uso dos medicamentos recomendados.
• Retorne sempre na consulta com o especialista.

Lembre-se que, para qualquer procedimento citado, é necessário o acompanhamento de um profissional especializado. Com a Omint, você conta com um plano odontológico completo, clínicas e equipamentos de última geração, além de realizar procedimentos com especialistas no assunto. Agende agora uma avaliação e nos siga no Instagram!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso