Disfunção Temporomandibular (DTM)

Publicado por administrator

30 de junho de 2022

A Articulação Temporomandibular, ou ATM, como é mais comumente conhecida, é a articulação que liga a mandíbula ao crânio.
Esta articulação é responsável pelos movimentos de abrir e fechar da boca, pela mastigação e claro, também pela fala.
A disfunção da ATM ocorre quando a função dessa articulação não é realizada de forma adequada.
DTM é a sigla utilizada para designar “Disfunção temporomandibular”, que é o nome dado ao conjunto de alterações que envolvem as articulações da boca.

O que causa a disfunção da ATM?

Diversos fatores do dia a dia podem causar dores e disfunção da ATM.
Alguns deles são: Estresse emocional, ansiedade e depressão; o ato de ranger ou apertar os dentes, o bruxismo; roer as unhas; traumas faciais e condições anatômicas como a mordida cruzada, dentre outros.

Saiba quais são os principais sintomas:

Se você ouve som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca, tem dificuldade para abrir a boca, dores de cabeça ou até mesmo enxaquecas fortes e recorrentes, dores intensas nos músculos próximos a ATM e até edemas faciais, fique atento e procure um dentista.

Como tratar a DTM?

Procure o seu dentista!
Na Clínica Omint, profissionais capacitados utilizam técnicas inovadoras, buscando garantir a assertividade e qualidade do seu tratamento.
O especialista avaliará o seu quadro, queixas, sintomas e se necessário, com a ajuda de exames de imagem poderá identificar a causa das dores e então, recomendar os cuidados adequados para o seu caso.
O tratamento pode incluir o uso de placas de mordida que aliviam a pressão na ATM, técnicas de relaxamento dos músculos faciais, uso de medicamentos, mudança de hábitos e em casos mais complexos, cirurgias faciais.

 

Unidade Berrini – CRO: 10732

Responsável Técnico: Dr. Milton Maluly Filho – CRO: 38955

Unidade Vila Omint – CRO 5623

Responsável Técnico: Dr. Maurício Bellonzi Abissamra – CRO: 40238

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso