5 dicas para viajar sozinho e em segurança

Veja os principais pontos que você precisa saber para uma viagem solo

Publicado por Juliana Brito

17 de novembro de 2023

Viajar com amigos ou familiares é sempre divertido, mas nem sempre está todo mundo disponível ao mesmo tempo. Nessas horas, embarcar sozinho pode ser a melhor alternativa para se divertir, conhecer gente e desbravar novos destinos e experiências.

 

Leia aqui no blog: 8 passos para planejar uma viagem do zero

 

Além disso, o seguro viagem transformou a maneira de viajar sozinho, oferecendo mais segurança para quem jamais pensou em encarar essa aventura. Sendo assim, são muitos os perfis de novos viajantes solos.

Dentre os que mais embarcam desacompanhados estão os solteiros. Mas existem os que optam por esse estilo de viagem pois a agenda do parceiro ou amigos não são compatíveis. Outros, em diferente fase da vida, encaram a viagem solitária pela viuvez. Ou seja, há muitos casos, mas para quase todos, algumas dicas são básicas.

Veja a seguir algumas orientações para aproveitar sua viagem solo ao máximo, desde as situações mais comuns às mais complexas e como lidar com cada uma delas. Agora, é só se preparar para embarcar, por conta própria, em uma viagem mais segura.

 

1 – Vantagens em viajar sozinho

Quem preza por independência vai adorar viver essa experiência. Quando você viaja sozinho, não é preciso negociar programas nem considerar gostos ou gastos de cada um: apenas os seus. Você também não vai precisar seguir os horários de outra pessoa, podendo ir e voltar quando bem entender. Pegar a mochila e partir sem companhia pode ter os seus desafios, principalmente para os iniciantes, mas esse é exatamente o atrativo.

Uma das situações de estresse numa viagem em grupo é decidir o que fazer, e as discussões começam no café da manhã. Por isso, uma das maiores vantagens de viajar sozinho é a flexibilidade. Sozinho você vai aonde quiser, podendo montar o próprio roteiro. Ou, melhor ainda, não seguir roteiro nenhum e fazer o que aparecer como oportunidade, como ir a uma mostra no museu da cidade ou a um festival de comida local.

Mas talvez a grande vantagem seja o autoconhecimento. Afinal, você será a única companhia de si mesmo. Numa viagem solo, prepare-se para observar o jeito como você se relaciona, o que você realmente gosta de fazer e como você se comporta em situações fora da zona de conforto.

 

2 – Fazendo a mala (ou a mochila)

Todo mundo precisa de roupa e sapato, itens de higiene pessoal, dinheiro, cartão e celular (com carregador e adaptador universal de tomada) etc. Mas alguns itens podem fazer toda a diferença e não podem ficar para trás.

O primeiro a ser considerado é a própria mala. Pois, como estará sozinho, não haverá mais ninguém para carregar, empurrar ou puxar de bagageiros em aviões, balsas e trens. Então, o ideal é reduzir o peso da bagagem ao máximo.

Outra coisa é a economia de tempo em levar uma única mala, sem precisar despachá-la. Nesse caso, além da leveza, sua preocupação deve ser com as dimensões para que ela seja acomodada dentro da cabine do avião e outros meios de transporte que venha a utilizar. De preferência, leve só uma mala de mão, dentro das medidas permitidas pelas companhias aéreas. Se não tiver problemas na coluna, uma mochila pode ser ideal.

Além disso, leve medicação e contatos do seguro viagem no celular.

 

Leia aqui no blog: Dicas para organizar sua bagagem

 

3 – Destinos seguros para viajar sozinho

No exterior, a cultura de viajar sozinho é mais desenvolvida que no Brasil, principalmente para mulheres que circulam desacompanhadas. Pesquisa realizada pela empresa de aviação British Airways em 8 países aponta que cada vez mais elas preferem fazer turismo dessa forma.

Quando se fala em viajar sozinho, muita gente ainda acha que é necessário ter coragem, principalmente em face aos conflitos e desastres naturais que parecem amplificar as dificuldades para quem está só. A verdade é que os riscos se apresentam em qualquer lugar e circunstância. Dentre os “segredos” de viajar sozinho, um dos mais valioso é o destino a ser escolhido.

Entre os locais mais recomendados, estão as grandes cidades, como Madri, Paris e Londres – só para ficar na Europa. Capitais contam com toda a estrutura para o turismo e segurança pública. Se quiser ampliar o circuito, pode incluir cidades médias, como as históricas e as que concentram centros de ensino e universidades. Quanto a destinos mais exclusivos, melhor selecionar os que tenham estrutura e atendimento devidamente comentados nas redes sociais. Dê preferência a datas comemorativas, quando o atendimento ao visitante é redimensionado para a ocasião.

Dessa forma, o receio fica em casa, já que muitos desses lugares têm segurança reforçada, exatamente pela quantidade de turistas que recebem.

Ter um bom planejamento sobre os deslocamentos, com prévio roteiro do que deseja conhecer, evita improvisos que podem colocar você no sufoco. Compartilhar esse mesmo planejamento com familiares e conhecidos, e também nas redes sociais, é uma medida de muito valor.

 

4 – Hospedagem em local seguro

Pode ser hotel, albergue, pousada ou Airbnb. Enquanto se está em viagem, esta será sua casa fora de casa. Assim, a hospedagem ideal pode ser um coringa para a sua viagem e tudo começa com a escolha do local, para garantir a boa experiência e ainda se sentir seguro.

O melhor é pesquisar sobre o destino e, nele, os principais pontos turísticos que você deseja visitar. E, então, olhe as opções ao redor. Saiba que, quanto mais próximo dos pontos mais conhecidos, mais seguro – e mais caro. Ou seja, quanto mais se afasta desse circuito, mais barato fica. E mais inseguro também.

A internet será sua grande aliada para pesquisar o bairro e a região, inclusive em diferentes horas do dia. Achados existem e vale a pena procurar. Use o Google Street View para ver o que existe ao redor, como mercados, padarias e até farmácias. Metrô nas proximidades ajuda a carregar a bagagem por menos tempo.

Nessa pesquisa, além dos perfis oficiais, não deixe de ver os reviews e as avaliações de outros hóspedes em plataformas como Hoteis.com e Tripadvisor.

 

Leia aqui no blog: 6 dicas para que sua viagem seja um sucesso

 

5 – Só embarque com seguro viagem

O seguro viagem se torna essencial quando pensamos em cruzar fronteiras, considerando os imprevistos. Cada país possui um sistema de saúde, sendo a maioria particular e caro.

Além disso, o seguro é obrigatório para viajantes entrarem nos países europeus pertencentes ao Tratado de Schengen, que são 25, incluindo Alemanha, Espanha, França e Portugal. Na América do Sul, apenas Venezuela e Equador solicitam seguro viagem para entrada. Mas isso não significa que, se você for para os demais países, não deva contratar um seguro. Na verdade, pode ser onde seja mais necessário.

Portanto, resta escolher o que melhor atende às suas necessidades, ainda mais quando está sem companhia para o caso de emergências. Com isso, contar com uma empresa de confiança sempre junto a você, como a Omint Seguros, faz toda a diferença.

Seja passeando na orla em Miami Beach ou praticando mergulho nas Maldivas, onde houver problema, a prioridade é sua segurança. Precisou, você aciona a Central de Atendimento disponível 24h por dia, 7 dias por semana, via WhatsApp, telefone ou e-mail em qualquer lugar do mundo. Omint Seguro Viagem organiza e acompanha todo o atendimento até que você esteja bem.

Outras coberturas que trazem a sensação de segurança quando se viaja sozinho são a interrupção ou o cancelamento da viagem, extravio de bagagem e o adiantamento de fundos no exterior.

Decidiu encarar essa aventura? Parabéns! O mundo espera por você de braços abertos. Curta seu destino com tranquilidade e o suporte de excelência da Omint. Quer mais? Aproveite o cupom de 20% de desconto para planejar sua próxima viagem clicando aqui.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso