Novo coronavírus: tudo que você precisa saber

Quais os sintomas do novo coronavírus? Como está a situação do novo coronavírus no Brasil? Existe tratamento? Confira as dicas que a Omint recomenda para você manter a saúde em dia.

Publicado por administrator

20 de março de 2020

O Covid-19, enfermidade provocada pelo novo coronavírus, vem causando muitas dúvidas e receios nas pessoas. Por isso, preparamos esse conteúdo com informações relevantes para ajudar você e sua família a se prevenirem contra o Covid-19. Confira:

 

  1. O que é o novo coronavírus, onde ele surgiu e como é transmitido?
  2. Quais são os sintomas do novo coronavírus?
  3. Quando devo procurar um médico?
  4. Existe tratamento e vacina para o novo coronavírus?
  5. Como reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus?
  6. Conte com a Omint para manter a saúde em dia
  7. Converse com seu médico ou consulte o Dr. Omint Digital se:

 

O que é o novo coronavírus, onde ele surgiu e como é transmitido?
O início do surto, que no dia 11 de março de 2020 passou a ser considerado pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), começou em um mercado de animais silvestres em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. O novo coronavírus recebeu esse nome por se parecer com uma coroa ao ser visto pelo microscópio.

A nova variante é denominada 2019-nCoV, até então não identificada em humanos apenas em animais e, provavelmente, em decorrência de contato próximo com estes animais contaminados o vírus atingiu humanos, provocando doenças respiratórias.

O Brasil confirmou o primeiro caso no dia 25 de fevereiro de 2020. Para acompanhar o avanço do novo coronavírus no Brasil, basta acessar o site do Ministério da Saúde.

 

Quais são os sintomas do novo coronavírus?
novo coronavirus - sintomas

Os primeiros sintomas do novo coronavírus começam em média após 5 dias do contato com o vírus, sendo febre, cansaço, tosse e falta de ar. Existem casos de pacientes que apresentam dores, congestão nasal, coriza e dor de garganta. Os sintomas tendem a ser gradativos.

Em casos mais graves, pode evoluir para manifestações respiratórias em virtude do comprometimento pulmonar. Idosos, pacientes com doenças crônicas de base (cardíacas, pulmonares além do diabetes) e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

Algumas pessoas têm sintomas leves, principalmente nos estágios iniciais, e muitos são assintomáticos. Por isso, é possível pegar o novo coronavírus de alguém que teve apenas uma tosse, por exemplo, ou mesmo sem ter manifestado sintoma algum.

 

Quando devo procurar um médico?
Como os sintomas são parecidos com os de uma gripe comum, o que diferencia um caso suspeito é o fato de o paciente ter viajado para áreas de transmissão ou se esteve em contato com alguém que passou por esses locais. Porém, como atualmente em muitos locais a transmissão passou a ser comunitária, ou seja, com casos transmitidos de pessoa a pessoa sem qualquer relação com viagens em regiões endêmicas, todos com sintomas são suspeitos.

Desta forma, pacientes com sintomas de gripe como febre, tosse, dor de garganta, cansaço, sem manifestações respiratórias devem se isolar por 14 dias, sem necessidade de fazer o teste. Caso você apresente febre (temperatura maior que 37,8ºC refratária à anti-térmicos), tosse e dificuldade para respirar, procure por atendimento médico. Nessa circunstância, a realização do exame será necessária. Se você está assintomático, ou seja, sem sintomas, não há necessidade de procurar um médico ou fazer exames específicos.

 

Confira as dicas de especialistas parceiros da Omint:

 

 

Existe tratamento e vacina para o novo coronavírus?
Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Por enquanto, não há vacinas e medicamentos disponíveis para combater o novo coronavírus.

É importante dizer que a maioria das pessoas que contraem o novo coronavírus se recupera e pode seguir a vida normalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de letalidade é, em média de 2% a 3% nos casos confirmados.

Pessoas com idade avançada ou que possuem doenças associadas – pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, pacientes em tratamento para câncer – são consideradas grupo de risco e por isso devem tomar cuidados redobrados.

O período de recuperação varia de acordo com a idade e quadro clínico do paciente. Pessoas que desenvolvem pneumonia podem ter um tempo de recuperação maior.

 

Como reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus?
novo coronavírus - como evitar

  • Evite contato próximo com pessoas que tenham problemas respiratórios.
  • Lave frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar.
  • Use lenço descartável para higiene nasal.
  • Evite tocar nas mucosas dos olhos.
  • Higienize as mãos após tossir ou espirrar.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Evite contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com cotovelo flexionado ou com um lenço descartável.
  • Não se automedique.

 

>> Acesse o portal sobre coronavírus da Omint.

 

Conte com a Omint para manter a saúde em dia
Em caso de dúvidas, clientes dos planos médicos Omint também contam com o Dr. Omint Digital, que oferece orientação médica on-line. Acesse o serviço pelo portal Minha Omint ou através do atendimento médico telefônico que funciona 24 horas por dia.

Com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre o assunto e evitar a disseminação de fake news, criamos um site exclusivo da Omint com diversas dicas de especialistas que são referências e trabalham nos melhores hospitais do Brasil.

 

Converse com seu médico ou consulte o Dr. Omint Digital se:

  • esteve em contato com alguma pessoa suspeita de estar com o novo coronavírus ou algum paciente com caso confirmado;
  • apresenta sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar, coriza, dor de garganta, calafrios, tremores, dor de cabeça e dor muscular.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso