Clínico Geral

Em odontologia os clínicos gerais são os principais fornecedores de atendimento odontológico para pessoas de todas as idades.

Publicado por administrator

6 de fevereiro de 2018

Ao contrário dos especialistas, que são principalmente focados em uma determinada área da prática odontológica, esses profissionais fornecem uma ampla gama de tratamentos que são importantes para manutenção da saúde dos pacientes, incluindo:

 

Tratamentos preventivos
Isso ajuda você a manter uma boa condição bucal ao previnir o desenvolvimento de doenças da boca, como cáries e doenças da gengiva. Exames clínicos regulares que podem ser acompanhados de exames complementares, como radiografias) e limpeza profissional de dentes são condutas fundamentais para promoção de saúde bucal. Seu clínico geral pode fornecer instruções detalhadas para melhorar sua higiene bucal em casa e também recomendar tratamentos que ajudam ainda mais a previnir doenças, como por exemplo, a aplicação de selantes em alguns dentes.

 

Tratamentos Restauradores
Quando um problema for encontrado, seu dentista irá garantir que você obtenha tratamento oportuno e apropriado. Provavelmente, a restauração dentária mais comum (altamente efetiva), envolve a remoção da cárie dentária e a colocação de um preenchimento no dente afetado.

 

Normalmente, os dentes são restaurados com resina composta, porém, em casos de perdas mais extensas de estrutura dentária, pode estar indicado o uso de restaurações em porcelana, que oferecem maior resistência e durabilidade. Mas esse não é o único procedimento restaurador que os clínicos gerais fornecem.

 

Eles estão aptos a atender algumas urgências como traumas dentais, reparar dentes fraturados,diagnosticar e tratar dores de origem dental ou gengival (inflamações gengivais). Além disso, também podem oferecer tratamentos para reposição de dentes com grande perda de estrutura ou ausentes, através da instalação de coroas, próteses fixas (pontes) ou próteses totais (dentaduras

 

Procedimentos cosméticos
Muitos dentistas gerais podem ajudá-lo a obter o sorriso agradável que você sempre quis com uma variedade de procedimentos estéticos. Estes incluem clareamento de dentes, restaurações estéticas em resina composta, facetas em porcelana e lentes de contato dentais, que são laminados em porcelana de pequena espessura.

 

Preocupações gerais de saúde
Em muitos aspectos, sua saúde bucal pode ser vista como um espelho da sua saúde geral. Alguns problemas dentários podem refletir problemas em outras partes do seu corpo, e vice-versa. Por exemplo, as infecções orais não tratadas podem dificultar o controle adequado de doenças crônicas, como o Diabetes, aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e causar complicações durante a gravidez.

 

Os clínicos gerais são treinados para identificar essas e outras questões, e oferecem tratamento adequado ou encaminhamento para especialistas quando necessário. Uma preocupação especial é a apneia obstrutiva do sono, uma condição potencialmente mortal que às vezes pode ser tratada com um aparelho bucal. Os dentistas gerais também podem oferecer aconselhamento nutricional para prevenção da doença cárie, conselhos sobre cessação do tabaco e informações gerais sobre saúde e bem-estar.

 

Em termos de compromissos dentários de rotina, não há uma única agenda que se encaixa em todos os pacientes. Dependendo de suas circunstâncias individuais, seu dentista pode querer vê-lo duas vezes por ano, a cada três meses, ou outro intervalo. Seja como for, não deixe de ir as essas consultas. Manter o esquema recomendado de tratamento preventivo e praticar higiene bucal eficaz em casa são as duas melhores maneiras de prevenir a doença dentária e de manter o seu sorriso agradável e saudável para o resto da vida.

 

Elaborador por: Dr. Milton Maluly Filho – Supervisor Técnico Clínica Odontológica Omint Unidade Berrini – CRO: 38955

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso