Implantodontia

Os implantes dentários são uma alternativa eficaz e prática, além de definitiva segura e definitiva.

Publicado por administrator

6 de fevereiro de 2018

Nada pode substituir dentes saudáveis, mas quando uma infecção ou um acidente leva a perda de algum deles, é bom saber que há opções para devolver o seu sorriso: os implantes dentários.

 

Os implantes dentários são uma alternativa eficaz e prática, além de definitiva segura e definitiva. São feitos em titânio, material totalmente compatível com o corpo humano e podem ser utilizados para repor um único dente, dois ou mais dentes próximos ou até mesmo para fixação de próteses totais (dentaduras).

 

A Clínica Omint dispõe de profissionais altamente capacitados que, através de uma avaliação prévia, poderão identificar as reais necessidades do paciente e propor a melhor alternativa para recuperação do melhor sorriso.

 

Implante de um único dente
Este tratamento substitui as raízes do dente perdido e não envolve desgastes nos dentes adjacentes. Se os dentes circunvizinhos forem saudáveis, eles permanecerão intactos, sem sofrer qualquer prejuízo. O implante estabiliza sua mordida e ajuda na prevenção de problemas causados pela ausência de dentes, como perdas ósseas e movimentação dentárias.

 

Pontes apoiadas com implante e Dentaduras
Em casos onde a perda acometeu mais de um dente, os implantes também estão indicados. Podem ser utilizados como apoios para próteses fixas (tipo ponte), em substituição a dentes perdidos em uma determinada região da boca.

 

Além disso, nos casos em que ocorra perda de todos os dentes de uma arcada (superior, inferior ou ambas), os implantes são úteis e bem indicados para permitir uma adequada retenção e estabilidade das próteses totais (dentaduras), levando a uma melhora significativa na qualidade da mastigação.

 

O que está envolvido?
Após avaliação inicial, seu dentista irá verificar a necessidade de substituição de um dente perdido e seu caso será encaminhado ao Implantodontista, dentista especialista na instalação de implantes dentários.

 

Após avaliar a região, com auxílio de tomografia computadorizada, o Implantodontista selecionará o melhor tipo e tamanho adequado de implante a ser instalado no seu caso. A primeira etapa do tratamento consiste em um procedimento cirúrgico para instalação do implante no local do dente ausente. Este procedimento é feito sob anestesia local.

 

Passados 3 a 6 meses (período necessário para que o implante fique aderido ao osso adjacente), um novo e mais simples procedimento é realizado, para expor o implante e preparar a gengiva para receber a prótese em porcelana, que será presa ao implante.

 

Por fim, na última etapa do tratamento, um dente artificial em porcelana é fixado ao implante. Este dente será confeccionado com base na cor e no formato dos dentes adjacentes, para que os resultados estético e funcional sejam os melhores possíveis.

 

Quem é um candidato?
Se você está com boa saúde, gengivas saudáveis e um osso maxilar que pode apoiar um implante, este tratamento é uma ótima opção. Os portadores de doenças crônicas como Diabetes, por exemplo, em uso crônico de medicamentos, bem como os fumantes devem solicitar uma avaliação do dentista para verificar a viabilidade do tratamento com implantes dentários.

 

Cuidados de higiene bucal são fundamentais na manutenção dos implantes. Sua contribuição é importante para que, depois de instalados, os implantes tenham vida longa.

 

Outras considerações
Implantes realizados de acordo com critérios adequados e seguindo protocolos estabelecidos, apresentam alta taxa de sucesso. Alguns fatores podem contribuir com o insucesso e perda de implantes, como situações locais (falta de higiene, por exemplo), realização de técnicas inadequadas (que não seguem protocolos estabelecidos) e condições gerais do paciente (como doenças crônicas e tabagismo).

 

Visitas regulares ao dentista são essenciais à saúde bucal. Seu dentista irá sugerir uma rotina de cuidados em casa para suprir suas necessidades. Consulte o seu dentista.
 

Unidade Berrini – CRO: 10732
Responsável Técnico: Dr. Milton Maluly Filho – CRO: 38955

Unidade Vila Omint – CRO 5623
Responsável Técnico: Dr. Maurício Bellonzi Abissamra – CRO: 40238

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso