A importância do cuidado com a saúde mental dos colaboradores

Entenda mais e veja exemplos de como aplicar

Publicado por Juliana Brito

9 de janeiro de 2024

Estatísticas mostram que uma em cada cinco pessoas pode desenvolver algum problema de saúde mental no trabalho, decorrente do estresse por ambientes de pressão ou competição corporativa. Por isso, empresas têm adotado novas formas para garantir o cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

A campanha Janeiro Branco, que reforça a importância de levar uma vida equilibrada, cuidando da saúde física, mental e emocional, é uma das iniciativas que nos conduzem à reflexão sobre esse tema. Para as organizações, representa a oportunidade de promover ações voltadas à identificação, ao acolhimento e à reintegração daqueles que estão passando por algum momento de desgaste.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estima-se que anualmente 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade, custando à economia global quase 1 trilhão de dólares.

Ou seja, o cuidado constante com o colaborador pode ter impacto positivo no aumento de produtividade e, consequentemente, nos resultados da empresa. Para isso, é necessário pensar em formas de capacitar gestores, saber reconhecer o desgaste da saúde mental e implementar ações internas acolhedoras e eficientes.

Neste artigo, exploraremos estratégias essenciais que as equipes de Recursos Humanos e líderes podem adotar para identificar, abordar e prevenir transtornos mentais relacionados ao trabalho.

 

Leia também: Empresas inovadoras e colaboradores felizes transformam desafios em oportunidades

 

Os alertas do burnout

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) aponta que aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de Burnout, reconhecida e classificada como doença do trabalho pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo.

As principais características do Burnout, segundo a Prof. Dra. Denise Pará Diniz, psicóloga credenciada Omint, são:

  • cansaço excessivo, físico e mental;
  • dor de cabeça frequente;
  • alterações no apetite;
  • insônia;
  • dificuldades de concentração;
  • sentimentos de fracasso e insegurança;
  • negatividade constante;
  • sentimentos de derrota e desesperança;
  • sentimentos de incompetência;
  • alterações repentinas de humor;
  • isolamento;
  • fadiga;
  • pressão alta;
  • dores musculares;
  • problemas gastrointestinais;
  • alteração nos batimentos cardíacos.

A síndrome afeta fortemente o emocional, a ponto de o profissional não conseguir lidar com situações estressantes.

Ao identificar a doença, além das terapias médicas, o exercício físico tem demonstrado ser excelente recurso para minimizar os sintomas, pois é capaz de reduzir a ansiedade, a depressão e melhorar a autoestima do paciente.

É importante ressaltar que somente um médico psiquiatra pode diagnosticar se há a presença de uma doença ou não, mas é fundamental ficar atento aos primeiros sinais que indicam um possível problema. Dessa forma, a própria pessoa consegue saber se precisa pedir ajuda, assim como colegas e gestores podem perceber a situação e aconselhar seus pares.

Confira em vídeo: qual a relação entre saúde mental e atividade física?

Como identificar o desgaste da saúde mental

O primeiro passo para ajudar um colaborador que está com a saúde mental desgastada é a identificação das dificuldades e variações comportamentais. A verificação precoce pode evitar o desencadeamento de doenças decorrentes do estresse, auxiliando na busca de soluções. Veja, a seguir, algumas formas de compreender esse desgaste.

Observação atenta: os gestores devem ficar atentos a mudanças comportamentais dos funcionários, como isolamento, irritabilidade, falta de concentração e alterações no desempenho profissional.

Comunicação aberta: estabelecer a cultura de comunicação transparente é imprescindível. Incentive seu time a expressar suas preocupações por meio de feedbacks ou de canais de comunicação com o RH. O diálogo é a chave para reconhecer possíveis sinais de desgaste.

Feedback contínuo: ainda sobre comunicação, implemente sistemas de feedbacks regulares para compreender as necessidades e expectativas dos colaboradores. Isso não apenas ajuda a constatar possíveis problemas, mas também a promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

 

5 ações para apoiar na saúde mental

As empresas têm papel essencial no apoio ao profissional para manter o bem-estar ou buscar diagnósticos e tratamentos no caso de doenças decorrentes do trabalho. Por isso, é importante entender as necessidades do seu time conforme a área de atuação e a quantidade de funcionários para implementar programas e ações.

Seguem algumas sugestões de ativações que sua empresa pode desenvolver com o objetivo de melhorar a saúde mental de todos.

Programas de bem-estar: abordar aspectos físicos e mentais por meio de palestras, workshops sobre gestão do estresse e apoio psicológico. Sessões de meditação, aulas de ioga ou de algum outro esporte são ações complementares que podem ajudar todos os colaboradores a entenderem suas necessidades e o cuidado da empresa com a saúde integral.

Treinamento em saúde mental: é essencial capacitar gestores e líderes para saberem lidar com questões de saúde mental de seus pares. Conhecimento sobre os sinais de alerta e estratégias de apoio podem ser cruciais para apoiar o colaborador.

Políticas de flexibilidade: para algumas empresas e setores, é possível considerar o trabalho remoto e a maleabilidade de horários para beneficiar aqueles que estão realizando cuidados com a saúde mental, apoiando no equilíbrio da vida pessoal e profissional.

Conscientização duradoura: transforme o Janeiro Branco em um ponto de partida para a conscientização contínua. Promova campanhas, eventos e atividades ao longo do ano para manter a atenção constante na saúde mental.

Parcerias com profissionais de saúde mental: estabeleça parcerias com profissionais de saúde mental para oferecer suporte especializado, como serviços de aconselhamento ou palestras educativas.

Outra alternativa também é contar com um plano de saúde empresarial que possa estar presente no dia a dia dos colaboradores, facilitando o cuidado com a saúde mental e física.

Na Omint, por exemplo, você encontra programas de saúde como o Pontual Mente, um serviço de acolhimento psicológico on-line para alívio de estresse, tensão e angústia de maneira pontual, com profissionais capacitados para atendê-los; ou o Leve na Boa, que ajuda seus colaboradores com uma orientação nutricional de acordo com as necessidades de cada um.

O incentivo às atividades físicas também não pode ficar de fora. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), manter uma rotina de exercícios traz benefícios também para a saúde mental.

Já se sabe que se exercitar pode ajudar muito com os sintomas de depressão e ansiedade, assim como preveni-los.

Hoje a recomendação da OMS é de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada para adultos por semana, mas a própria organização reforça que qualquer atividade é melhor do que nenhuma.

Portanto, incentivar os seus colaboradores a se exercitarem é indispensável no combate contra transtornos mentais.

 

Atitudes importantes para gestores e líderes

Muitas vezes a forma como o líder se comporta vai impactar diretamente na resiliência e na capacidade de lidar com os problemas do time. Por isso, aqui citamos também algumas características e comportamentos importantes para gestores.

Liderança empática: incentive a liderança na qual os gestores estejam abertos a compreender as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores. A empatia cria um ambiente de trabalho mais solidário.

Distribuição igualitária de tarefas: evite sobrecarregar membros da equipe. Distribua as tarefas de maneira equitativa, levando em consideração habilidades e limitações individuais.

Desmistificar: fale abertamente para quebrar o estigma em torno dos transtornos mentais. Promova a cultura que reconhece a importância da saúde mental, incentivando os colaboradores a buscarem ajuda sem receios.

Por fim, investir na saúde mental dos colaboradores não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente para o sucesso organizacional a longo prazo. Ao adotar uma abordagem proativa, as empresas podem criar ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e resilientes. Se você já aplica isso na sua companhia, que tal incentivar outras para que façam o mesmo?

Conte com as soluções da Omint para apoiar seus colaboradores com programas personalizados, palestras e o melhor plano de saúde do Brasil. Que o Janeiro Branco seja o ponto de partida para um movimento duradouro no cuidado com a saúde mental nas organizações.

Até a próxima!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso