O que é eNPS? Conheça suas vantagens e saiba como aplicá-lo no seu negócio.

Publicado por administrator

15 de dezembro de 2022

Clientes que possuem boa experiência de compra tendem a se tornar fiéis a uma marca ou loja, priorizando seus produtos e indicando para familiares e amigos. Fidelizar clientes é uma estratégia essencial para o crescimento de uma empresa, mas você já parou para pensar sobre a fidelização dos próprios funcionários?

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontou que colaboradores felizes são 12% mais produtivos, ou seja, investir em um ambiente de trabalho saudável pode proporcionar vantagens não só para o time, mas também para o empregador.

Saber como a equipe se sente em relação ao seu negócio é parte essencial de um processo de desenvolvimento da empresa, e é justamente para isso que o eNPS foi criado. Confira!

Qual a diferença entre NPS e eNPS?

O NPS (Net Promoter Score) é uma pesquisa realizada para medir o grau de satisfação do cliente com determinada empresa ou marca.

O eNPS (Employee Net Promoter Score) é a pesquisa feita para classificar se a companhia é um bom lugar para trabalhar, sendo direcionada para o público interno das organizações, e tem o objetivo de avaliar a lealdade e o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa.

A metodologia atualmente é usada pelas maiores corporações do mundo, como Apple, Amazon, Walt Disney, entre outras.

Qual a importância de aplicar o eNPS na minha empresa?

O eNPS é uma forma rápida e frequente de saber o nível de satisfação dos seus colaboradores. Esse conhecimento permite que as companhias trabalhem de forma mais assertiva em busca de um ambiente de trabalho ideal. Nesse método, os funcionários são divididos em:

Promotores: são aqueles que deram nota 9 ou 10. Por meio deles, é possível compreender os pontos fortes da sua empresa na visão dos funcionários. Assim você poderá trabalhá-los, evoluí-los e atrair novos talentos explorando essas vantagens;

Neutros: são os que deram nota 7 ou 8. Por meio deles, consegue-se perceber onde a empresa deve evoluir para que se tornem promotores no futuro;

Detratores: são os participantes que deram nota abaixo de 7. Nesses casos, é necessário entender quais motivos os deixam infelizes e como é possível melhorar a experiência desses colaboradores dentro da sua companhia.

Em resumo, o eNPS pode ajudar você não só a fortalecer ainda mais os pontos positivos, mas também compreender os pontos fracos da sua empresa na visão dos funcionários e corrigi-los em busca de um ambiente saudável para todos.

Como implementar uma pesquisa eNPS?

A ideia principal é que o eNPS seja uma pesquisa curta para garantir maior número de respostas e diminuir a possibilidade de que ela seja abandonada no meio do caminho.

Geralmente ele é composto por duas perguntas com notas de 0 a 10 e pode ser feito em diferentes momentos, caso haja a necessidade. Exemplo:

1 – Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo ou familiar?

2 – Por quê?

Vale ressaltar a importância de ser uma pesquisa anônima, pois, assim, os funcionários se sentirão mais à vontade e seguros para escrever o que pensam. Além disso, explique a relevância dessa pesquisa para a empresa. Dessa forma, você aumenta as chances de que eles respondam às questões.

Como calcular o eNPS do seu negócio?

O cálculo do eNPS é simples. A escala vai de -100 até 100 e é calculada da seguinte forma:

eNPS = % de promotores – % de detratores.

Nessa conta, os votos neutros não são considerados. Veja abaixo como entender esses resultados.

Nota crítica – de -100 até 0 pontos.

Zona de aperfeiçoamento – de 0 até 49 pontos.

Situação aceitável – de 50 até 74 pontos.

Resultado excelente – de 75 até 100 pontos.

Com os dados em mãos, chegou a hora de trabalhar para manter a nota excelente ou melhorar o eNPS inferior a 75. Explicamos como fazer isso no próximo tópico.

Como melhorar o meu eNPS?

Um eNPS baixo é um sinal claro de que as coisas não vão bem na sua empresa. Afinal, funcionários insatisfeitos podem não entregar o melhor resultado.

É essencial ter em mente que, para melhorar esse número, se deve voltar os olhos para as pessoas e para como elas enxergam a sua companhia. Veja algumas dicas a seguir.

Ouça os seus colaboradores.

Use as respostas do eNPS como base para mudar a postura da sua empresa e melhorar os principais pontos negativos citados.

Qualifique seus líderes.

Um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page apontou que 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Qualifique seus líderes e incentive-os a serem inspiradores, ajudando seus funcionários a alcançar o sucesso e praticando a comunicação afetiva.

Promova confraternizações e eventos.

O bom relacionamento dos funcionários entre si é parte importante de um bom ambiente de trabalho. Sempre que possível, promova relações de interação entre eles.

Estimule a diversidade.

Uma empresa diversa faz com que as pessoas se sintam aceitas e confortáveis para ser quem elas realmente são. Além disso, por meio da diversidade é possível ter diferentes pontos de vista sobre uma mesma situação e chegar a soluções com mais facilidade.

Pense na saúde física e mental.

Incentive os cuidados com a saúde física e mental dos seus colaboradores, ofereça palestras, aulas e outras oportunidades para que eles possam aprender mais sobre o assunto.

Tenha um plano de desenvolvimento individual.

O objetivo é desenvolver os colaboradores a respeito das suas habilidades. Assim é possível beneficiar a empresa e o funcionário individualmente. Alinhe esse desenvolvimento com ele, monte um plano de ação e faça o acompanhamento para observar a evolução.

Ofereça bons benefícios.

Tente identificar quais benefícios os colaboradores da sua empresa querem receber e avalie se é possível ofertá-los. Os benefícios são parte importante para que o profissional se sinta reconhecido e valorizado no trabalho.

Conclusão.

O eNPS pode ajudar a sua empresa a evoluir de mãos dadas com aqueles que fazem o seu negócio acontecer: os funcionários.

Observe atentamente os resultados da pesquisa e use os dados a seu favor, criando um ambiente de trabalho saudável, produtivo e bem-sucedido.

Escute, corrija e prepare-se para crescer cada vez mais!

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