Como preparar as lideranças para que elas façam (ainda mais) a diferença?

Saiba mais sobre o treinamento de gestores e como implementar essa prática na sua empresa

Publicado por administrador

19 de julho de 2022

O capital humano é o bem mais valioso e o diferencial das empresas. São as pessoas que fazem a organização crescer e conquistar o apreço e a fidelidade dos clientes. Para que a empresa seja mais competitiva e tenha maior lucratividade, é preciso investir no quadro de funcionários e principalmente em quem está à frente das equipes. Os líderes devem ter as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para extrair o melhor dos colaboradores e alcançar o sucesso nos negócios.

A liderança desempenha um papel importante no clima organizacional, impactando diretamente na retenção e no engajamento de funcionários. Estudo promovido pela Gallup mostra que os gestores são responsáveis por 70% da variação nas pontuações de engajamento de seus liderados. O mesmo estudo revela que um a cada dois trabalhadores já deixou um trabalho para se afastar de seu líder em algum momento da carreira.

Agora você deve estar se perguntando: como fazer com que seus líderes estejam à altura do cargo, desenvolvendo e estimulando o time a ser cada vez mais engajado? Ao longo do texto, vamos explorar as competências essenciais para um bom líder, como realizar treinamento dos gestores e quais as vantagens dessa prática. Confira!

 

Quais as qualidades de um bom líder?

Um líder é alguém que faz muito mais do que, apenas, gerenciar pessoas. Ele precisa estar motivado, alinhado com os ideais e as expectativas da empresa, engajado, causar impacto positivo na equipe e ser inspirador. De acordo com o estudo da Gallup, mencionado anteriormente, uma boa liderança reúne algumas características:

• são capazes de engajar todo e qualquer funcionário e motivá-los a agir a partir de uma missão e visão atraentes;
• são assertivos para gerar resultados e capazes de superar adversidade e resistência;
• criam uma cultura de responsabilidade;
• constroem relacionamentos que geram confiança, diálogos abertos e transparência.

O relatório The Future of Jobs, emitido pelo Fórum Econômico Mundial também reforça algumas competências e destaca as 15 principais habilidades para 2025. Entre elas estão:

• pensamento analítico e inovação;
• aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
• resolução de problemas complexos;
• pensamento e análises críticos;
• criatividade, originalidade e iniciativa;
• liderança e influência social;
• resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
• raciocínio, resolução de problemas e ideação;
• inteligência emocional.

Assim, faz-se necessário um treinamento de lideranças para que elas tenham a oportunidade de aperfeiçoar, exercitar e desenvolver essas habilidades de maneira estratégica, visando aos objetivos desejados.

 

Por que investir no treinamento de lideranças?

De acordo com levantamento feito pelo LinkedIn, dois são os principais fatores que inspiram os profissionais no trabalho: o próprio trabalho e as oportunidades de aprendizado e crescimento, sendo esta última quase duas vezes mais importante para os entrevistados do que receber um aumento.

O relatório LinkedIn Learning 2022 mostra que houve uma mudança de 25% nas competências dos usuários da rede para uma mesma função, considerando o período de 2015 a 2021. A previsão é de que essa mudança chegue aos 40% até 2025.

Entre os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento entrevistados para a produção do relatório, 49% apontaram a preocupação de executivos com a possibilidade dos funcionários não terem as competências certas para executar as estratégias de negócios. Para 74% desses profissionais, é mais econômico capacitar um funcionário do que contratar um novo.

Investir em um ciclo contínuo de treinamento de qualidade para os gestores permite que você desenvolva um profissional completo, mais assertivo e eficaz, alinhado aos propósitos e objetivos da sua empresa. Direcionar recursos não só para a formação de novos líderes, mas também para o desenvolvimento dos gestores atuais, permite que eles se tornem mais confiantes e englobem novas tendências como liderança gentil, liderança por propósito e gestão horizontal, na qual as decisões são tomadas em conjunto pelos membros da equipe.

À medida que a liderança aplica os conhecimentos e as habilidades adquiridos em treinamento, as vantagens dos investimentos se estendem para a equipe, que se torna mais engajada e motivada com o trabalho, apresentando maiores índices de produtividade. O líder é fundamental para uma equipe e, com suas habilidades aperfeiçoadas, é capaz de desenvolver um ambiente de valorização e compartilhamento, guiando os colaboradores para atingirem o nível máximo de criatividade, desempenho e inovação.

Outros retornos para a empresa estão ligados à redução do absenteísmo e do turnover, à maior retenção de talentos, à melhor performance individual e, também, do time, bem como ao foco no alcance das metas organizacionais.

 

Como desenvolver um treinamento para os líderes

A equipe de RH é essencial para determinar as características necessárias para um bom líder. Para desenvolver um plano de treinamento efetivo para as lideranças, é preciso entender as necessidades internas, as demandas do mercado e o momento da empresa, bem como suas expectativas para o futuro. Separamos algumas dicas para você estruturar a capacitação dos gestores. Confira!

Mapeie as necessidades de treinamento

Aqui devem ser levadas em consideração as necessidades da organização e as demandas dos atuais líderes, bem como o que faz a diferença no dia a dia dos funcionários. O levantamento não se restringe às competências técnicas, mais fáceis de serem transmitidas, e engloba principalmente as habilidades humanas e comportamentais para liderar um time (construção de confiança, empatia, dar feedbacks, motivar as pessoas a agirem e tomar decisões baseadas em pessoas). Assim é possível desenvolver gestores que vão além da capacidade operacional.

Desenhe o planejamento

Reúna as necessidades, os pontos fortes e fracos das diferentes áreas e os alinhe com os objetivos e as metas da empresa para promover mudanças efetivas e trazer resultados. Avalie também os formatos disponíveis para ver qual se encaixa melhor na realidade da empresa. É importante que a equipe de RH esteja disponível para dar suporte e fornecer táticas de desenvolvimento que se enquadrem facilmente no dia a dia atribulado do líder.

Desenvolva um plano de carreira

A perspectiva de crescimento e de se preparar para liderar a empresa é um grande atrativo para os gestores. O plano de carreira é um diferencial, focado em desenvolvimento, para atrair e reter profissionais e deve alinhar os ideais e objetivos da organização e do funcionário, a fim de estabelecer o caminho a ser percorrido e quais as competências necessárias.

Por isso, estimule o colaborador a se perguntar “Onde eu quero estar daqui a 5 ou 10 anos e como estou me preparando para isso?”, pois é essencial que tanto a empresa quanto o funcionário estejam cientes e alinhados das possibilidades.

Ter um plano de carreira que mostre até onde e como é possível crescer dentro da organização é uma forma de estimular o desempenho das lideranças ao mesmo tempo em que estabelece metas futuras.

Promova a troca de experiências entre líderes

Estabelecer canais de aprendizado e comunicação estimula o compartilhamento de informações e experiências entre os líderes, que podem colaborar e dar suporte uns aos outros.

Aplique o treinamento de lideranças na sua empresa

O relatório LinkedIn Learning 2022 também aponta que, nas empresas que não se preocupam com o treinamento e suporte aos gestores, os funcionários têm quase 50% mais probabilidades de se candidatarem a um novo emprego. Afinal, os líderes são responsáveis pela difusão de crenças, valores e cultura da empresa.

Agora que você já conhece as habilidades de um bom líder e sabe que é possível aperfeiçoar tais características por meio do treinamento e desenvolvimento dos gestores, o próximo passo é colocar em prática e desfrutar as inúmeras vantagens que virão como retorno do investimento.

Deixe seu comentário

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso