Vacinação infantil: por que é tão importante?

Por que a vacinação infantil é essencial para um futuro saudável? Descubra aqui.

Publicado por Morgana Parisi

8 de abril de 2024

A vacinação infantil desempenha um papel fundamental na proteção das crianças desde o nascimento até a vida adulta, defendendo-as contra uma variedade de doenças graves ao longo de suas vidas.

Ao fortalecer o sistema imunológico dos pequenos, as vacinas ajudam a prevenir doenças que, de outra forma, poderiam resultar em complicações sérias, hospitalizações e até mesmo a morte.

No entanto, por vezes, a importância da vacinação infantil pode passar despercebida ou não receber a devida atenção. Por isso, vamos destacar os aspectos que tornam esse ato mais do que uma simples proteção – um verdadeiro gesto de amor. Acompanhe a leitura e descubra mais!

Volta das doenças controladas ameaça a saúde das crianças

A queda nos índices de vacinação no País, evidenciada desde 2016 e acentuada em 2020, quando a cobertura vacinal geral não alcançou sequer 70%, conforme dados do DataSUS, é motivo de grande preocupação para a saúde pública, especialmente no que diz respeito à vacinação infantil no Brasil.

Essa tendência é ainda mais preocupante ao analisarmos os números específicos da vacinação infantil. Por exemplo, em 2012, a cobertura vacinal contra a poliomielite atingiu 96,5%, mas em 2022 houve uma queda significativa de 20%.

O ressurgimento de doenças como o sarampo também é motivo de apreensão. Embora o Brasil tenha obtido o certificado de eliminação da doença em 2016, esse status foi perdido apenas três anos depois, com o surgimento de novos casos e a queda na taxa de vacinação infantil de 81,5% para alarmantes 53%.

Vários fatores contribuem para esse cenário preocupante, sendo a desinformação um dos principais. Muitos pais ou responsáveis subestimam a importância da vacinação devido à falta de compreensão sobre a gravidade das doenças e à falsa sensação de segurança proporcionada pela ausência de surtos recentes.

De acordo com o relatório “Situação Mundial da Infância 2023: Para cada criança, vacinação”, lançado pela UNICEF em 2023, 1.6 milhões de crianças brasileiras não receberam nem a primeira das três doses da vacina contra a poliomielite entre 2019 e 2021.

Vacinas para crianças são seguras?

No Brasil, a Anvisa é a responsável por avaliar e aprovar solicitações de pesquisas clínicas com fins de registro.

É importante destacar que as vacinas passam por um rigoroso processo de desenvolvimento e testes antes de serem aprovadas para uso. Isso inclui testes em laboratório, estudos pré-clínicos em animais e ensaios clínicos em humanos para garantir sua segurança e eficácia.

Após a aprovação, as vacinas continuam sendo monitoradas de perto para detectar qualquer evento adverso ou efeito colateral inesperado. Além disso, existem sistemas de vigilância robustos em vigor para acompanhar a segurança das vacinas em tempo real.

Historicamente, as vacinas têm sido consideradas seguras e eficazes na prevenção de doenças infecciosas. Elas já erradicaram doenças como a poliomielite e são a principal forma de controlar epidemias.

Como a vacina age no nosso organismo?

Para compreender como as vacinas atuam em nosso organismo, é essencial entender o funcionamento do sistema imunológico.

Quando um agente invasor entra em contato pela primeira vez com o organismo, o sistema imunológico entra em ação, produzindo anticorpos específicos para combater aquela infecção em particular. Esse processo pode levar algumas semanas, durante as quais podemos ficar doentes.

As vacinas são desenvolvidas para simular os efeitos sob a infecção. Assim, quando um determinado patógeno ataca nosso organismo, a vacina desencadeia uma resposta imunológica semelhante à que ocorreria naturalmente durante uma infecção real.

Portanto, o papel da vacina é treinar nosso corpo para reconhecer os patógenos no futuro e criar anticorpos para combatê-los sem que tenhamos complicações de saúde.

Qual a importância da vacina para a criança?

Nos primeiros dias de vida, as crianças já podem receber vacinas. A partir desse momento, o organismo do recém-nascido inicia um processo de defesa, produzindo anticorpos que irão protegê-lo contra inúmeros vírus e bactérias.

Essa proteção é essencial para o desenvolvimento saudável do corpo e sua capacidade de resistir a doenças ao longo da vida.

A vacinação não apenas protege o indivíduo vacinado, mas também é uma questão de saúde pública.

Ao prevenir a disseminação de doenças contagiosas, as vacinas ajudam a proteger toda a comunidade, especialmente aqueles que são mais vulneráveis, como os recém-nascidos, idosos e pessoas em estado delicado de saúde.

Benefícios da vacinação infantil

Como mencionado anteriormente, a importância das vacinas beneficia não apenas as crianças, mas também toda a comunidade, ao evitar a propagação de doenças. Além disso, manter a caderneta de vacinação em dia colabora para:

  • prevenir complicações graves;
  • evitar mortalidade;
  • contribuir para o controle e erradicação de doenças;
  • garantir segurança e eficácia comprovadas.

Principais vacinas no primeiro ano de vida

Durante o primeiro ano de vida, as crianças recebem uma série de vacinas para sua proteção. Entre as principais está a BCG, recomendada para prevenir formas graves de tuberculose (miliar e meníngea).

Além disso, são recomendadas vacinas contra hepatite B, a vacina pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenzae tipo b), a vacina contra poliomielite e a vacina pneumocócica conjugada.

Principais vacinas a partir de um ano

Após o primeiro ano de vida, manter o calendário de vacinação atualizado é fundamental para preservar a saúde infantil.

Entre as vacinas importantes nessa fase estão a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), a vacina contra varicela (catapora), a vacina contra hepatite A e a vacina contra meningite.

Confira abaixo o calendário de vacinação infantil para crianças de 0 a 14 anos de idade:

Como lidar com o medo das crianças na hora da vacina?

Qual pai, mãe ou responsável, nunca vivenciou a situação de descontrole emocional da criança no momento da vacina? Essa é uma daquelas situações que o peito aperta e muitas vezes ficamos sem saber como lidar.

Contudo, existem algumas estratégias que podem ajudar a tornar esse processo da vacinação menos estressante. Confira abaixo!

Fale abertamente sobre vacinas: explique à criança de forma simples e honesta a importância da vacinação e o que esperar durante o processo. Evite usar termos assustadores e enfatize que a vacina é para proteger.

Utilize métodos alternativos: brinquedos, livros e até mesmo a realidade virtual podem tornar a experiência mais positiva uma vez que distraem a criança.

Seja positivo e apoie a criança: segurar a mão ou oferecer conforto físico durante a vacinação ajuda a acalmar os pequenos. A demonstração de empatia também valida os sentimentos e ajuda a criança a reconhecer que o medo é normal, mas que é só um momento breve e importante para a saúde.

Diante da importância da vacinação para a saúde, é essencial disseminar informações corretas e confiáveis sobre o assunto.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e destacado a importância da vacinação na proteção contra doenças infecciosas.

Agora, convidamos você a compartilhar esse post com amigos e familiares, para que mais pessoas fiquem bem-informadas sobre vacinação infantil. Até a próxima!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso