Parar de fumar: 5 motivos não convencionais

Veja algumas razões que podem ser decisivas para largar o cigarro.

Publicado por Juliana Brito

10 de agosto de 2023

Sabemos que parar de fumar é uma decisão que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar, como melhorar a saúde pulmonar. Afinal, o tabagismo é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão.

Além disso, essa dependência física e psicológica do consumo de nicotina também é associada ao câncer de boca e de garganta, derrames, doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite crônica, enfisema e problemas de circulação. Aumenta o risco de diabetes, complicações na gravidez e enfraquecimento do sistema imunológico, contribuindo para o desenvolvimento de outras condições de saúde prejudiciais.

Vista socialmente como uma alternativa mais segura ao tabaco tradicional, o cigarro eletrônico também traz riscos à saúde. A inalação de vapores contendo nicotina e outras substâncias químicas pode causar danos aos pulmões, problemas cardiovasculares e viciar os usuários. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não reconhece os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) como um tratamento antitabaco.

É importante saber que os e-liquids utilizados nesses aparelhos podem conter substâncias tóxicas e potencialmente cancerígenas. Jovens e adolescentes são especialmente vulneráveis a esses malefícios, pois o uso do cigarro eletrônico vem sendo associado a danos no desenvolvimento cerebral e ao vício em nicotina. Portanto, estar ciente dos riscos associados ao uso desses dispositivos é essencial para a saúde pública e dos indivíduos.

Depois de reafirmar todos esses malefícios, que tratamos com detalhes neste artigo sobre o que é o tabagismo, queremos agora apresentar 5 motivos nada tradicionais para incentivar você ou aquele amigo que precisa de ajuda para dar esse importante passo em direção a uma vida livre do cigarro.

 

1. Economia financeira

Parar de fumar pode ter benefícios significativos para a redução de custos a longo prazo. Um desses fatores está relacionado à economia direta, já que o custo dos cigarros pode ser bastante grande, especialmente em locais com altos impostos sobre o tabaco.

Outro ganho é a redução de despesas médicas, já que o tabagismo está associado a várias doenças graves, como câncer, doenças cardíacas e problemas respiratórios.

Ao parar de fumar, é possível reduzir o risco de desenvolver essas enfermidades e, consequentemente, diminuir gastos com tratamentos e medicamentos relacionados.

E mais! Ao parar de fumar, ocorre a melhora na saúde geral e no bem-estar, o que pode resultar em maior produtividade no trabalho e até mesmo em oportunidades de carreira. Ou seja, com um desempenho melhor, é possível galgar promoções, o que contribuiria para a liberdade financeira.

 

2. Economia de tempo

Falando em economia, parar de fumar pode, de fato, ajudar a economizar tempo de várias maneiras. Afinal, o fumante costuma gastar cerca de 5 a 7 minutos (15 tragadas) em cada cigarro comum, sem contar o tempo de deslocamento para comprar o produto e para limpeza – seja de cinzeiros ou de roupas e ambientes.

Considerando que 39% dos brasileiros respondentes de uma pesquisa fumam 11 ou mais cigarros por dia, são pelo menos 55 minutos diários dedicados ao fumo.

Além de poder utilizar esse tempo em outras atividades, ao parar de fumar é possível se sentir mais disposto e com mais energia para atividades cotidianas. Isso porque um dos prejuízos do cigarro é a perda de capacidade pulmonar e cardiovascular.

A nicotina tem efeito estimulante que pode levar a distrações. Então essa mudança pode gerar ganho de foco, favorecendo a realização das tarefas de maneira mais rápida e eficiente.

Leia também: Transtornos mentais causados pelo álcool: entenda o que são

 

3. Resgate paladar e olfato

O tabagismo afeta o paladar e o olfato de várias maneiras, prejudicando a experiência sensorial de sabores e cheiros.

A exposição contínua à fumaça do tabaco pode ocasionar a diminuição da sensibilidade dos receptores olfativos – responsáveis por detectar odores – ou até mesmo a morte de algumas células olfativas, resultando na redução na capacidade de perceber cheiros.

A fumaça também irrita as membranas mucosas do nariz, levando a uma resposta inflamatória crônica. Essa inflamação pode lesar a função do olfato e tornar mais difícil a percepção de diferentes aromas.

Em alguns casos, ocorre a perda temporária ou permanente do olfato, condição conhecida como anosmia, fazendo com que os indivíduos não tenham interesse em comer e sintam menos prazer em experiências sensoriais.

Fumar também danifica a sensibilidade das papilas gustativas, assim como provoca irritação e danos ao revestimento da boca e da língua, afetando a capacidade do paladar de funcionar adequadamente, o que leva à redução na percepção de sabores.

Tudo isso influencia o apetite e o padrão alimentar da pessoa. Algumas pesquisas sugerem que fumantes podem ter preferência por sabores mais intensos, como alimentos salgados e doces, o que pode promover escolhas alimentares menos saudáveis.

Parar de fumar pode permitir que os tecidos se recuperem e que os sentidos voltem ao normal, melhorando a experiência sensorial em relação a sabores e cheiros.

 

4. Cuidados com a sua pele

O tabagismo está associado a diversos efeitos prejudiciais à pele. Ao cessar o hábito, é possível experimentar melhorias notáveis em sua aparência.

Fumar causa o envelhecimento precoce da derme devido à ação dos produtos químicos presentes nos cigarros, como a nicotina e o monóxido de carbono. Eles diminuem a circulação sanguínea e restringem o fluxo de oxigênio e nutrientes para a pele. Isso pode resultar em rugas, linhas finas, manchas e aparência opaca.

Outras substâncias presentes no cigarro podem reduzir a produção de colágeno e elastina na pele, proteínas essenciais para sua elasticidade e firmeza. Ao parar de fumar, a produção dessas proteínas tende a melhorar.

Fumantes frequentemente apresentam tez pálida, sem brilho, manchas e descoloração, especialmente ao redor da boca e dos olhos, devido à exposição repetida à fumaça do cigarro.

O ato contínuo de fumar também pode agravar algumas condições, como psoríase, acne e rosácea. Por isso, é importante saber que os benefícios para a pele podem variar de pessoa para pessoa, e a melhora não será imediata, já que a derme pode levar algum tempo para se recuperar dos danos causados pelo tabagismo.

Além disso, por meio de acompanhamento médico, pode ser recomendada uma rotina de cuidados com a pele e utilização de protetor solar para protegê-la dos danos causados pelos raios UV.

Leia também: O que é câncer de pele?

5. Viajar sem restrições

Existem vários países e lugares ao redor do mundo onde o cigarro é mal visto ou proibido em espaços públicos. Confira alguns exemplos.

Butão: é o primeiro país do mundo a proibir completamente o tabaco. A venda e o consumo de cigarros são ilegais desde 2004.

Islândia: conta com leis rigorosas quanto ao tabagismo em espaços públicos fechados, incluindo bares, restaurantes e outros locais de uso coletivo.

Nova Zelândia: implementou medidas para ficar livre de tabaco até 2025 com um plano para aumentar gradualmente a idade legal de compra de tabaco e reduzir o número de pontos de venda.

Singapura: tem uma legislação desde os anos 90. Atualmente, proíbe inalar e expelir a fumaça do tabaco ou de qualquer outra substância em áreas de edifícios, estabelecimentos de alimentos, transporte e veículos de serviço público, instalações esportivas e recreativas.

Austrália: possui algumas das leis de controle de tabaco mais rígidas do mundo. As embalagens de cigarros são padronizadas e há muitas restrições ao marketing e à publicidade de produtos de tabaco. A legislação está sendo alterada para combater a disseminação do cigarro eletrônico.

Canadá: impôs restrições abrangentes em áreas públicas fechadas, bem como em veículos com crianças presentes.

Nova York: a cidade americana adotou uma das legislações mais rigorosas, com proibições em muitos espaços públicos, incluindo parques, praias e áreas ao redor de edifícios públicos.

Buenos Aires: a capital argentina proibiu o fumo em locais públicos fechados, como bares, restaurantes e escritórios.

Tóquio: a capital japonesa tem restrições de fumo ao ar livre e dentro de estabelecimentos, o que era comum até pouco tempo atrás. A mudança ocorreu por recomendação do Comitê Olímpico Internacional nos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2020.

Brasil: a Lei Antifumo brasileira foi promulgada em 15 de dezembro de 2011, estabelecendo normas para a proteção da saúde dos fumantes e não fumantes. Por aqui, é proibido fumar em veículos de transporte coletivo, lugares parcialmente fechados e locais totalmente fechados e de uso coletivo, sejam públicos ou privados. Isso inclui bares, restaurantes, casas noturnas, aeroportos, shoppings, estações de transporte público, entre outros.

Esses são alguns exemplos, mas muitos outros países e cidades ao redor do mundo têm implementado regulamentações rígidas contra o tabagismo para promover ambientes mais saudáveis e proteger os não fumantes do fumo passivo.

É importante verificar as leis locais antes de viajar para evitar problemas e garantir que você respeite as regras do país ou da região que está visitando.

Conclusão

Embora os benefícios tradicionais de parar de fumar sejam amplamente conhecidos, as razões pouco convencionais podem ser igualmente poderosas para motivar essa mudança de estilo de vida.

Parar de fumar é um processo individual e cada pessoa pode encontrar incentivo em diferentes aspectos. O tabagismo é uma adicção física e psicológica e, portanto, deixar esse hábito de lado pode ser um desafio complexo. Nesses casos, é preciso procurar ajuda de profissionais de saúde, procurar por programas de apoio e contar com a colaboração de amigos e familiares.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso