Doenças psicossomáticas: o que é e como posso me prevenir?

As doenças psicossomáticas ou emocionais atingem a saúde mental e a física simultaneamente

Publicado por Juliana Brito

19 de agosto de 2022

Você já deve ter ouvido falar por aí que, quando não estamos bem emocionalmente, nosso corpo começa a responder com sintomas físicos.

Acredite: é verdade. As doenças psicossomáticas têm relação entre corpo e mente, e são muito comuns na sociedade contemporânea. Neste artigo, vamos abordar mais sobre essas doenças, os tipos mais comuns, como tratar e como preveni-las. Confira!

 

O que são doenças psicossomáticas?

Também conhecidas por doenças emocionais, elas se iniciam por um desequilíbrio das nossas emoções, que podem acabar refletindo na saúde física.

O termo somatização é utilizado para definir doenças que se manifestam sem nenhuma origem orgânica: não há nenhum fator em que o próprio corpo esteja desenvolvendo a condição por meio de uma infecção ou inflamação, por exemplo. Dessa forma, é identificado que o sintoma físico é apenas reflexo de uma saúde emocional abalada.

Ou seja, quando não cuidamos bem da saúde da mente, pode ocorrer uma sobrecarga no estado emocional, desencadeando problemas de pele e estômago, entre outros. Além disso, as doenças psicossomáticas podem reduzir drasticamente a produtividade e ainda causar desmotivação.

O termo psicossomático surgiu justamente para designar doenças desse tipo e nos mostrar que está tudo interligado. Não é possível cuidar apenas de uma coisa só: mente e corpo funcionam em conjunto.

 

Quais as causas?

Como a condição tem origem no desequilíbrio emocional, as principais causas surgem daí. Quando passamos por algum momento de mudanças intensas, pode ficar mais difícil lidar com o emocional. Problemas na família, no trabalho, financeiros e traumas podem desencadear quadros de ansiedade e depressão, que podem refletir em aspectos físicos do corpo.

Não é regra que a condição se desencadeie apenas por esses eventos, mas, como ficamos mais fragilizados emocionalmente em momentos difíceis, facilita que a psicossomatização aconteça.

O histórico familiar de desenvolvimento dessa condição também é um ponto a ser observado.

 

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas das doenças psicossomáticas podem se dividir entre psicológicos e físicos, e geralmente conversam entre si: quem apresenta um sintoma emocional pode consequentemente sinalizar um sintoma físico. Vejam a seguir.

Sintomas psicológicos: ansiedade, estresse, tristeza excessiva, falta de energia e insônia.

Sintomas físicos: dores no corpo, como na cabeça e nas costas, tensão muscular, falta de apetite, tonturas e taquicardia.

 

Quais os principais tipos de doenças psicossomáticas?

Essas doenças partem de um desequilíbrio emocional, cujo motivo varia de pessoa para pessoa. Porém, os sintomas físicos refletidos no corpo podem ser bem parecidos.

Os principais tipos de doenças são:

na pele: urticárias, coceira ou alergias;
nos músculos: tensão e dor;
no estômago: gastrite, náuseas e até úlceras;
na cabeça: dores e enxaqueca;
na garganta: inflamação e sensação de que algo está “preso” na garganta;
nos pulmões: falta de ar;
no intestino: prisão de ventre ou diarreia.

Como podemos ver, existem inúmeros sintomas físicos que podem se manifestar a partir de um problema psicológico, e a mesma pessoa pode apresentar mais de um desses.

 

Como isso é diagnosticado?

Para que uma doença psicossomática seja diagnosticada, todos os exames físicos precisam ser feitos antes para descartar a possibilidade de algum problema unicamente físico.

Nessa hora, é importante uma avaliação 360 graus feita por profissionais capacitados, que possam investigar a fundo o que pode estar acontecendo. Não são doenças fáceis de serem detectadas, uma vez que são multifatoriais, o que dificulta descobrir se uma coisa está afetando a outra. Por isso, o acompanhamento mais profundo se faz necessário.

 

Como as doenças emocionais podem se manifestar por causa do trabalho?

Vivemos em tempos em que as doenças emocionais também podem surgir no ambiente corporativo. Pressão extrema, falta de diálogo e problemas cotidianos podem desestabilizar um colaborador e contribuir para que ele desenvolva tais doenças.

Assim como a vida pessoal, a profissional também precisa estar em equilíbrio. Por isso, é primordial que as empresas se atualizem em relação às rotinas de trabalho, como coordenar o time de forma mais humanizada, sabendo ouvir e acolher os dilemas das pessoas que contribuem com a organização.

Uma ótima solução é apostar nas boas práticas do bem-estar corporativo, para que colaborador e empresa possam estar alinhados com as suas expectativas, mantendo um ambiente mais saudável de trabalho e favorável para todos.

 

Como tratar as doenças psicossomáticas?

O tratamento para essas doenças combina fatores para que realmente funcione. Por se tratar de uma doença que pode ser de difícil investigação, precisa de acompanhamento multidisciplinar combinando o uso de medicamentos para o alívio dos sintomas, como anti-inflamatórios e analgésicos. É importante também o acompanhamento psicológico para a investigação da possível causa emocional e, dessa forma, tratá-la.

 

Como posso me prevenir das doenças psicossomáticas?

Existem algumas práticas que você pode fazer para que você passe bem longe de uma somatização. Vamos conferir?

Primeiramente, cuide da sua saúde emocional: quando zelamos por nossa mente e entendemos o que pode nos fazer mal, fica muito mais claro como lidar com diversas situações. Por exemplo: é interessante procurar uma terapia com uma abordagem terapêutica que agrade você e lhe faça bem. Conversar com profissionais capacitados sobre nossos problemas cotidianos pode evitar diversos problemas futuros e traz mais leveza e qualidade de vida.

Coloque-se em primeiro lugar: algumas vezes, deixamos de cuidar de nós mesmos por inúmeros fatores. Quando você pratica o autoconhecimento, consegue identificar sobretudo suas fraquezas. Assim, fica mais fácil trabalhá-las e lidar com as situações cotidianas. Isso faz com que você se sinta mais tranquilo consigo mesmo.

Busque práticas que fazem bem a você: tudo em nosso corpo está interligado. Por isso, é preciso se cuidar como um todo e manter os pilares da saúde em equilíbrio. Uma das práticas que você pode experimentar é a meditação ou até mesmo o yoga, atividades que auxiliam na conexão entre corpo e mente, e podem ajudar bastante. Experimente e permita-se!

Por fim, saiba que as doenças psicossomáticas podem atingir qualquer pessoa e não há nenhum critério para isso. Por isso, independentemente de como seja o seu dia a dia, lembre-se do quão importante é cuidar da saúde em um panorama geral, não focando em apenas um ponto ou outro.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são essas doenças e como é possível se prevenir, vamos colocar em prática?

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso