O que é febre maculosa?

Entenda o que é, sintomas, tratamentos e como você pode se prevenir.

Publicado por administrator

27 de junho de 2023

Recentemente a febre maculosa ganhou destaque devido aos casos que aconteceram em junho deste ano, na região de Campinas, no Estado de São Paulo.  

A doença é de alta letalidade quando não tratada desde o início. Mas será que existe uma forma de reduzir esse risco? Isso é o que vamos aprender no decorrer do texto. Neste artigo, você vai entender mais sobre sintomas, transmissão, tratamento e alguns mitos. 

 

O que é febre maculosa?  

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pelo chamado carrapato-estrela, que precisa estar infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii, presente em animais de grande porte como cavalos, capivaras ou bois.  

A Dra. Miriam Dal Ben, médica infectologista credenciada Omint, falou mais sobre a doença e suas formas de prevenção em uma matéria do Bom Dia SP, que pode ser vista a partir de 1h34’ neste vídeo.  

 

Como esse ciclo acontece?  

Essa bactéria, a qual podemos chamar de riquétsia, encontra-se no organismo desses animais de grande porte e não causa nenhum mal, pois eles são resistentes à infecção, porém hospedeiros de alguns parasitas, como carrapatos, pulgas etc.   

Entre esses organismos, está o carrapato-estrela (também conhecido como micuim em algumas regiões). Quando essa espécie de carrapato parasita a pele de um desses animais, ele também passa a carregar a bactéria em seu corpo. Caso pique algum humano posteriormente, ele transmite a bactéria para esse indivíduo, que vai desenvolver a doença por não ser resistente à bactéria.  

Os casos de febre maculosa costumam acontecer com mais frequência na Região Sudeste do País, como ocorreu na cidade paulista de Campinas, onde se investiga uma possível infestação no local.  

Porém, normalmente esses vetores são encontrados em zonas rurais, principalmente nas regiões próximas à Mata Atlântica.  

 Os carrapatos também podem estar em maior quantidade em amontoados de folhas secas ou em beira de rios.  

Além disso, para a contaminação da febre maculosa acontecer, o carrapato precisa ficar em contato com a pele humana cerca de 4 a 6 horas. Mas não se engane, ok? Nem sempre o carrapato é achado numa visita posterior a essas zonas de risco. É possível que você seja picado e não o ache pelo seu corpo depois.  

A doença também não é transmitida de pessoa para pessoa, ou seja, se você entrar em contato com alguém infectado, não corre o risco de contrair a doença.  

 

Quais são os sintomas da febre maculosa?  

Os sintomas da febre maculosa são muito comuns entre outras doenças que temos corriqueiramente, como gripe ou resfriadoe esse é o grande problema! Mas vamos entender melhor sobre isso logo abaixo.  

Os sintomas podem ter início em um período de 2 e até 14 dias após o contato com o carrapato-estrela. Entre eles, podemos destacar:  

  • febre alta
  • dor de cabeça
  • dor no corpo
  • náuseas
  • mal-estar generalizado
  • erupções cutâneas – como se fosse uma irritação ou alergia, principalmente nos pulsos e na sola de mãos e pés

 

Como saber se estou com febre maculosa se os sintomas são tão comuns?  

Essa é a principal questão: a febre maculosa: não deve ser tratada depois de muitos dias de sintomas, e sim no início.  

Quando a febre maculosa é combatida no começo dos sintomas, a letalidade é bem baixa, com altas chances de cura sem que haja maiores complicações.  

Porém, quando as erupções cutâneas aparecem, por exemplo, é sinal de que a doença já está em estágio avançado, aumentando muito a possibilidade de o indivíduo vir a óbito.  

Isso acontece porque, conforme se multiplicam no corpo, as bactérias começam a atacar os vasos sanguíneos, causando a sua destruição, o que pode acarretar em hemorragia, insuficiência renal, coma e, por último, a falência múltipla dos órgãos.  

Como posso me proteger dos estágios mais graves da doença?  

A resposta é bem simples: o tratamento da febre maculosa deve acontecer antes mesmo de o resultado do exame clínico sair. 

 Se você foi para uma área de risco, ou seja, esteve na zona rural, ficou próximo a cavalos, capivaras, bois e à beira de rios, e logo depois começou a apresentar sintomas como febre e dor de cabeça, você deve procurar imediatamente um atendimento médico e informar que esteve em área de risco. 

 Esse último passo é o mais importante para que você não corra o risco de ser tratado em um pronto-atendimento por estar com uma gripe comum. 

 É fundamental ressaltar que, devido ao surto ocorrido em Campinas, os profissionais da saúde estão mais atentos a essa possibilidade. Por isso, não se esqueça de comentar onde esteve. Isso pode salvar a sua vida! 

 

Como eu posso me prevenir? 

 Existem várias formas de se prevenir da febre maculosa. Uma delas é evitar o contato direto com esses animais, se assim for possível. 

 Caso não seja, é bom se proteger ao máximo: use calças (e se possível até vede-as com uma fita), botas e roupas mais claras, para que você consiga enxergar caso algum carrapato apareça. 

 Outra forma de se prevenir é usando também alguns tipos de repelente. Você só precisa olhar na composição se ele possui mais de 20% da substância DEET ou icaridina 

 É essencial reforçar que esses repelentes não irão proteger você 100% dos carrapatos, mas podem ajudar bastante.  

 

Pode dedetizar essas áreas? 

 Não é recomendado a dedetização, pois, como não é possível matar somente os carrapatos, os outros insetos podem acabar sofrendo com essa ação, causando um desequilíbrio.  

 

O meu cachorro pode ser infectado ou transmitir a doença? 

 Essa talvez seja uma das informações mais importantes: sim, seu cachorro pode transmitir a doença para você, mas existem muitos fatores para que isso aconteça. 

 Se você vive com seu cachorro em uma área urbana, as chances de que ele entre em contato com esse tipo de carrapato é baixíssima!  

 Porém, se você pretende levá-lo a um local onde ele fique próximo desses animais de grande porte ou esteja perto de regiões de mata, é preciso que tome alguns cuidados antes, como: 

  • visite o seu veterinário e verifique como ele pode ser protegido da melhor forma; 
  • use coleiras que já são carrapaticidas; 
  • sempre cheque na pelagem do animal se há algum parasita logo após a visita. 

 No geral, a recomendação é evitar que seu cachorro entre em contato com esses locais para que você possa ficar mais tranquilo.

 

Somente o carrapato-estrela transmite a doença? 

 Sim, somente o carrapato-estrela é o vetor da febre maculosaoutros tipos de carrapato ou até mesmo pulgas não são transmissores. Vale destacar também que nem todo carrapato-estrela está contaminado com a riquétsia. Mas é bom não arriscar. 

 

Se eu encontrar o carrapato na minha pele, o que eu faço? 

 Muito cuidado nessa hora. O correto é retirá-lo com uma pinça, sem encostar nele e de forma muito cuidadosa. Coloque-o no álcool ou descarte na privada. 

 

Existe vacina contra a febre maculosa? 

 Ainda não existe vacina contra a febre maculosa. Segundo matéria da CNN, uma vacina já vem sendo desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), mas a previsão é que ela ainda demore alguns anos para ficar pronta. 

 

Cuidado com a desinformação! 

 Por último e não menos importante: cuidado com a desinformação. Já vimos algumas doenças cujos hospedeiros foram prejudicados pelos seres humanos – as pessoas acharam que, diminuindo a população desses animais, foi possível erradicar a doença.  

 Na verdade, eles também são vítimas da situação. Apenas continue tomando os cuidados necessários e evite áreas de risco. 

 Quer continuar vendo mais conteúdos sobre saúde? Você pode ler mais sobre outros assuntos relacionados na nossa parte do blog “Saúde & Bem-Estar”. 

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso