Cânceres de cabeça e pescoço: entenda o que são, sintomas e tratamentos

A campanha Julho Verde ressalta a importância da prevenção.

Publicado por administrator

12 de julho de 2023

Os cânceres de cabeça e pescoço são o 2º mais incidente entre os homens e podem atingir principalmente as regiões da cavidade oral, língua, laringe, faringe e tireoide. Eles estão diretamente relacionados ao uso de tabaco, consumo excessivo de álcool e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que pode ser transmitido por meio das relações sexuais sem proteção.
Hoje, vamos abordar o assunto com mais profundidade neste artigo. Para isso, contamos com a ajuda do Dr. Fernando Walder, médico credenciado do plano Omint Premium, cirurgião de cabeça e pescoço. Fique até o final e saiba como se cuidar!

 

O que são cânceres de cabeça e pescoço?
Quais são os sintomas do câncer de cabeça e pescoço?
Como é feito o diagnóstico?
Como posso me prevenir dos cânceres de cabeça e pescoço?
Como é feito o tratamento?
O que é a campanha Julho Verde?

 

O que são cânceres de cabeça e pescoço?

Os cânceres de cabeça e pescoço abrangem as estruturas dessas duas áreas, sendo mais comuns na boca – considerando toda a cavidade oral, incluindo lábios, soalho de boca, língua, bochechas e palatoduro –, a laringe, a faringe, a cavidade nasal e a tireoide.

Sua principal causa vem dos hábitos do indivíduo: quando ele é tabagista, etilista (pessoa que tem necessidade do álcool, com ausência de controle sobre o consumo) ou ambos. Além disso, costumam acometer muito mais homens, acima dos 60 anos, do que mulheres.

“O tabagismo aumenta o risco do desenvolvimento da doença em 16 vezes, no caso da bebida, em 9 vezes, e, quando ambos estão associados, esse risco sobe para 100 vezes. O que é alarmante e reforça a necessidade de prevenção”, comenta Dr. Fernando.

A má higiene bucal também está relacionada ao surgimento desses tipos de câncer, por conta de um trauma contínuo através de um processo inflamatório crônico, que pode favorecer o aparecimento da doença.

O HPV é outro fator de risco, dado que vem sendo observado nos últimos 20 anos e está correlacionado com o aumento de casos de cânceres de orofaringe, reduzindo até mesmo a faixa etária do aparecimento – caiu de 60 para 40 anos, principalmente nos EUA, local onde 70% dos cânceres estão relacionados ao vírus”, afirma Dr. Fernando.

Segundo uma pesquisa do Icesp (Institito do Câncer de São Paulo), 30% dos cânceres de câncer de cabeça operados, o invidívuo tinha sido previamente infectado com o HPV.

Outro ponto importante é que pessoas com cânceres de cabeça e pescoço acabam estigmatizadas, em razão das deformidades e disfunções que este tipo de doença pode promover por estarem em áreas muito aparentes. Muitas vezes, o indivíduo desenvolve quadros de depressão ou até mesmo de ideação suicida.

Quais são os sintomas do câncer de cabeça e pescoço?

Assim como muitos tipos de câncer, os de cabeça e pescoço também são altamente silenciosos, não apresentando nenhum sinal quando ainda estão na fase inicial. Também não existem exames preventivos, o que dificulta o rastreamento.

Portanto, quando o indivíduo apresenta sintomas claros de que algo está errado, o câncer costuma já estar em estágio mais avançado. São eles:

⦁ lesão ou ferida na boca que não cicatriza em até 15 dias;

⦁ rouquidão persistente;

⦁ dor de ouvido que não passa com tratamentos tradicionais;

⦁ dor no ombro, mandíbula ou locais próximos à cabeça e ao pescoço, na qual o paciente sente dificuldade de localizá-la;

⦁ ínguas ou caroços que não desaparecem após 10 dias;

⦁ falta de ar;

⦁ dificuldade para engolir.

 

É importante lembrar que esses sintomas só aparecem em estágios mais avançados, uma vez que o tumor precisa atingir nervos para doer ou a corrente sanguínea para sangrar – isso não ocorre em um estágio mais inicial da doença.

Como é feito o diagnóstico?

Os cânceres de cabeça e pescoço geralmente não conseguem ser vistos em exames de prevenção. Porém, é possível fazer o acompanhamento regular com um profissional, principalmente se você integra o grupo de risco. O médico pode notar algum pequeno sinal – que passa despercebido aos olhos de quem não entender do assunto – de que o câncer está presente, podendo tratá-lo em sua fase inicial, sem esperar que sintomas mais graves apareçam.

Como posso me prevenir dos cânceres de cabeça e pescoço?

É essencial ressaltar que a principal forma de prevenção é evitar o hábito de fumar e beber em excesso. Porém, além da prevenção, você também pode adotar as seguintes ações. Confira!

⦁ Se você é tabagista, etilista ou foi diagnosticado com HPV, é importante fazer um acompanhamento médico com um especialista ao decorrer da vida, para que, caso apresente algum sinal, isso possa ser detectado ainda no início, quando o tumor ainda não se desenvolveu tanto.

⦁ Você deve ficar atento ao seu corpo, principalmente se for do grupo de risco. Fique de olho no aparecimento de feridas ou de sinais estranhos.

⦁ O dentista é o profissional que também consegue diagnosticar o câncer de boca. Portanto, nas suas idas ao consultório, isso também pode ser questionado.

⦁ Use preservativo durante as relações sexuais.

⦁ A vacina contra o HPV também pode ser tomada. No SUS, a vacina bivalente contra o HPV está disponível para meninos e meninas entre 9 e 14 anos. Apesar dos cânceres de cabeça e pescoço serem desenvolvidos apenas em idades mais avançadas, a prevenção contra o HPV evita diversos tipos de complicações na vida adulta. Por isso, a recomendação é que ela seja aplicada, se possível, antes de ter uma vida sexual ativa.

⦁ Os hábitos saudáveis são indispensáveis para a prevenção de vários tipos de doenças, e para essas, não seria diferente. Alimente-se de forma equilibrada e faça exercícios físicos regularmente. E sempre ressaltamos: não importa qual o tipo de atividade, o importante é se mexer!

Como é feito o tratamento?

O tratamento contra esses cânceres é feito geralmente com a combinação de quatro opções disponíveis: radioterapia, quimioterapia, cirurgia e imunoterapia.

Tudo irá depender do estágio da doença, da gravidade e do tipo de tumor encontrado. Por isso, é necessária uma avaliação personalizada para cada paciente.

É indicado também que o paciente faça acompanhamento psicológico. Esses tumores costumam ser bem agressivos e afetam diretamente a qualidade de vida, fazendo com que o indivíduo perca a capacidade de executar funções essenciais.

Portanto, a combinação de todas essas opções é o ideal para o tratamento dessa doença.

O que é a campanha Julho Verde?

A campanha Julho Verde foi criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) em 2015, para reforçar a importância da prevenção desses tipos de cânceres.

Com a divulgação de materiais, palestras e informações confiáveis, a campanha tem como objetivo atingir o maior número de pessoas, a fim de conscientizá-las sobre a gravidade desses tipos de cânceres e quanto eles podem ser agressivos se não tratados ou prevenidos.

Como você tem se prevenido? Tem tomado os cuidados necessários? Aqui, na Omint, você conta com profissionais capacitados para auxiliá-lo (lá) no acompanhamento contínuo da saúde.

Se você tiver interesse sobre cuidados com a saúde ou outros temas relevantes, fique de olho aqui no nosso blog.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso