Inteligência Artificial no RH: entenda sua importância

A IA veio para ficar e agora já encontrou seu caminho para o RH. Veja por que você deveria ter essa tecnologia ao seu lado.

Publicado por Juliana Brito

13 de outubro de 2022

Conforme a tecnologia avança, torna-se mais necessário que a sociedade e o mercado de trabalho acompanhem as mudanças. Apesar de ser um processo assustador para alguns, as novidades tecnológicas, quando bem aplicadas, podem ser um gigantesco facilitador para as empresas. Esse é justamente o caso da inteligência artificial (IA) no RH.

Esse campo da ciência já tem diversas aplicações relevantes para o RH e continua evoluindo cada vez mais. Além de reduzir o tempo necessário para algumas tarefas e facilitar no levantamento e na análise de dados, também há aplicações de inteligência artificial no recrutamento e na seleção de pessoas, possibilitando que as empresas consigam se posicionar de maneira mais estratégica.

Muitas organizações perdem a oportunidade de embarcar nesse avanço tecnológico por considerarem-no complexo ou custoso demais. Esse pensamento é um equívoco! Existem diversas maneiras e motivos para inserir a inteligência artificial na sua empresa.

Quer saber como colher todos os benefícios dessa tecnologia? Continue lendo esse texto. Vamos abordar os seguintes tópicos:

– o que é inteligência artificial e sua relação com o RH;
– as principais aplicações de inteligência artificial no RH;
– quais são os benefícios da inteligência artificial no RH.

Vamos lá?

 

O que é Inteligência Artificial e sua relação com o RH

Colocando em termos simplificados, Inteligência Artificial (IA) é um conceito que trata de algoritmos, dispositivos e máquinas capazes de simular diferentes tipos de raciocínio ou lógica. Afinal, elas só conseguem “pensar” dentro de algumas limitações ou campos de conhecimento a partir do momento que lhe são passados os comandos e instrumentos necessário para o seu aprendizado.

Inicialmente, quando o conceito surgiu no século 20, o intuito era tornar a inteligência artificial inteligente como os humanos. Na época, era difícil imaginar que chegaria o dia no qual haveria algum espaço para inteligência artificial no RH. Entretanto, a habilidade de aprendizado desses algoritmos torna-os muito versáteis, fazendo com que seja possível inseri-los nos mais diversos contextos.

Pensando na rotina do RH, já existem no mercado tipos de Inteligência Artificial que automatizam diversos processos. Mais que isso, elas analisam e cruzam dados, percebem padrões de comportamentos e oferecem insights a partir disso. Isso potencializa a percepção humana, deixando os colaboradores livres para focar sua atenção em outros pontos, enquanto a máquina faz parte do trabalho.

Os impactos dessa tecnologia para o RH espalham-se por toda a empresa. Afinal, o RH é essencial para compreender as movimentações internas de uma organização e, é claro, orientá-las de maneira apropriada, colhendo o que cada colaborador e equipe podem entregar de melhor.

Essa nova capacidade de análise e planejamento proporcionada pelas IA elevou rapidamente as empresas para um nível competitivo mais complexo e veloz. Ter o apoio desses softwares é essencial para ampliar a capacidade estratégia de uma empresa.

 

Leia mais sobre tecnologia: Transformação digital no RH e Inovação nas empresas

 

As principais aplicações de Inteligência Artificial no RH

Agora que entendemos como as IA conseguiram abrir seu caminho até o RH, é interessante saber quais são as suas atividades nesse departamento. Existem diversas, partindo desde as mais pessoais e humanas, chegando até a aplicações matemáticas, relacionadas à análise de dados.

Vamos conhecer as principais.

Controle de jornada

A utilização de softwares treinados auxilia tanto a empresa como os colaboradores a terem melhor controle de como está a organização de tempo das equipes. Além disso, é possível ter visibilidade maior e muito mais simplificada de horas extras, presença e bônus sem perder tempo fazendo esse processo.

Atualmente, no mercado, existem várias opções de serviços disponíveis pensados para organizar e analisar a carga de trabalho dos colaboradores.

Treinamento de equipes

A capacitação dos colaboradores é um ponto muito importante, mas também muito desafiador. Isso porque é preciso ter uma compreensão profunda sobre as necessidades das equipes e de seus pontos a serem fortalecidos.

Com o auxílio de inteligência artificial, torna-se mais fácil coletar e analisar dados, gerando o mapeamento muito mais completo dos perfis dos colaboradores. Com esse tipo de informação, é possível construir um plano de treinamento mais alinhado com a realidade interna da organização.

Cultura organizacional

Garantir que todos os colaboradores da empresa estejam de acordo com a cultura interna e sintam-se bem com ela já é difícil, mensurar o sucesso dessa empreitada, então, ainda mais. Exige grande esforço para elaborar pesquisas, distribuí-las e analisá-las posteriormente para compreender como anda o clima na organização.

Com o auxílio de uma inteligência artificial, fica muito mais fácil levantar e compilar os dados necessários para decifrar os ânimos na empresa.

Processos de recrutamento

A maioria dos processos seletivos conta com mais de uma etapa. Antes das entrevistas, é muito comum haver a análise detalhada do CV do candidato e, em alguns casos, há também a necessidade da etapa com testes, sejam eles teóricos, seja para mensurar o famoso match cultural. É aí que entra a inteligência artificial no recrutamento e seleção de pessoas, automatizando essa dinâmica e poupando tempo da equipe.

Além dos benefícios relacionados à economia de tempo e esforço, vale mencionar que as IA têm a capacidade elevada de análise comportamental e cruzamento de dados. Dessa maneira, auxiliam na escolha do candidato ideal.

 

Quais são os benefícios da inteligência artificial no RH

Toda boa decisão é tomada a partir de uma análise de custos e benefícios relacionadas a ela. Já pudemos perceber que uma das principais facilidades trazidas pela aplicação de inteligência artificial no RH é a economia de tempo. Mas é só isso?

A resposta é não.

Essa tecnologia carrega consigo muitas outras vantagens que não devem ser ignoradas por qualquer empresa que deseja se manter relevante e ativa no mercado. Vale conhecê-las para fazer a melhor escolha.

Decisões mais assertivas

O alto volume de dados proporciona a capacidade de a empresa visualizar melhor o seu cenário interno. Assim, as resoluções ficam verdadeiramente alinhadas com a realidade e as necessidades da organização como um todo. Sem dados, a tomada de decisão acontece muito mais às cegas.

Maior conhecimento dos colaboradores e sua rotina

O levantamento de dados proporcionado pela inteligência artificial no RH garante o mapeamento profundo e alinhado da realidade interna da empresa. Assim, entende-se melhor quanto tempo costuma-se demorar em determinadas tarefas, como precificar certos serviços, quais os pontos fracos e fortes das equipes e afins.

Melhora na produtividade

Com menor número de atividades burocráticas e o controle mais eficiente da jornada das equipes, o RH consegue definir diretrizes capazes de efetivamente aumentar a produtividade na empresa.

Redução de custos

Uma famosa frase diz que tempo é dinheiro e, em muitos casos, ela está correta. Ao diminuir o tempo investido em atividades repetitivas e simples, reduz-se diversos custos operacionais e permite-se que os colaboradores – antes responsáveis por essas tarefas – possam focar em outros objetivos mais produtivos.

A melhora na produtividade, citada anteriormente, também impacta direta e indiretamente na melhora dos resultados da empresa.

Mais agilidade para a empresa

Em um mercado e sociedade que se movem cada vez mais rapidamente, com inovações e mudanças surgindo a todo momento, não ser ágil é um grande risco. A inteligência artificial no RH auxilia as empresas a resolverem mais processos em menos tempo. Um deles que merece destaque é o recrutamento e a seleção de pessoas.

Quando a empresa contrata novos colaboradores de maneira rápida e assertiva, isso significa que ela tem os meios para sustentar o próprio crescimento sem ter de desacelerá-lo. Mais que isso: a organização torna-se capaz de suprir rapidamente qualquer necessidade interna, acompanhando ou até superando o ritmo do mercado.

Maior alinhamento entre gestores e equipes

O mapeamento eficiente realizado pela inteligência artificial aumenta a visibilidade dos gestores para o que acontece dentro das equipes. Com isso, o profissional é capaz de conhecer melhor os pontos fortes e fracos do time, o que funciona plenamente e o que precisa ser melhorado, e assim conduzir de forma mais eficiente os processos internos.

Conhecer o perfil dos seus colaboradores sempre permite que os líderes possam estimulá-los e motivá-los de maneira mais assertiva.

 

Conclusão

Manter-se presente e competitivo no mercado envolve estudar as movimentações dos outros participantes e as principais inovações. Com isso, as empresas conseguem acompanhar o movimento veloz da tecnologia e adaptar-se dentro da sociedade.

A utilização de inteligência artificial apresenta diversos benefícios, tanto no aumento da visibilidade interna de uma empresa quanto na sua competitividade externa. Somada a isso, a velocidade com que essa tecnologia tem se desenvolvido significa que, além de haver diversas soluções nessa área atualmente, ainda surgirão muitas outras em um espaço curto de tempo. Dessa maneira, não faltarão opções capazes de dialogar com os orçamentos e as culturas das organizações.

Por fim, é sempre importante acalmar os receios de que a inteligência artificial no RH está caminhando para substituir a relevância humana. Como dito no começo do texto, a união entre a percepção e a empatia do profissional de RH e a capacidade analítica da IA potencializam não só essa área das empresas como toda a organização.

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso