A nova realidade e o futuro do RH: sua empresa está preparada?

Entenda quais as novas tendências do RH e por que a sua empresa deve se adaptar para continuar crescendo.

Publicado por administrator

20 de julho de 2021

Desde o início da pandemia, as empresas precisaram fazer alterações bruscas para se adaptarem às novas medidas sanitárias impostas quase da noite para o dia.

Muitas mudanças tiveram de ser feitas às pressas, principalmente na rotina de trabalho. Sem saber direito como deveria proceder e com essa nova realidade, o setor de Recursos Humanos se revolucionou para atender a todas as demandas de todo tipo de orientação para esse novo período, no qual foi necessário reaprender a se organizar para trabalhar.

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, separamos um material para explicar detalhadamente as tendências na área de Recursos Humanos, as mudanças que ocorreram e quais devem ser as melhores práticas dentro da sua empresa.

 

Neste artigo, vamos conferir:

• Qual o verdadeiro papel do RH dentro das empresas até hoje?

• O que mudou para o RH com a chegada da pandemia?

• Quais as habilidades necessárias para um profissional de RH alinhado com as tendências?

• Quais as principais tendências tecnológicas na área de RH?

• Como a minha empresa precisa olhar para esse profissional?

 

Qual o verdadeiro papel do RH dentro das empresas até hoje?

Foi-se o tempo em que a área de recursos humanos cuidava apenas da parte burocrática e de recrutamento e seleção das empresas. Hoje, o olhar para esses profissionais têm um viés muito mais estratégico e que pode auxiliar em diversas áreas das organizações.

No passado, as funções do RH se concentravam apenas em gerir benefícios e monitorar a satisfação dos colaboradores. Com a chegada da pandemia principalmente, novas funções foram adicionadas à essa área, como a de administrar todo o processo de trabalho em casa, fazendo o papel de auxiliar nessa fase de adaptação.

Segundo pesquisa citada na revista Harvard Business, após o início da pandemia, 73% dos funcionários dependem de seus empregadores e gerentes para apoio na adaptação desse “novo normal”. O número indica a grande importância dos profissionais de Recursos Humanos bem preparados dentro de uma empresa, podendo auxiliar seus colaboradores nesse momento tão diferente para todos.

Não é à toa que as novas tendências mereçam atenção. É a forma de sua empresa ficar por dentro do chamado “RH do futuro”, muito mais estratégico e focado em pessoas.

 

O que mudou para o RH com a chegada da pandemia?

Novas funções foram direcionadas para o profissional de RH devido à enorme demanda de tarefas que sequer existiam e se juntaram à parte burocrática do negócio.

A pandemia deixou bem evidente que as empresas precisam ficar atentas ao bem-estar físico, emocional e mental do colaborador, para que seu desempenho seja igual ou até melhor do que um trabalho tradicional em um escritório comum.

Assim, com os funcionários em casa, ficou muito mais difícil administrar horário de entrada e saída, alinhar demandas de acordo com a capacidade de cada um e proporcionar conforto para quem está prestando o trabalho.

Uma das medidas adotadas foi a flexibilização do horário, entendendo que a rotina diária de cada colaborador pode ser diferente, focando mais na entrega das demandas do que estar presente de fato no horário comercial, por exemplo.

Para auxiliar nesse processo, a forte chegada da transformação digital nesse ramo veio para ajudar na mensuração de todos esses resultados por meio de pesquisas e banco de dados automatizados. Com novas ferramentas on-line à mão, profissionais de RH podem, atualmente, fazer melhor leitura do andamento da empresa, recrutar e reter profissionais alinhados com a cultura corporativa e traçar estratégias para lidar com situações internas da organização, como ajuste nos salários, áreas que precisem de maior atenção ou até mesmo retenção de funcionários.

Ainda segundo a revista Harvard Business, é esperado que os profissionais de RH se tornem tão importantes quanto CEOs e CFOs, pensando em estratégias melhores com o capital humano, que são a base principal no RH do futuro.

 

Quais as habilidades necessárias para um profissional de RH alinhado com as tendências?

Esse novo momento exige, para todos, uma organização diferenciada. A rotina de home office precisa ser bem administrada para que o corpo entenda e respeite horário de trabalho e de descanso, apesar do ambiente ser o mesmo.

Para gerenciar tudo isso, os profissionais de RH têm de focar num desenvolvimento mais abrangente, pensando não somente nas habilidades para o trabalho, mas em ferramentas que auxiliem na inteligência emocional do colaborador, um apoio mais humanizado, para que cada vez mais o funcionário se sinta acolhido e possa trabalhar mais tranquilamente. O esgotamento mental pode ser uma preocupação ainda maior quando falamos em trabalhar em casa.

 

Quais as principais tendências tecnológicas na área de RH?

Muito além de auxiliar na seleção de talentos, as tecnologias vieram para ficar e ajudar em diversas estratégias na área de Recursos Humanos. Os dados hoje são essenciais para que decisões sejam tomadas com bases sólidas e não apenas com opiniões. Entre as tecnologias, podemos destacar três delas, detalhadas a seguir.

O uso inteligente de games: a utilização de plataformas que se pareçam com jogos para aplicar treinamentos, feedbacks e contar com a colaboração dos funcionários pode ser uma ótima estratégia para dinamizar processos do dia a dia, deixando-os mais interessantes e menos burocráticos.

Uso da Inteligência Artificial (IA): é por meio dela que podemos coletar dados para uma futura tomada de decisões. Ela pode apurar metas cumpridas e desempenho, por exemplo, auxiliando na possível retenção de talentos ou nos cortes.

Uso do processo de people analytics (PA): o termo people analytics (PA) une a visão da preocupação com o bem-estar do funcionário – considerando que ele é parte primordial de qualquer empresa – e o uso da análise de dados. Dessa forma, é um processo de análise e coleta de dados voltado para a gestão de pessoas. Com essa ferramenta em ação, é possível cruzar dados para promoções, ajustes nos salários, tarefas a serem cumpridas e áreas que necessitem de mais atenção, sendo uma grande ajuda para uma organização.

 

Como a minha empresa precisa olhar para esse profissional?

Com tantas novas funções para a área, você pode estar se perguntando: “que tipo de profissional estará capacitado para exercê-las?”. Para que a sua empresa esteja alinhada com todas essas tendências e consiga aplicá-las com sucesso em seu dia a dia, muito além das tecnologias implantadas, é fundamental ter profissionais que saibam interpretar os dados fornecidos pelas mesmas.

Quando falamos na facilidade que a tecnologia pode trazer para o ramo, também é essencial que a interpretação seja feita rigorosamente, para que as informações obtidas façam toda a diferença na rotina da empresa.

Além da parte prática, é necessário que as organizações olhem para esses profissionais como verdadeiras bases, que ajudam a construir um cotidiano de trabalho organizado e alinhado com as expectativas dos colaboradores e contratantes, para que dessa forma a produtividade seja saudável e o sucesso da empresa, cada vez maior.

Com um bom RH, uma companhia pode se tornar referência em melhores lugares para trabalhar, proporcionando um ambiente confortável, aberto ao diálogo e que dê orgulho à quem faz parte do time. Essa é uma forma muito positiva de atrair cada vez melhores talentos para a organização.

A área de Recursos Humanos pode ser muito mais importante do que parece, principalmente no momento atual, e tende a se aprimorar cada vez mais.

O foco na gestão de pessoas e no desenvolvimento humanizado do colaborador só nos mostra o peso que deve ser dado a esse ramo e de como é crucial que sua empresa esteja alinhada com as tendências de RH.

Essa é uma visão mais abrangente do setor e tem como principal objetivo mostrar que a preocupação com o bem-estar do funcionário é benéfica para qualquer companhia, pois considera o colaborador sua base principal.

Para saber mais sobre o assunto, baixe agora o nosso Guia para o RH do Futuro e tenha mais detalhes sobre como você pode aplicar as boas práticas na sua empresa.

* Nome Inválido

* Nome da empresa inválido

* CNPJ Inválido

* Cargo inválido

* Número de telefone inválido

Deixe seu comentário

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso