Doação de sangue e medula óssea: dicas imperdíveis para ser um doador

Publicado por administrator

6 de junho de 2023

A doação de sangue é um ato solidário que beneficia pessoas submetidas a tratamentos e procedimentos médicos de alta complexidade em todo o mundo. 

Pessoas que passam por cirurgias, transplantes, terapias oncológicas e outros procedimentos frequentemente necessitam de doações de sangue para se recuperarem adequadamente. 

Apesar da explícita importância da doação, os registros de coleta no Brasil são preocupantes. 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2021, apenas 14 em cada mil habitantes eram doadores de sangue no País, representando apenas 1,4% da população brasileira.  

Em outra pesquisa realizada pela Abbott Brasil, empresa global de cuidados para a saúde, identificou-se que uma das principais razões para a baixa adesão da população à doação de sangue é o medo do procedimento ou a falta de informação adequada. Esses fatores levam 48% dos brasileiros a não comparecerem a um hemocentro para realizar a doação. 

A partir dessas informações, nota-se a relevância de promover conscientização, disseminar informações e oferecer incentivos para fomentar a participação dos cidadãos nesse ato solidário.  

Nesse artigo, você terá a oportunidade de compreender tanto a importância de doar sangue quanto de se preparar adequadamente para o procedimento. Esteja pronto para fazer a diferença e aproveite a leitura! 

Por que doar sangue?
Como se preparar para doar sangue?
Antes da doação
Depois da doação
Doação de medula óssea
Condições e exigências para doação de medula óssea 

 

Por que doar sangue?

Primeiramente, a doação de sangue pode salvar vidas. Em emergências, a transfusão de sangue pode ser crucial para preservar a vida de pacientes em estado crítico. 

Doar sangue também é essencial para suprir as demandas médicas diárias. 

Hospitais e centros médicos dependem do suprimento constante de sangue para atender às necessidades de diversos pacientes. Sem as doações, seria muito mais difícil garantir que todas as pessoas que precisam de transfusões de sangue recebessem o tratamento adequado e o cuidado necessário. 

Doar sangue é um gesto altruísta que faz a diferença na vida de quem precisa. Ao realizar a doação, você desempenha papel humanitário na construção de uma comunidade mais saudável. 

 

Como se preparar para doar sangue 

Preparar-se antes de doar sangue é fundamental para garantir uma experiência tranquila e segura. Aqui estão algumas orientações para ajudá-lo. 

 

Antes da doação 

1 – Tenha uma boa noite de sono. 

Descanse o suficiente na noite anterior à doação. Um sono adequado, de pelo menos seis horas, ajudará a garantir que você esteja disposto e energizado no dia da doação. 

 

2 – Cuide das refeições. 

Não faça jejum antes da doação de sangue. 

Tenha uma alimentação saudável, incluindo no cardápio alimentos nutritivos e equilibrados em sua dieta para fornecer os nutrientes necessários para a produção de sangue. Isso engloba alimentos ricos em ferro, como carnes magras, feijão, legumes de folhas verdes-escuras e grãos integrais. Castanhas e alimentos com vitamina C também são uma boa pedida. 

 

3 – Diga não a comidas gordurosas. 

Evite alimentos gordurosos antes da doação, pois eles podem interferir nos testes realizados no sangue doado e, dependendo do nível de gordura encontrado, o sangue poderá ser descartado. Opte por refeições leves e de fácil digestão para garantir um processo tranquilo. 

 

4 – Beba líquidos (não alcoólicos). 

É importante manter-se hidratado sempre, principalmente antes da doação. Beba bastante água ou outros líquidos não alcoólicos nas 24 horas anteriores à doação. A hidratação adequada ajuda na circulação sanguínea e facilita a coleta. 

 

5 – Triagem + sinceridade = procedimento seguro para todos. 

Durante a triagem pré-doação, seja honesto ao responder as perguntas sobre sua saúde e histórico médico. Informe qualquer condição médica atual, medicamentos que esteja tomando ou outras informações relevantes. Isso é crucial para garantir a segurança tanto do doador de sangue quanto do receptor.  

 

Depois da doação 

6 – O tempo é o seu melhor amigo. 

Após a doação de sangue, reserve um tempo para relaxar. Permaneça sentado por pelo menos 15 minutos e evite realizar movimentos bruscos. Isso ajudará seu corpo a se recuperar gradualmente. E, lembre-se: qualquer sintoma de mal-estar pós-doação, você deve buscar ajuda e chamar uma enfermeira, pois é ela quem irá apoiá-lo. 

 

7 – Hidrate-se e recupere o seu corpo. 

Após a doação, é importante reabastecer seu corpo. Beba bastante líquido, especialmente água, para ajudar a repor os fluidos perdidos durante o processo. Além disso, consuma alimentos saudáveis e equilibrados para fornecer os nutrientes necessários à sua recuperação. Dica extra: aproveite o lanchinho oferecido. 

 

8 – Evite os maus hábitos. 

Após a doação, evite o tabagismo por pelo menos duas horas. Se possível, aproveite a oportunidade para reduzir ou até mesmo parar de fumar. Abstenha-se também do consumo de bebidas alcoólicas por um período de 12 horas, pois o álcool pode afetar sua hidratação e a recuperação do seu organismo. 

 

9 – Pegue leve.  

Além de evitar dobrar o braço no local onde foi inserida a agulha nos próximos 30 minutos, é recomendado que você evite atividades físicas intensas e levantamento de peso nas próximas 12 horas. Permita que seu corpo tenha tempo para se recuperar e descansar adequadamente.  

Aproveite esse momento para relaxar e cuidar de si mesmo, priorizando seu bem-estar.  

Lembrando que essas são recomendações gerais e é importante seguir as instruções específicas fornecidas pela instituição ou hemocentro de como doar sangue. Eles fornecerão orientações detalhadas para garantir sua recuperação adequada e bem-estar. 

 

Doação de medula óssea 

A medula óssea é responsável pela produção de células do sangue incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas, e a sua doação é de extrema importância, pois pode salvar a vida de pessoas que sofrem de doenças graves do sangue, como leucemias, linfomas e outras doenças do sistema hematológico. 

A doação de medula óssea é realizada por meio de um procedimento chamado de transplante de células-tronco hematopoiéticas, em que as células-tronco são coletadas do doador e transplantadas para o receptor. 

A compatibilidade entre doador e receptor é um fator crucial para o sucesso do transplante de medula óssea.  

Quando essa compatibilidade é estabelecida, é necessário seguir cuidados específicos para garantir que a doação seja bem-sucedida. Confira a seguir! 

 

Condições e exigências para doação de medula óssea 

Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. 

O voluntário à doação de medula óssea precisa assinar um termo de consentimento e preencher uma ficha contendo informações pessoais, como nome completo, endereço, telefone, entre outros. 

Também é realizada a coleta de uma pequena quantidade de sangue do candidato (5ml), a fim de identificar as características genéticas. 

Na sequência, o doador é cadastrado no Redome – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. 

Após o cadastro, caso haja um potencial receptor compatível identificado, o doador é contatado e convidado a realizar novos testes de compatibilidade, além de passar por uma avaliação clínica e laboratorial. 

Uma vez confirmada a compatibilidade com o paciente e verificado o bom estado de saúde do doador, a doação é agendada.  

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o processo geralmente leva cerca de 60 dias e não requer nenhuma mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. 

Lembre-se de que a doação de medula óssea é um gesto de generosidade que pode salvar vidas. Ao escolher se tornar um doador, você oferece esperança e uma chance de cura para pacientes com doenças graves. 

 

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais informações da área da saúde e, juntos, provermos mais conhecimento. 

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso