Employee experience: sua importância para as empresas e como aplicar

Manter seus colaboradores motivados e reter talentos não é uma tarefa fácil. Para auxiliar o RH nesse desafio, surge o conceito de employee experience. Saiba mais.

Publicado por Juliana Brito

13 de fevereiro de 2023

Vivemos em uma época de muitas transformações, que ocorrem numa velocidade muito elevada. A sociedade, as tecnologias, as interações e, é claro, o mercado de trabalho estão mudando a todo momento. A forma de reter talentos em uma empresa e incentivar o aumento na performance não é mais a mesma. Por isso, é tão necessário aprender sobre employee experience.

Enquanto muitas empresas ainda insistem em motivar seus colaboradores apenas utilizando incentivos pontuais, como bônus no final de ano, o conceito de employee experience pensa diferente: a experiência do colaborador tem de ser positiva no máximo de interações possível.

Como muitas propostas na vida, falar é muito mais fácil do que fazer e o conceito é muito mais belo que a aplicação. Ainda assim, dedicar o olhar aprofundado para a jornada do colaborador carrega diversos benefícios para as organizações que decidem aplicar essa prática internamente.
Se você quiser entender desde o que é employee experience até o porquê e o como aplicar, então leia e salve esse texto. Vamos trabalhar os seguintes pontos:

– Employee experience: o que é.
– Por que entender o conceito de employee experience.
– Os benefícios de focar na jornada do colaborador.
– Como inserir a employee experience na sua organização.

Vamos começar sua imersão em employee experience?

Employee experience: o que é

Dedicamos muito tempo das nossas vidas ao trabalho. E também muita energia. Nossa vida profissional é repleta de sonhos, ambições e metas. São poucos os momentos em que não estamos trabalhando ou ao menos refletindo sobre esse assunto. Por que não transformar isso em algo positivo?

Afinal, os colaboradores são vitais para as organizações. E é natural que trabalhemos melhor quando nos sentimos saudáveis, pertencentes à empresa e motivados. É justamente esse o objetivo da employee experience: assegurar que a experiência dos colaboradores seja positiva, com olhar para a sua saúde e o bem-estar corporativo.

Todas as pessoas envolvidas em uma empresa vivem a sua jornada. Diariamente, elas interagem com as plataformas e ferramentas da organização, são afetadas pela hierarquia e, caso trabalhem presencialmente, têm suas impressões desse espaço profissional.

Além disso, há também a jornada do colaborador em um nível macro: o processo de contratação, onboarding, projetos, mudança de equipe, promoção e muitas outras vivências.

Juntando tudo isso, podemos dizer que employee experience é o esforço destinado a compreender as interações entre os colaboradores e as empresas e torná-las o mais positivas possível. Isso envolve muita pesquisa e, principalmente, planejamento. Afinal, muitas vezes existe um gap entre saber o que as pessoas precisam e de fato implementar essas mudanças.

Realizar essa melhoria na experiência dos colaboradores vai variar de empresa para empresa, conforme as necessidades. É importante já avisar que, como para a maioria dos desafios, essa questão não tem uma resposta mágica e única.

De qualquer forma, o foco ainda é o mesmo quando o assunto é employee experience: dar destaque ao dia a dia do colaborador, melhorando sua rotina e, consequentemente, sua motivação e produtividade.

Por que entender o conceito de employee experience

Não são pequenos os desafios que o RH tem em seu escopo e parece que eles só aumentam em complexidade e – um ponto positivo! – em importância. Entender pessoas, entregar melhores soluções para elas e mantê-las motivadas é uma tarefa difícil. Não entenda errado: employee experience não é uma ferramenta para facilitar tudo isso, mas uma metodologia para assegurar que esses pontos funcionam.

Cada vez mais, os colaboradores exigem das empresas medidas que garantam sua segurança, sua saúde e seu bem-estar. As organizações que não forem capazes de proporcionar isso estão atrasados em relação ao mercado.
Diminuir turnover, reter talentos, manter a produtividade elevada. Todos esses objetivos são contemplados pelo conceito de employee experience. Novamente, não existe um manual infalível para conquistar tudo isso, mas focar na experiência do colaborador é, definitivamente, o primeiro e mais importante passo para qualquer empresa que também compartilha essas metas.

Indo além, a employee experience torna-se uma manifestação – ou, pelo menos, um termômetro – da cultura organizacional da sua empresa. Ao analisar a jornada do colaborador e todos os seus pontos de contato, é possível perceber quão bem executada está sendo a cultura proposta pelo RH.

Se um pilar da sua empresa é a agilidade e a leveza, por exemplo, mas a rotina da maioria dos colaboradores é marcada por diversas burocracias operacionais, então há algo de errado.

Entenda mais sobre cultura organizacional no vídeo abaixo:

O mapeamento de experiências é um dos recursos mais valiosos que o RH pode obter, pois é impossível construir uma estratégia de employee experience – ou qualquer outra! – sem a visão clara da situação.

 

Os benefícios de focar na jornada do colaborador

Já deu para entender, então, como o employee experience pode se tornar vital para as companhias e, principalmente, o RH.

Para aprofundar ainda mais seu conhecimento, montamos uma lista com os principais benefícios da estratégia de employee experience. Veja só!

Diminuição de turnover e aumento na retenção de talentos.

É perceptível quando uma empresa coloca como prioridade o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores. Eles se sentem mais confortáveis a permanecer na empresa ao invés de procurar outras oportunidades. Isso, é claro, está relacionado com employer branding, outro conceito essencial.

Não é preciso entrar em detalhes nesse texto sobre como um processo seletivo pode ser dispendioso, tanto em tempo quanto em dinheiro, ou como é frustrante investir em novos funcionários apenas para vê-los saindo da empresa em alguns meses. Assim, fica fácil assimilar a importância de contar com employee experience para evitar essas experiências desagradáveis.

Aumento na motivação e na produtividade.

A motivação dos colaboradores está diretamente relacionada ao quanto eles se sentem pertencentes à empresa. É fato que as equipes trabalham melhor e com mais interesse quando contam com bom plano de carreira e uma perspectiva sólida de crescimento na organização.

Com o mapeamento de experiências, o RH consegue avaliar com mais clareza o que está atrapalhado a motivação pessoal dos colaboradores e estabelecer um plano de ação para isso, como implementar um PDI.

Entregas melhores para os clientes.

Um profissional motivado sabe a importância de se atentar aos detalhes em suas tarefas, criar sempre boas impressões com os clientes e manter-se atualizado com o mercado.

Esse é o tipo de colaborador que o RH auxilia a desenvolver e estimular quando foca em employee experience. E, quando sua organização é composta por diversos profissionais com essa característica, sua relação com o cliente e as suas entregas melhoram imensamente.

Por isso, os impactos positivos do cuidado à jornada do colaborador não se limitam apenas à esfera interna da empresa.

Melhora no clima da empresa.

Mensurar e compreender como está o clima dentro da sua organização é algo primordial para avaliar a jornada dos seus colaboradores. Existem várias maneiras de fazer isso, e as metodologias de employee branding com certeza auxiliam nessa tarefa.

O clima organizacional é capaz, sobretudo, de avaliar quão bem executada está sendo a sua estratégia de employee experience. Se as expectativas dos seus colaboradores estão sendo bem compreendidas e atendidas, o clima organizacional tende a ser mais positivo. O contrário também é verdade.

Como começar a inserir a employee experience na sua organização

Agora que entendemos bem a importância e as aplicações do conceito de employee experience, chega a parte complexa: aplicar tudo isso de maneira apropriada à realidade da organização.

Por sorte, há alguns parâmetros e conceitos que podem ajudar você a superar essas dificuldades. Um bom caminho para começar a pensar em estratégias é enxergar a jornada dos colaboradores a partir de três esferas. Confira!

Ambiente físico

Nesse caso, é essencial pensar na jornada de deslocamento dos seus colaboradores, a relação deles com os modelos de trabalho, e, é claro, qual a experiência que o ambiente físico proporciona para os colaboradores que frequentam o espaço.

Ambiente tecnológico

Cada vez mais, diversas tecnologias e sistemas começam a integrar a jornada do colaborador. Para garantir que a relação entre tecnologia e pessoas seja saudável, alguns questionamentos devem ser feitos:

– O que os colaboradores pensam a respeito dessas plataformas?
– Quão treinados e atualizados estão os funcionários para operar esses sistemas?
– Quão atualizada está a sua organização no quesito tecnológico?
– Quais processos poderiam ser agilizados pela utilização de novas tecnologias?

É possível elevar a eficiência da sua empresa ao mesmo tempo em que investe e qualifica os seus colaboradores. Mais que isso! O próprio departamento pessoal é uma área que pode se beneficiar imensamente de inovações. Temos um artigo feito sobre esse assunto, e você pode acessá-lo aqui.

Ambiente cultural

Ter estabelecida e, mais importante ainda, implementada uma cultura organizacional é essencial para orientar os processos e a rotina interna de uma empresa. Esse aspecto pauta imensamente o estilo de lideranças e interações que irão permear as relações na sua empresa.

O mapeamento de experiências é uma ótima maneira de avaliar como está inserida a cultura organizacional na sua empresa e, principalmente, entre os próprios colaboradores.

Você consegue avaliar a saúde desses três ambientes na sua empresa? A melhor maneira de responder a essa pergunta é conversando com seus colaboradores e colhendo dados. Se você não sabe como fazer isso, vale muito a pena ler nosso artigo sobre People Analytics.

O primeiro passo para entender a jornada do colaborador e mensurar a qualidade que a sua empresa oferece em employee experience é com entrevistas. Em posse desses dados, o departamento pessoal terá mais recursos para construir um conjunto de ações orientadas para melhorar a experiência do colaborador na sua empresa.

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