Como posso cuidar melhor da minha coluna?

Confira como e por que é tão importante cuidar dessa parte tão essencial do nosso corpo

Publicado por Juliana Brito

4 de outubro de 2022

Você já deve ter se queixado por aí de ter algumas dores na coluna, não é mesmo? E isso é muito comum! Às vezes uma postura errada, levantar muito peso e até mesmo uma cadeira de trabalho não adequada podem prejudicar a saúde da sua coluna. Mas será que é possível reverter isso e parar de sentir essa dorzinha chata? Neste artigo vamos abordar sobre as funções da coluna, possíveis problemas que podem aparecer na ausência de cuidados e como você pode dar mais atenção para essa parte tão essencial do nosso corpo. Vamos lá?

 

O que é a coluna e qual sua função?

A coluna vertebral é formada por 33 ossos articulados que se encaixam entre si, as chamadas vértebras. Elas são divididas entre 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares e 9 fundidas. Para ficar mais fácil de visualizarmos, vamos conferir na imagem abaixo a localização delas:

Cuidados com a coluna: dicas para cuidar melhor da minha coluna

Suas principais funções são:

– permitir a mobilidade;
– dar sustentação ao tronco;
– absorver impactos mecânicos;
– proteger a medula;
– manter o equilíbrio.

Ou seja, as 33 vértebras que compõem esse sistema são imprescindíveis para que diversas outras funções do nosso corpo possam ser bem executadas. Por isso, cuidar bem delas se torna primordial para que possamos ter melhor qualidade de vida.

 

Quais problemas mais comuns que afetam a coluna?

Como podemos ver, a coluna é um órgão de sustentação crucial e, por esse motivo, pode ser alvo de dores muito facilmente, uma vez que no dia a dia podemos executar funções que a prejudique. A Organização Mundial de Saúde aponta que 80% da população já teve dor lombar, ficando atrás somente da dor de cabeça. Algumas das causas dessa dor são: má postura, atividades físicas feitas de forma errada, falta de alongamento e rotina sedentária.

Todos esses fatores podem contribuir para que a saúde da sua coluna fique prejudicada e até mesmo facilitando que problemas mais sérios surjam, como uma hérnia de disco. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento de doenças da coluna são desgaste pela idade, acidentes, infecções e até mesmo alguns distúrbios hereditários.

Os problemas mais comuns que podem aparecer são:

– escoliose: caracterizada por um desvio na coluna em formato de C ou S;
– lombalgia: mais conhecida como “dor nas costas”, principalmente as localizadas na lombar;
– hérnia de disco: acontece quando algum dos discos que ficam entre uma vértebra e outra, e amortecem a coluna, saem do lugar e empurram algum nervo, causando dores que podem irradiar para braços, pernas e até cabeça.

 

O que deve ser feito para prevenir problemas na coluna?

Alguns dos problemas podem ser genéticos e hereditários, facilitando, assim, o surgimento de algumas doenças. Porém, os bons hábitos com a coluna valem para todas as pessoas! Apresentando problema ou não, a coluna precisa ser muito bem cuidada para que você continue executando todas as suas tarefas com mais tranquilidade.

 

Vamos conferir algumas boas práticas?

Ao exercitar-se, lembre-se que você não deve exceder na quantidade de peso, muito menos fazer movimentos bruscos enquanto os carrega. Para a realização dos exercícios, existe a maneira correta para que você possa obter o resultado que deseja, e com certeza uma lesão não está nos seus planos. Para auxiliar nisso, procure um acompanhamento profissional para realizar os exercícios da forma como devem ser executados. Essa supervisão pode ajudar para que você aprenda a fazer o seu treino sem prejudicar a sua coluna.

Cuidados com a coluna: dicas para cuidar melhor da minha coluna

 

Se você trabalha sentado, sua cadeira e mesa precisam estar corretas para o seu tamanho. O conceito de ergonomia ficou muito em alta após o início da pandemia. Muitas pessoas precisaram trabalhar de casa, e a necessidade de um escritório de trabalho confortável ficou bem mais evidente. Hoje, apesar de muitos já terem retomado a rotina normal, fica o aprendizado. Por isso, saiba escolher a sua cadeira. Dê preferência para as mais ergonômicas: elas auxiliam na postura e são adequadas à sua realidade de trabalho.

Cuidados com a coluna: dicas para cuidar melhor da minha coluna

 

Alongue-se! Para que o nosso corpo continue tendo mobilidade ao decorrer da vida, é necessário se movimentar e se esticar bastante! E não precisa ser nada muito elaborado, okay? Mas coloque na sua rotina um bom alongamento ao acordar, por exemplo. Além de despertar o corpo, sua coluna também agradece. Caso tenha interesse de ir mais a fundo, você pode procurar por aulas de alongamento ou até mesmo yoga.

Cuidados com a coluna: dicas para cuidar melhor da minha coluna

 

Não durma de qualquer jeito: escolha seu travesseiro com todo o carinho. Passamos cerca de 8 horas dormindo e isso não pode ser feito de qualquer jeito. Imagina sua coluna em uma posição desconfortável por todo esse tempo? Você pode acordar cansado e com dores. Escolha um travesseiro que não seja nem muito alto, nem muito baixo, e sim um que seu pescoço consiga ficar alinhado com a coluna mesmo deitado.

Cuidados com a coluna: dicas para cuidar melhor da minha coluna

 

Movimente-se no dia a dia! Apesar de já termos citado a importância do exercício físico e como ele precisa ser executado de forma correta, não podemos deixar de lado a movimentação natural que precisa ser feita durante o seu dia. Por isso, se você trabalha sentado, por exemplo, levante-se de tempos em tempos, dê uma volta pela casa ou escritório. Ficar na mesma posição por muitas horas não é saudável para a sua coluna.

 

Essas são algumas das boas práticas que você pode aplicar ao seu cotidiano para que a sua coluna esteja sempre saudável. Mas, é claro, isso não exclui a necessidade da visita ao médico, principalmente em caso de dores e incômodos.

Se você já apresenta algum tipo de doença relacionada à coluna, também é necessário seguir as recomendações do seu médico e verificar o que pode ser feito.

Vamos colocar em prática?

Até a próxima!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso